Seção: Rádio e TV

07/10/2007

IPTV Brasil

 

IPTV IPTV Mundo  

Nesta página: IPTV Brasil: Conceitos, implantação e conteúdo.


 

BrT lança primeira IPTV do Brasil

 

A BrT (Brasil Telecom) lança a Videon, primeira IPTV do Brasil. Por apenas R$ 29,90 por mês o assinante tem direito a 500 horas de programação. Para isso, precisa assinar a banda larga da operadora.

 

Diferente das demais TVs pagas, a Videon é uma TV individual, o telespectador pode assistir o que quiser, quando quiser, além de ter a possibilidade de gravar o conteúdo. A programação é ampla, fecharam acordo com MGM, Disney, Universal, Turner (TNT, Cartoon etc..) e Viacom (Nickelodeon) e Vídeos sob demanda. Não estarão disponíveis os canais das TVs abertas.

 

A BrT vai ceder em comodato o conversor dos sinais de TV e o modem ADSL, que conecta à rede telefônica.

 

O que é IPTV?

 

Conceito 

 

IPTV (Internet Protocol Television) é a programação de TV através da rede IP (Internet Protocol), fazendo a interação entre TV, vídeo e Internet.

 

 

Implantação de IPTV

 

O que é necessário? 

 

O IPTV é fornecido para qualquer usuário de banda larga e a infra-estrutura para transmissão é composta de codificadores, decodificadores, vídeo e equipamentos de middleware.

 

Para obter uma boa qualidade de transmissão para o usuário é necessário uma banda mínima. Hoje o padrão mais utilizado é o MPEG2, que demanda entre 3 e 4 Mbit/s de banda. Com a implantação do MPEG4 a banda diminuirá entre 1,5 e 2 Mbit/s.

 

A convergência tecnológica pode proporcionar, através de uma rede banda larga sem fio, os seguintes serviços:

  • TV na Internet
  • TV na TV
  • TV no Celular

Set top box 

 

As empresas que trabalham no desenvolvimento de tecnologias IPTV criaram o Set top box que é uma caixa de conversão que permite que o conteúdo de TV transmitido na Internet em formato digital possa ser exibido numa TV convencional (analógica).

 

Set top box Multiplay 

 

O set top box Multiplay apresenta as seguintes vantagens:

  • TV digitalizada
  • Chat TV
  • Web TV
  • Video Conferência
  • Revista Interativa
  • T-commerce (compras pela TV)

Conteúdo 

 

Os provedores de conteúdos de IPTV trabalham com bundles, ou seja, pacote de serviços associados, dando prioridade ao conteúdo disponível ao assinante.

 

O conteúdo é um dos fatores mais importantes para a boa qualidade dos canais de IPTV já que o assinante busca a diversidade e interatividade, o que diferencia IPTV da TV por assinatura.

 

O grande desafio dos provedores de conteúdos é criar uma proteção contra pirataria, já que o assinante tem a possibilidade de programar os conteúdos, horários de exibição e até mesmo gravar utilizando o Set top box.

 

Hoje os provedores de conteúdos buscam parcerias com os grandes produtores de cinema e TV, principalmente os Norte Americanos, Indianos e Chineses.

 

 

Oi lançará TV pelo celular e internet

 

A operadora Oi lançará este mês conteúdos de TV pelo celular, serão oferecidos 10 canais de TV nos celulares compatíveis com a tecnologia EDGE.

 

No primeiro trimestre de 2008 a operadora se prepara para lançar o serviço de TV pela internet. Os testes da Oi IPTV começam em pequena escala a partir de dezembro deste ano no Rio de Janeiro, nos bairros Ipanema e Leblon onde a companhia oferece velocidades de até 8 migabits por segundo.

 

O modelo adotado é o de compartilhamento de receitas com os produtores de conteúdos, serão 200 títulos entre filmes, seriados, documentários e curtas.

 

 

Empresas criam IPTV Fórum

 

Dia 19/03 as empresas Ericsson, France Telecom, AT&T Inc., Panasonic, Philips, Samsung, Siemens, Sony e Telecom Itália criaram o Fórum Aberto sobre IPTV (Open IPTV Forum) que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de tecnologias, interoperabilidade, provedores de conteúdos e serviços, fabricantes e infra-estrutura. Ao longo de 2007 serão estabelecidos requerimentos, especificações e o protocolo do Fórum.

 

 

CONSULTORIA TELECO

Relatórios

Imagem cortesia FreeDigitalPhotos.net

Telecom, Celular e Capex

Workshops

Market Update

America Latina

Regulamentação de Telecom

Consultoria

Estudos e Base de Dados

Mais Produtos

EVENTOS

Mais Eventos




 

 


Siga o Teleco

 

...

Rádio e TV

 

 

Imprima esta página

Envie esta página

Adicione aos Favoritos Comunique erros