24
4/2016

Comentários
0

Consumo de dados na banda larga fixa, Resultados 1T16 e outros destaques

Eduardo Tude

Cotas de dados para a banda larga fixa


A possibilidade das operadoras de banda larga fixa do Brasil terem planos com o preço variando conforme a quantidade de dados consumida agitou a semana.


A Anatel, que havia suspendido estes planos por 90 dias, decidiu estender a proibição "por tempo indeterminado", até que o Conselho da Anatel julgue a questão.


Conceitualmente, acredito que esta forma de cobrança é mais adequada para o serviço. Quem consome mais dados deve pagar mais e quem consome menos dados deve pagar menos, assim como ocorre com outros serviços residenciais, como água e energia elétrica. Este tipo de cobrança é adotado em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e outros países da Europa há vários anos.


Como no caso de outros serviços, pode ser estabelecido um consumo mínimo que, muito possivelmente, seria suficiente para a maioria dos usuários.


Creio que parte da polêmica se deve ao fato que, de um modo geral, o usuário de banda larga fixa não tem a menor ideia de qual é o seu consumo mensal de dados. Provavelmente, a adoção de cotas de dados não implicará em aumento de gastos para a grande maioria dos usuários.


Para ajudar na avaliação pessoal que cada usuário deve fazer, o Teleco está disponibilizando uma nova página com o consumo de dados das várias atividades realizadas na internet.


http://www.teleco.com.br/blargauso.asp


 

Resultados 1T16


O crescimento da receita líquida no 1T16, comparada ao 1T15, foi:

  • +24,4% na Netflix
  • +17,4% no Google
  • +0,5% na Verizon
  • -2.4%% Ericsson
  • -5,5% na Microsoft

 

 

 Outros destaques


A Anatel publicou a lista das empresas vencedoras dos lotes C do leilão de sobras de frequências realizado em dez/15. Estes lotes foram adquiridos por pequenos provedores de internet para banda larga fixa 4G.


O ministro das Comunicações assinou três Planos Nacionais de Outorga (PNO) para a radiodifusão, sendo dois de radiodifusão comunitária e um de educativa.


A União Europeia acusou formalmente o Google de práticas comerciais desleais relativas ao Android. A UE considera que o Google tem usado a sua posição no mercado para sufocar a concorrência, violando a legislação da UE.


A Telefônica contratou a Alcatel-Lucent Submarine Networks para implantar o seu novo cabo submarino entre o Brasil e os Estados Unidos.


 

 

 

17
4/2016

Comentários
0

Pré-pago em março, dívida da Oi, Concessões de Telefonia fixa e outros destaques

Eduardo Tude

Pré-pago em março


Dados preliminares da Anatel indicam que o pré-pago manteve a trajetória de que em março com adições líquidas de -316 mil pré-pagos. A base perdeu 448 mil pré-pagos no 1º trimestre de 2016.


Dívida da Oi


A está tendo que lidar com seus credores para avançar na estruturação de sua dívida. Ela irá pagar na próxima semana (20/04) R$ 17, 3 milhões aos debenturistas da 1ª e 2ª Séries da 9ª Emissão de Debêntures não conversíveis em ações, liquidando as debêntures das duas séries. Esse foi o resultado da Assembleia Geral de Debenturistas realizada 15/04.


Concessões de telefonia fixa


A Anatel lançou consulta pública propondo nova que a assinatura da renovação doscontratos de concessão seja adiada para 31 de dezembro de 2016.


O Ministério das Comunicações publicou a Portaria nº 1.455 com diretrizes que a Anatel deverá seguir na revisão do atual modelo regulatório dos serviços de telecomunicações.


O documento estabelece que o serviço de banda larga deve ocupar o centro das políticas públicas para o setor e prevê que, na transição da concessão da telefonia fixa, a Anatel deverá considerar a revisão das metas de universalização; a eliminação do instituto da reversibilidade (bens reversíveis); a eliminação do prazo contratual de 2025 e a alteração do regime de controle tarifário.


 

Outros destaques


A receita de serviços de telecomunicações apresentou queda de 3,9% em fev/16 quando comparada à fev/15. Segundo o IBGE, a receita de serviços Brasil apresentou queda de 4% neste período. A maior queda foi em serviços de TI (7,5%).


