31
8/2007

Comentários
3

  Compartilhar no LinkedIn

Telefonica e Telecom Italia: Aprovação da Anatel pode demorar

Eduardo Tude

Segundo a publicação semanal tele.síntese a retirada de pauta da mudança de controle da Telecom Itália foi motivada por uma ação da Claro na Justiça solicitando acesso a todos os documentos do processo. A Claro já havia ganho uma liminar que está sendo contestada pela Anatel. A Claro pediu então que enquanto não houver decisão sobre seu pleito o processo não avance.


Colaborou também para a decisão o fato de não haver ainda consenso entre os conselheiros sobre o tema.

A expectativa é que a mudança de controle seja aprovada com restrições.

No caso extremo a Anatel consideraria que a Telefonica passou a fazer parte do grupo de controle da Tim e daria um prazo para que fossem resolvida as superposições de licenças. Isto na prática implicaria em uma fusão da Vivo com a Tim.


Enquanto a Anatel não decidir a negociação da Telefônica com a Pirelli fica em suspenso. Ou seja, Telefonia e seus sócios não pagam a Pirelli e seus sócios. O que tem gerado uma pressão do governo italiano para uma rápida solução para o caso.

 

 

31
8/2007

Comentários
1

  Compartilhar no LinkedIn

Nokia enfrenta a Apple

Eduardo Tude

A Nokia lançou um portal “OVI” que oferece vários serviços de entretenimento, entre eles um serviço de música semelhante ao Itunes da Apple.

Parece que a Nokia decidiu encarar de frente a concorrência do IPHONE.


 

 

30
8/2007

Comentários
1

  Compartilhar no LinkedIn

Adiada discussão sobre entrada da Telefonica na Telecom Italia

Eduardo Tude

Foi retirada da pauta da reunião do conselho diretor da Anatel que será realizada hoje a discussão sobre a entrada da Telefonica na Telecom Italia.

 

Ficou para depois também a análise das mudanças na  compra da TVA pela Telefonica. 

 

Estes processos serão relatados pelo conselheiro Antonio Bedran.

 

 

 

29
8/2007

Comentários
2

  Compartilhar no LinkedIn

Conselho da Anatel analisa entrada da Telefônica na Telecom Itália

Eduardo Tude

O conselho da Anatel discute amanhã (30/08) o pedido de anuência prévia para a entrada da Telefônica na Telecom Itália. Segundo o Telecom Online esta anuência está sendo aguardada com grande expectativa na Itália. Os novos acionistas aguardam uma definição da Anatel para realizar a Assembléia Geral que escolherá dos novos membros do Conselho de Administração da Telecom Itália.


Se a Anatel considerar que com esta operação a Telefônica passar a participar do controle da Tim no Brasil se caracteriza a duplicidade de licenças entre Tim e Vivo, o que pode levar a fusão das duas operadoras.

Situação semelhante ocorre na Argentina onde Telefônica e Telecom Itália controlam as 2 principais operadoras de telefonia fixa.


 

 

28
8/2007

Comentários
1

  Compartilhar no LinkedIn

A Venda de Telefones Celulares está caindo em 2007?

Eduardo Tude

Segundo dados da IT Data foram comercializados 17,7 milhões de aparelhos de celulares no 1º semestre de 2007, quantidade 24% menor que a do 1º semestre de 2006 que teriam sido portanto de 23,2 milhões de celulares.


É possível ter vendas menores se as adições líquidas no 1º sem/07 foram de 6,7 milhões de celulares, contra 5,5 milhões no 1º sem/06?

Isto pode ter ocorrido pelos seguintes fatores:

- A quantidade de aparelhos de celulares vendidos é maior que a quantidade de adições líquidas. Em 2006 as adições líquidas de celulares foram de 13,7 milhões e a venda de aparelhos é estimada em 43 milhões, sendo 3 milhões importados e 40 milhões produzidos no Brasil (Abinee).

- As adições líquidas do 1º Sem/06 foram prejudicadas pela baixa em 1,8 milhões de celulares promovidas pela Vivo em Jun/06.

É importante, no entanto, observar a aceleração do crescimento do celular a partir do 2T07, que tem se traduzido em adições líquidas maiores e que implicará em uma maior venda de aparelhos. As adições líquidas de Jan-Jul/07 foram de 8,6 milhões de celulares contra 6,8 milhões de igual período de 2006.

As importações de aparelhos estão crescendo também, tendo sido maiores em Jun/07 e Jul/07 que em Jun/06 e Jul/06.

