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9/2008

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15

Ranking de Marcas da América Latina

Eduardo Tude

O Jornal Valor econômico publicou hoje ranking da Interbrand com as 50 marcas mais valiosas da América Latina.

As 10 primeiras são:

1. Itaú
2. Bradesco
3. Banco do Brasil
4. Cemex
5. Claro
6. Telmex
7. Petrobrás
8. Telcel
9. Unibanco
10. Vale

O empresário mexicano Carlos Slim emplacou 3 marcas entre estas 10 (Claro, Telmex e Telcel).

Curiosamente, a Movistar da Telefonica e a Tim não aparecem neste ranking. A Vivo ficou em 17º e a Oi em 45º.

 

 

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9/2008

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Claro atinge cobertura nacional

Eduardo Tude

A Claro entrou em operação em Boa Vista (Roraima) e Macapá (Amapá) sendo desta forma a 2ª operadora a estar presente em todas as Unidades da Federação. Até então a Tim era a única operadora a possuir cobertura nacional.

A Claro entrou em operação na região Norte em Jul/08 e em agosto já possuía 66 mil celulares nesta área.

A próxima operadora a atingir cobertura nacional deve ser a Vivo, quando entrar um operação nos estados de DDD 8 (Nordeste).

A Oi, que deve entrar em operação em São Paulo em outubro, só atingirá cobertura nacional com a incorporação da BrT.

 

 

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9/2008

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A Sprint Nextel inicia operação comercial de sua rede WiMAX no Estados Unidos

Eduardo Tude

A Sprint Nextel iniciou ontem a operação comercial de sua rede WiMAX (XOHM) em Baltimore nos Estados Unidos. A rede prove uma velocidade média de 2-4 Mbit/s para download.

A Sprint pretende combinar suas operações de WiMAX com a Clearwire e passar a vender o serviço como uma operadora móvel virtual (MVNO), utilizando a infra-estrutura da Clearwire.

O WiMAX vai aos poucos superando as dificuldades e se implantando nos Estados Unidos.

A semana passada a Argentina anunciou que irá realizar a licitação para as frequências de 3,5 GHz.

Já no Brasil a data da licitação das freqüências de 3,5 GHz continua indefinida.

 

 

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9/2008

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3

O preço do IPhone

Eduardo Tude

Juntamente com o lançamento do IPhone na última sexta, um dos pontos mais debatidos foi o preço do aparelho no País.

Na Claro o IPhone de 8GB varia de R$ 1.239 a R$ 2.829 (pré-pago) e na Vivo de R$ 899 a R$ 1.899. Nos Estados unidos ele sai por US$ 199.

O IPhone deve custar mais caro no Brasil do que nos Estados Unidos pelos seguintes motivos:

1) A alta carga tributária. Só de impostos é necessário acrescentar 80% do valor FOB pelo qual ele é importado.


2) As operadoras dos Estados Unidos, assim como as do Brasil, subsidiam o preço do IPhone. A conta média de um usuário de celular nos Estados Unidos é de US 50, o que justifica níveis de subsídio mais altos que os praticados no Brasil.


3) A quantidade de IPhones disponíveis para serem vendidos por Claro e Vivo é limitado. Elas estão interessadas em vender estes aparelhos para os clientes que irão consumir mais. Não interessa vender neste momento para o usuário pré-pago, daí o alto preço.

 
4) O preço deve ser mais caro agora, pois existem interessados que pagam preço mais alto. Com o tempo o preço deve cair.

Em enquete realizada pelo Teleco 28% indicaram que pagariam entre R$ 500 e R$ 1.000 e 25% entre R$ 250 e R$ 500.

 

 

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9/2008

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2

Lançamento do IPhone dominou a semana

Eduardo Tude

Semana 22 a 26/09

O lançamento do IPhone no Brasil foi o tema quente da semana. Vivo e Claro começaram a vender o aparelho na sexta (26/09).

Nesta semana também completou-se 5 meses do anúncio da compra da BrT pela Oi.

No cenário internacional tivemos o anúncio do lançamento do celular da HTC com o Android para outubro deste ano e a venda do Iridium.

A Argentina anunciou a licitação de freqüências para Wimax e o Parlamento Europeu aprovou um pacote de medidas para telecom, entre elas a introdução da separação funcional entre rede e varejo.