O Brasil possuía uma base instalada de 155 milhões de PCs em 2015, segundo a 27ª edição da pesquisa anual realizada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da FGV-EAESP.


A TIM apresentou sua nova logomarca acompanhada do lema: "Evoluir é fazer diferente".


As principais operadoras de banda larga fixa passaram a incluir em seus planos de serviço para novos clientes um limite de consumo de banda larga. A tendência é que os preços dos serviços variem não apenas com a velocidade, mas com as cotas de consumo de dados, como já acontece na banda larga móvel. A recomendação é que o usuário comece a medir o seu gasto mensal. 


 

 

10
4/2016

Comentários
0

Pesquisa IBGE, Telefonia fixa fev/16, cabos submarinos e outros destaques

Eduardo Tude

Pesquisa PNAD IBGE: TV, Celular e Internet


O IBGE divulgou um detalhamento da pesquisa nacional de amostra de domicílios (PNAD) com informações sobre Internet, televisão e posse de celular para uso pessoal. Em 2014 existiam no o Brasil 67,0 milhões de domicílios, sendo que:

  • 54,9% utilizavam Internet sendo que destes 80,4% com smartphone, 76,6% computador e 21,9% com tablet.
  • 97,1% tinham TV. Havia 106,8 milhões de aparelhos de TV sendo 47,9% de tela fina e 52,1% de tubo.
  • 23,1% tinham só TV analógica.
  • 77,9% das pessoas com 10 anos ou mais de idade possuíam telefone celular.

 

Telefonia fixa fev/16


A telefonia fixa continuou perdendo acessos em fev/16 (-53 mil), sendo que as perdas das concessionárias (-95 mil) foram compensadas em parte pelo crescimento das autorizadas (42 mil).


A Algar liderou o crescimento (+26 mil) e as principais operadoras apresentaram perdas: Oi (-63 mil), Claro (-19 mil) e Vivo (-11 mil). Caiu para 84 mil acessos a diferença que separa a líder Oi para a 2ª colocada Vivo.


 

Cabos submarinos


A Angola Cables assinou contrato de financiamento de cerca de US$ 100 milhões com o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) para a construção de um cabo submarino entre Luanda (Angola) e Fortaleza (Brasil).


A Huawei confirmou que o cabo submarino que ligará Kribi (Camarões) a Fortaleza (Brasil) está dentro do cronograma e vai começar a operar até o final de 2017.


Já está em operação o cabo de fibra óptica lançado no leito do rio Solimões, no Amazonas, para levar internet para os municípios de Coari e Tefé.  Esse cabo faz parte do projeto Amazônia Conectada, desenvolvido pela RNP e os Ministérios da Defesa e das Comunicações.


 

Outros destaques


A TIM está testando Voz sobre LTE (VoLTE) e deve definir em breve quando lançará comercialmente este serviço.


Foram portados 1 milhão de números telefônicos no Brasil no 1T15, sendo 74% de celulares. A quantidade de número portados cresceu 9,1% em relação ao 1T14, sendo que a de celulares cresceu 24,4% e a de telefones fixos foi 14,5% menor.


O aplicativo Android Auto (Android) já está disponível para download na loja de aplicativos do Google.


6,8 milhões de clientes utilizaram o aplicativo do Itaú em 2015, 31% a mais que em 2014. A quantidade de SMS cresceu 67% neste período, totalizando 2,5 milhões no ano.


Pesquisa realizada pela Abert mostrou que 78% dos 227 aparelhos celulares à venda no mercado brasileiro já vêm com chip de rádio FM integrado.


O PL 7406, em tramitação no Congresso, estabelece que o "Poder Executivo pode eliminar, por Decreto, a prestação de serviço em regime público", ou sejas as concessões de telefonia fixa.


A cobertura da rede 4G da AT&T no México já se estende a 42 cidades e 45 milhões de pessoas.


A Samsung anunciou vendas superiores a 10 milhões de unidades do Galaxy S7 no 1T15, superando a sua estimativa original de 7 milhões.

 

 

 

3
4/2016

Comentários
0

Celular, BL e TV assinatura em fev/16, Qualidade, Oi, Concessão, Telefônica

Eduardo Tude

Celular em fev/16


A TIM liderou o crescimento do celular em fevereiro (416 mil), seguida pela Claro (399mil), Oi (6 mil) e Vivo (-9 mil).