 

 

26
8/2007

Comentários
0

  Compartilhar no LinkedIn

Workshop Teleco: Brasil deve terminar 2007 com 115 milhões de celulares

Eduardo Tude

Teleco realizou dia 21/08 o seu workshop trimestral de “Celular Market Update”.


A workshop apresentou um balanço da evolução do celular no 1º semestre de 2007 no Brasil, na América Latina e no mundo.

Crescimento do celular, benchmarking de ARPU, MOU e churn do Brasil com outros países, evolução do 3G no mundo foram alguns dos temas abordados. O workshop incluiu ainda uma análise dos indicadores operacionais e econômico financerio das operadoras no Brasil e uma análise de crescimento do celular nos estados e áreas locais (DDD)

A workshop discutiu também as tendências do celular no Brasil para o 2º semestre de 2007.

O que se pode observar é que a concorrência se acirrou a partir do 2T07 com a Vivo e depois a Oi voltando a crescer. A Vivo e a Claro uma estratégia de aquisição de clientes baseada em aparelhos e Oi em chip e promoções em relação ao serviço.

Diante deste quadro o Teleco revisou a sua projeção de crescimento para 2007 para 15 milhões de celulares de adições líquidas. O Brasil deve terminar 2007 com adições líquidas de 115 milhões de celulares e uma densidade de 60 cel/100 hab.

 

 

25
8/2007

Comentários
0

  Compartilhar no LinkedIn

Iphone na Europa

Eduardo Tude

Segundo o noticiário internacional, a Apple teria assinado contratos para a venda do Iphone na Europa com as seguintes operadoras T-Mobile na Alemanha, Orange (France Telecom) na França e O2(Telefônica) no Reino Unido. O Iphone seria vendido sem subsídio e a Apple ficaria com 10% da receita.


A Apple fechou acordo com as principais operadoras de cada um destes países, mas o fato do Iphone não ser subsidiado deve diminuir a venda que dependerá principalmente da marca da Apple, o que justifica a participação em 10% na receita.

Vamos ver as evoluções que a Apple incorpora ao seu modelo a ser lançado na Europa. É difícil imaginar que ele tenha sucesso se não adotar o 3G (WCDMA/HSDPA) como tecnologia.


 

 

23
8/2007

Comentários
7

  Compartilhar no LinkedIn

Claro consegue, na justiça, manter bloqueio de celulares

Eduardo Tude

A Claro conseguiu suspender na justiça a determinação da Anatel de suspender o bloqueio (Hard lock) de seus celulares.

 

Este é mais um lance da disputa travada entre as operadoras que têm a sua estratégia de crescimento centrada em subsídio de aparelhos (Claor e Vivo) e aquelas como a Oi que apostam na venda de chips (SIM Cards) e fazem promoções nos preços dos serviços (pacotes de minutos mais baratos).

 

 

 

 

22
8/2007

Comentários
0

  Compartilhar no LinkedIn

3G está chegando ao Brasil

Eduardo Tude

Terminada a consulta pública para o edital de freqüências 3G na segunda, a Anatel passa a analisar as várias contribuições. As maiores reclamações vieram das operadoras devido ao custo para atender as cidades com menos de 30 mil habitantes. O edital prevê o atendimento inicial com redes GSM e em um prazo de 2 anos a migração para 3 G nestas cidades.

O Presidente da Anatel Ronaldo Sardemberg declarou em um encontro promovido pela Telesíntese que o edital deve ser lançado na primeira quinzena de setembro.


Enquanto isto, cresce a expectativa pelo lançamento da rede 3G que a Claro está implantando em 850 MHz, prevista para entrar e operação também em setembro.

 

 

22
8/2007

Comentários
0

  Compartilhar no LinkedIn

Telefonica é a empresa do Ano do Anuário Telecom

Eduardo Tude

A plano editorial entregou ontem os prêmios para as empresas de telecomunicações que se destacaram em 2006.


Empresa do ano: Telefônica

Serviços

Operadora de Telefonia Fixa: Telefônica
Operadora de Telefonia Celular: Telemig Celular
TV por Assinatura: Vivax
Desenvolvimento de aplicações: Accenture
Internet Acesso: UOL
Internet serviços: Alog Data Centers
Infra-estrutrua de redes: Star One
Canias de comercialização: AAT Brasil
Consultoria, Projeto e Integração: First Tech
Gerenciamento de Redes: Via Telecom
Serviços Corporativos: primesys
Serviços de Integração: Wittel Comunicações
Valor Agregado: Atrium Telecom

Produtos

Equipamentos para redes: Digitel
Fios e cabos: Telcon
Infra-estrutura: Seccional
Redes Corporativas: Leucotron Telecon
Software: Triad System


A premiação é baseada na performance econômica financeira da empresa.