 

 

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9/2008

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5

A estratégia de lançamento do IPhone no Brasil

Eduardo Tude

Vivo e Claro iniciam hoje a comercialização do IPhone no Brasil.

A estratégia de lançamento oficial do IPhone no Brasil deve alcançar sucesso. O produto está agitando o mercado a exemplo do que ocorreu nos Estados Unidos.

O suspense quanto à data de lançamento do produto e o lançamento simultâneo por Vivo e Claro estão garantindo uma ampla cobertura da mídia e atiçando o desejo dos consumidores.

O anuncio de que as operadoras dispõem de uma pequena quantidade inicial do produto para venda (Claro 20 mil e Vivo 100 mil) é outro fator para acelerar uma corrida pelo IPhone, apesar dos altos preços (R$ 899 e R$ 2.299). Com o tempo estes preços irão cair certamente.

Apesar da pequena quantidade de clientes que irão comprar o IPhone inicialmente, Vivo e Claro acabam ganhando muito com o fortalecimento da sua marca. Estão obtendo uma ampla divulgação como operadoras que estão trazendo um produto que se tornou objeto de desejo de grande parte dos usuário de celular.

A Oi está de mão atadas. Como o bloqueio é feito pela Apple e não pelas operadoras decidiu não desbloquear o IPhone para não correr o risco de ser processada.

 

 

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9/2008

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O anúncio da compra da BrT pela Oi completa 5 meses e .....

Eduardo Tude

Nesta quinta (25/09) completam-se 5 meses desde que a Oi anunciou o acordo para a aquisição da BrT.

A expectativa inicial de que o negócio estaria aprovado em um prazo de 4 meses não se concretizou.

Ainda estamos na 1ª etapa do processo: a mudança do PGO. A consulta pública foi realizada mas o documento final ainda não foi aprovado pelo conselho da Anatel. Após este passo ele terá de ser aprovado pelo conselho consultivo para depois seguir para o Presidente da República.

Após a mudança do PGO a compra da BrT pela Oi terá de ser ainda aprovada pela Anatel e pelo CADE.

Pelo andar da carruagem, caso aprovada, a incorporação da BrT pela Oi só deve ocorrer em 2009.

 

 

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9/2008

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A saga dos satélites Iridium

Eduardo Tude

O Iridium é um sistema de telecomunicações concebido pela Motorola na década de 90 com o objetivo de possibilitar a comunicação de qualquer ponto da terra através de um telefone semelhante ao celular.

Para atingir este objetivo, o sistema era formado por uma complexa rede de 66 satélites em que as chamadas eram roteadas entre eles até atingir o seu destino. Apesar dos satélites estarem em órbita baixa os terminais são maiores que os celulares encontrados hoje.

Em uma época em que o celular era analógico e existiam grandes dificuldades de roaming, pretendia-se com este sistema atender a executivos internacionais que ao se locomover pelo mundo estariam sempre conectados.

O Iridium virou uma coqueluxe mundial e entrou em operação em 1999 com investimentos de cerca de US$ 5 bilhões.

 

O Iridium nunca decolou. As redes celulares evoluíram assim como o roaming internacional e o mercado de grandes executivos que viajam pelo mundo deixou de existir para o Iridium.

 

O Iridium tem hoje 300 mil assinantes e acaba de ser vendido para a private equity firm Greenhill & Co. por U$591 milhões.

 

 

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9/2008

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Nem sempre as líderes em market share perdem com a portabilidade

Eduardo Tude

As 3 principais operadoras de celular da Espanha são: Telefônica, com market share de 45,5% (Jul/08), Vodafone ( 31,2%) e Orange (20,6%).

Nos últimos 3 anos (2005 a 2007) o saldo da portabilidade (clientes ganhos – clientes perdidos) foi positivo para a Movistar (396 mil celulares) e Vodafone (935 mil). Já a Orange, 3ª colocada em market share, apresentou um saldo negativo de 1.516 mil celulares no período.

Em 2008 (Jan-Jul) esta tendência se manteve com a Orange apresentando um saldo negativo de 990 mil celulares.

Ou seja, a portabilidade não é uma receita mágica, que fará as operadoras ganhar market share das líderes de mercado.

 

 

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9/2008

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Celular toma o lugar do telefone fixo?