O celular voltou a apresentar adições líquidas positivas em fevereiro (+815 mil), sendo 613 mil no pré-pago e 201 mil no pós-pago.


Este resultado não significa, no entanto, que o pré-pago voltou a crescer. As adições líquidas de março, último mês do trimestre, serão um bom indicador para esta tendência. 


O destaque continua sendo para os celulares 4G com adições liquidas de +2,2 milhões de celulares no mês, enquanto a base de 3G perdeu 507 mil celulares e a de 2G 901 mil.


Banda Larga Fixa e TV por assinatura em fev/16


A Vivo liderou em adições líquidas de banda larga fixa (+33 mil) e de TV por assinatura (+1 mil) em fevereiro.


A banda larga apresentou adições líquidas de 117 mil acessos no mês, sendo 65 mil de outras operadoras. A Claro (Embratel/Net) apresentou adições líquidas de 9 mil acessos e a Oi de –3 mil.


Na TV por assinatura as perdas continuaram no mês (-97 mil), sendo -46 mil da SKY e -18 mil da Claro.


Pesquisa qualidade Anatel


Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida realizada pela Anatel indicou o seguinte grau de satisfação por serviço (nota de 1 a 10):

  • 7,0 para a telefonia fixa.
  • 6,7 para o Pós-pago.
  • 6,6 para o pré-pago e a banda larga fixa.

Estes resultados indicam que os usuários estão satisfeitos com estes serviços, embora não totalmente.


Oi


A Oi convocou para 15 de abril uma assembleia com credores para negociar mudança das metas de endividamento de 2016.


Oi lançou pacotes quad-play com a marca Oi Total.


 

Fim da Concessão de Telefonia Fixa


Rodrigo Zerbone, Conselheiro da Anatel, propôs a criação de um novo serviço convergente - a partir da telefonia fixa, móvel, banda larga e trunking (exclui a TV paga).


Os contratos de concessão fixa seriam renovados agora com modificações do PGMU e as concessionárias de telefonia fixa migrariam para o novo serviço segundo uma regra de transição pré-estabelecida.


Telefônica


A Telefônica Brasil vendeu 1.655 torres da Vivo para a Towerco Latam Brasil Ltda., subsidiaria da Telxius, por R$ 760 milhões. A Telxius é a empresa do Grupo que vai reunir os ativos de infraestrutura do grupo Telefónica no mundo.


Assembleia Geral da Telefônica Brasil   aprovou a reestruturação societária envolvendo a incorporação de sua subsidiária integral GVT Participações S.A.


César Alierta deixa presidência do grupo Telefónica e José María-Álvarez-Pallete, atual COO, será seu sucessor.


 Mais impostos


Com o aumento das taxas pagas para o Condecine pelas operadoras de Telecom, o total pago em 2016 já atingiu R$ 1,1 bilhão.


Outros destaques


A Porto Seguro Conecta pretende lançar em abril o Wi-Fi calling para seus clientes.


Flavio Cattaneo é o novo CEO da Telecom Italia, em substituição a Marco Patuano.


A receita da Huawei totalizou US$ 60,8 bilhões em 2015. As vendas de smartphones foram fator decisivo para o crescimento de 37% no ano.


Teve início nos Estados Unidos a licitação de frequências de 600 MHz promovida pelo FCC.


 

 

Eduardo Tude

Presidente e sócio da empresa de consultoria Teleco, atua desde 2002 como analista do mercado de Telecom, coordenando projetos de consultoria, publicando artigos semanais, preparando relatórios setoriais e apresentando workshops.

Engenheiro de Telecom (IME 78) e Mestre em Telecom (INPE 81) é membro da Comissão julgadora do Global Mobile Awards do Mobile World Congress em Barcelona e atuou como professor especialista visitante da Unicamp (2013).

Ocupou várias posições de Direção em empresas de Telecom em áreas como Sistemas Celulares (Ericsson), Redes Ópticas (Pegasus Telecom) e Satélites (INPE).

Histórico

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

Produtos Teleco

CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Internet das Coisas
27 de Junho

Market Update

Regulamentação

Mais Produtos