 

 

20
8/2007

Comentários
0

  Compartilhar no LinkedIn

Nordeste foi responsável pelo crescimento da Oi em julho

Eduardo Tude

A Oi liderou o crescimento do celular com adições líquidas de 562 mil celulares, sendo que 391 mil foram obtidas no Nordeste (área 10). Ceará com 132 mil e Pernambuco com 114 mil foram os estados onde ela mais cresceu.

A promoção do “ligador” tão surtiu o mesmo efeito no Rio de Janeiro e em Minas Gerais onde a Oi ficou em 3º lugar em adições líquidas.


 

 

19
8/2007

Comentários
0

  Compartilhar no LinkedIn

Teleco faz nesta terça balanço do celular no 1º semestre do ano

Eduardo Tude

A Teleco promove nesta terça (19/08) o Workshop Celular Market Update.


No workshop será feito um balanço da evolução do celular no Brasil, na América Latina e no mundo nos primeiros 6 meses do ano.

Crescimento do celular, Iphone, consolidação das operadoras, tendências para o 2º semestre são alguns dos temas em debate.

Clique aqui para detalhes.

 

 

17
8/2007

Comentários
8

  Compartilhar no LinkedIn

Oi lidera o crescimento no mês de julho

Eduardo Tude

Depois de mais de um ano apresentando baixo crescimento, a Oi liderou o crescimento em jul/07 com adições líquidas de 560 mil celulares. A Claro veio em 2º lugar com 520 mil, seguida da Tim com 419 mil e da Vivo com 264 mil.

A Oi recupera desta forma a liderança na Região I que havia perdido para a Tim em Jun/07.

Por trás deste crescimento está a campanha do “ligador” onde a Oi oferece para uma recarga de R$ 10 no mês, oferece um bônus de R$ 100 para chamadas de Oi para Oi e de Oi para fixo.


 

 

15
8/2007

Comentários
0

  Compartilhar no LinkedIn

Celular cresce 1,8 milhões em julho

Eduardo Tude

Dados preliminares da Anatel indicam que o Brasil terminou Jul/07 com 108,5 milhões de celulares e uma densidade de 57,4 cel/100 hab.


O mês de julho apresentou adições líquidas de 1,8 milhões de celulares, superiores às de Jul/06 que foram de 1,3 milhões. As adições líquidas acumuladas em 2007 são de 8,6 milhões de celulares.

As maiores adições líquidas estão concentradas na Banda D (749 mil) o que é um indicador de forte crescimento da Oi e da Tim.

 

 

14
8/2007

Comentários
0

  Compartilhar no LinkedIn

A Telemar adia Leilão

Eduardo Tude

A Telemar adiou para 6 de setembro a data do leilão para a aquisição de ações preferenciais.


Este é um indicador da dificuldade que a empresa está enfrentando para conseguir a adesão dos detentores de ações preferenciais a sua proposta. No ano passado a reestruturação proposta pela Telemar foi barrada pelos preferencialistas que não concordaram com a relação de troca proposta.


Esta operação é fundamental para que a Telemar possa avançar em sua proposta de fusão com a BrT.

 

 

12
8/2007

Comentários
0

  Compartilhar no LinkedIn

Maioria aprova mudanças na legislação para permitir fusão da Oi e BrT

Eduardo Tude

Em enquete realizada pelo Teleco , que contou com 502 votantes, teve o seguinte resultado:


- 44% acham que a legislação deve ser mudada para permitir a formação de um grande grupo de telecom controlado por capital nacional a partir da fusão da Oi com a BrT.
- 22% concordam coma mudança, desde que o governo tenha golden share.
- 33% não concordam com a mudança na regulamentação.

A possibilidade da fusão entre as duas operadoras vem sendo discutida a vários meses. A legislação atual proíbe, no entanto, a fusão de concessionárias de telefonia fixa. Para ser efetivada seria necessário uma mudança na legislação (LGT ou Plano Geral de Outorgas).

O ministro Hélio Costa declarou que o governo irá formar uma comissão para estudar a criação de uma empresa nacional de telecomunicações a partir da fusão da Oi (Telemar) com a Brasil Telecom. (veja comentário de 01/08/07 neste Blog).

Esta afirmação causou uma reação dos controladores da Oi e BrT, que entendem que este assunto deve ser tratado pelos acionistas e não pelo Governo.

A Oi em particular está procurando primeiro resolver a questão das ações preferenciais através de um leilão de compra de ações que deve se realizar nesta terça (14/08).

Seja qual for o caminho tomado, ele necessitará passar por esta mudança na legislação, que deve ser feita com cuidado pois pode abrir a porta para outras fusões que não a da Oi com a BrT.

É sempre bom lembrar no entanto, que mesmo com a mudança na legislação, qualquer fusão deste porte deve ser aprovada pela Anatel e pelo CADE.

Consulte: Reestruturação da Telemar

 

 

12
8/2007

Comentários
0

  Compartilhar no LinkedIn

SMS como substituto do cigarro

Eduardo Tude

 Uma das conseqüências da proibição de fumar em ambientes internos (indoor) na Inglaterra que entrou em vigor em 1º de julho deste ano foi o aumento do número de mensagens de texto (torpedos) enviadas pelos telefones celulares. Em uma das operadoras de celular, a Orange este aumento foi de 7,5 milhões de mensagens.

 

Parece que os fumantes passaram a enviar mensagens para se distrair e esquecer da vontade de fumar.

 

 

 

10
8/2007

Comentários
3

  Compartilhar no LinkedIn

Claro é a mais agressiva em promoções do Dia dos Pais

Eduardo Tude

Segundo avaliação realizada pelo Ucel, site do Teleco voltado para o usuário de telefonia celular, a Claro é a operadora mais agressiva em promoções do dia dos Pais.


Em planos pós-pagos os telefones, mesmo smatphones, podem sair quase de graça.

As operadoras intensificaram nos últimos meses as promoções com a inclusão de pacotes de minutos o que serve, na prática, para baixar o preço médio do minuto e incentivar um maior uso do celular. Este efeito foi sentido na Tim e da Claro que apresentaram um crescimento dos minutos de uso (MOU) no 2T07.

Mais detalhes no ucel


 

 

8
8/2007

Comentários
1

  Compartilhar no LinkedIn

Apenas 2% solicitaram detalhamento da conta

Eduardo Tude

Balanço preliminar da migração de pulso para minuto divulgado pela Anatel indica que dos 35,3 milhões de telefones fixos em serviço das concessionárias no Brasil:

- 70% foram para o plano básico
- 25% já pertenciam a outros planos alternativos tarifados em minutos
- 3% estão nos 2.825 municípios onde o sistema não foi implantado e deixarão de pagar pelos minutos locais fixo-fixo excedentes a franquia.
- 2% optaram pelo Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatório (Pasoo)

- 2% solicitaram detalhamento da fatura

- menos de 1% dos assinantes solicitaram o comparativo individualizado entre o Plano Básico e o Pasoo.

Enquete feita entre os usuários do Teleco apresentou o seguinte resultado: 42% Básico, 13% PASOO e 11% outro alternativo.

 

 

 

7
8/2007

Comentários
0

  Compartilhar no LinkedIn

Regulamentação em debate no II Seminário FIESP/CIESP e na ABTA

Eduardo Tude

Dois eventos dividiram a atenção da comunidade de telecomunicações nesta terça feira: O II Seminário FIESP/CIESP de Telecomunicações e o ABTA 2007, feira e congresso de TV por Assinatura.

 


A Regulamentação esteve no centro dos debates nos dois eventos. O Seminário da Fiesp contou com a presença de personalidades como o prefeito Gilbeto Kassab, Roberto Pinto Martins do Minicom, Antonio Bedran da Anatel, Deputado Júlio Semeghini, Antonio Carlos Valente (Telefônica), João Cox (Claro), Luiz Francisco Perrone (BrT) e José Roberto Campos (Samsung). Banda Larga, tributação e a contribuição do setor nos 10 anos pós privatização foram temas recorrentes. Valente pregou a união de todos para colocar Banda Larga em todas as partes do Brasil.

Na ABTA estiveram presentes Ronaldo Sardenberg (Anatel), Deputado Júlio Semeghini,, Marcelo Bechara (Minicom), Senador Wellington Salgado e Alexandre Annenberg (ABTA).

O Deputado Julio Semeghini relatou o esforço que está sendo realizado no congresso para concluir o debate sobre a nova regulamentação que promova a convergência digital. Ele defendeu que uma lei trate das questões de Telecomunicações e Comunicação de Massa. Já o Senardor Wellington e Marcelo Bechara defenderam a existência de duas leis tratando destes temas. Para eles a questão principal é a proteção do conteúdo nacional.

 

 

5
8/2007

Comentários
5

  Compartilhar no LinkedIn

Enquete avalia formação de empresa nacional a partir da fusão da Oi com a BrT

Eduardo Tude

O governo está formando uma comissão para estudar a criação de uma empresa de telecomunicações controlada por capital nacional a partir da fusão da Oi (Telemar) com a Brasil Telecom.


Para que isto ocorra é necessário mudar a legislação para permitir a fusão de duas concessionárias de telefonia fixa.

Entre as propostas em análise está a possibilidade de o governo exigir uma golden share.

Golden Share é uma ação especial que dá ao Governo direito de veto em algumas matérias. Ela foi utilizada durante a privatização das empresas de telecomunicações da Europa, mas está sendo eliminada por pressão da Comunidade Européia. A Telefônica acabou com a golden share no início de 2007 e Portugal está sendo pressionado para fazer o mesmo.

Vote na enquete.

 

 

3
8/2007

Comentários
10

  Compartilhar no LinkedIn

Negócio Fechado: Vivo compra Telemig e Amazônia Celular

Eduardo Tude

Em fato relevante divulgado hoje, a Telemig Celular Participações e a Tele Norte Celular (controladora da Amazônia Celular), comunicaram ao mercado a venda da totalidade das ações de sua controladora (Telpart) para a Vivo.


A Vivo pagou R$ 1.093 milhões pela participação da Telpart na Telemig e R$ 120 milhões pela participação da Telepart na Amazônia Celular.

A operação depende da aprovação da Assembléia Geral doa acionistas da Telpart, Anatel e do CADE, o que deve ocorrer sem maiores dificuldades.

A Vivo fará posteriormente oferta pública de compra de ações no mercado.

 

 

2
8/2007

Comentários
5

  Compartilhar no LinkedIn

Nokia vende 100 milhões de aparelhos no 2T07

Eduardo Tude

A Nokia vendeu 100,8 milhões de aparelhos celulares (unit shipments) no 2T07, mais que a soma de Motorola, Samsung e Sony Ericsson.



Este resultado confirma a liderança da Nokia como fornecedor de telefones celulares.

Na América Latina foram vendidos 11 milhões de aparelhos.

Vendas de telefones celulares

Resultados da Nokia

 

 

1
8/2007

Comentários
9

  Compartilhar no LinkedIn

A Fusão da Oi com a Brasil Telecom

Eduardo Tude

O ministro Hélio Costa declarou que o governo irá formar uma comissão para estudar a criação de uma empresa nacional de telecomunicações a partir da fusão da Oi (Telemar) com a Brasil Telecom.


A intervenção do Governo é necessária pois a legislação precisa ser mudada para que a fusão se viabilize.

A comissão irá analisar a possibilidade do governo exigir uma golden share e a proposta da Portugal Telecom em participar desta operadora.

O processo de fusão destas duas operadoras está avançando. Os fundos compraram as ações da Telecom Italia na BrT e a Oi está procurando reslver o problema com os minoritários.

 

Agora o Governo começa a se mover para retirar as barreiras da legislação.

 

 

 

 

1
8/2007

Comentários
0

  Compartilhar no LinkedIn

Telefonica apresentou a melhor rentabilidade na Telefonia Fixa

Eduardo Tude

A Telefonica apresentou no 2T07 a melhor rentabilidade entre as concessionárias de Telefonia Fixa. Sua Margem Ebitda foi de 43,2% e seu lucro R$ 603 milhões. Telemar e BrT apresentaram margem ebitda de 36,6% e 35,5%.



Estas duas operadoras apresentam uma margem ebitda menor pois consolidam em seus resultados suas operações de celular. A Margem Ebitda da Telefônica/ Vivo seria de 35,9%.

 

Confira os detalhes

 

 

 

 

Eduardo Tude

Presidente e sócio da empresa de consultoria Teleco, atua desde 2002 como analista do mercado de Telecom, coordenando projetos de consultoria, publicando artigos semanais, preparando relatórios setoriais e apresentando workshops.

Engenheiro de Telecom (IME 78) e Mestre em Telecom (INPE 81) é membro da Comissão julgadora do Global Mobile Awards do Mobile World Congress em Barcelona e atuou como professor especialista visitante da Unicamp (2013).

Ocupou várias posições de Direção em empresas de Telecom em áreas como Sistemas Celulares (Ericsson), Redes Ópticas (Pegasus Telecom) e Satélites (INPE).

Histórico

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

Produtos Teleco

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Telecom no Brasil 2017

 

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Regulamentação
05/Dezembro

Market Update

Internet das Coisas

Mais Produtos