Eduardo Tude

O telefone (Fixo ou celular) já está presente em 77% dos domicílios Brasileiros, segundo os dados do IBGE (PNAD 2007).

Em 31,6% deles só existe telefone celular. Nos Estados Unidos a previsão é de que 20% dos domicílios sejam wireless no final de 2008.

Tanto aqui no Brasil, quanto nos Estados Unidos, a opção por ter só o celular é maior entre as camadas de menor poder aquisitivo.

No Brasil, 34,4% dos domicílios com rendimento menor que 10 salários mínimos possuem só celular, enquanto que este percentual é de 11,2% nos domicílios com rendimento entre 10 e 20 salários mínimos.

O percentual de domicílio que possuem apenas telefone fixo caiu de 27,9% em 2001 para 9,3% em 2007.

Apesar disto, a GVT inaugurou a semana passada uma rede de telefonia fixa em Salvador (Bahia).

 

 

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9/2008

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A Claro passou a Tim em market share

Eduardo Tude

Segundo dados divulgados pela Anatel o Brasil terminou Ago/08 com 138,4 milhões de celulares e uma densidade de 72,09 cel/100 hab. Tim e Claro terminaram o mês com o mesmo market share: 25,09%.

O Teleco apurou o número exato de celulares de cada uma destas operadoras somando a quantidade de celulares divulgada pela Anatel para cada área DDD e chegou aos seguinte resultado:

Claro: 34.732.117 celulares
Tim: 34.726.339 celulares

Ou seja, a Claro passou a Tim em market Share com 25,092% (Claro) contra 25,087% da Tim.

A diferença entre as duas é 5.778 celulares.

 

A Claro liderou o crescimento em Ago/08 com adições líquidas 1.012 mi celulares, seguida pela Vivo (757 mil), Oi (674 mil) e Tim (547 mil).

Mais uma vez Claro e Vivo lideram em mês com uma data comemorativa forte (Dia dos pais).

 

 

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9/2008

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2

Dia dos Pais superam o Dia das Mães em adições líquidas de celulares

Eduardo Tude

O mês do Dia das Mães (maio) parece estar perdendo mesmo para o mês do Dia dos Pais (agosto) a condição de 2º mês de maior crescimento do celular no Brasil, atrás apenas do mês de dezembro (Natal).

Como ocorreu em 2007, este ano também as adições líquidas de agosto superaram as de maio 9.

Com a adições líquidas de 3 milhões de celulares, o mês de agosto de 2008, é o 5º mês com maior crescimento do celular no Brasil, atrás apenas de Dez/07 ( 4,7 milhões), Dez/05 ( 3,9 milhões.), Dez/04 (4,4 milhões) e Dez/03 (3,3 milhões) .

 

 

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9/2008

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Crescimento do celular em Ago/08 volta a superar 2007

Eduardo Tude

Dados preliminares divulgados pela anatel, indicam que o Brasil terminou Ago/08 com 138,3 milhões de celulares e uma densidade de 72,05 cel/100 hab.

As adições líquidas de 3 milhões de celulares voltaram a superar as de Ago/07 que foram de 2,4 milhões.

As adições líquidas no acumulado do ano já somam 17,3 milhões de celulares e 27,4 milhões nos últimos 12 meses.

A Banda D liderou o crescimento com adições líquidas de 947 mil celulares contra 894 da B, 863 da A e 339 da E. Este é um indicador de que a Oi pode ter liderado o crescimento do celular em Agosto.

 

 

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9/2008

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3G da Vivo já está em operação comercial

Eduardo Tude

Semana 8 a 12

 

Sem alarde, a Vivo começou a disponibilizar serviços 3G/HSPA, com velocidade de até 1Mbps, como uma opção do Vivo Zap em 42 cidades de 7 estados (Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul). Além destes estados a Vivo já oferecia o serviço em Minas Gerais através da Telemig.

 

A Portabilidade numérica continuou sendo um tema quente da semana. Em 11 dias foram feitas 9.344 solicitações, das quais foram efetivadas 2.305.

Aproveitando a onda da portabilidade a Tim lançou um telefone fixo.

Esta semana a Aeiou entrou em operação e Emilia Ribeiro tomou posse como nova conselheira da Anatel.

Nos Estados Unidos, o CTIA divulgou os resultados do 1º semestre de 2008. As receitas de dados representaram 20% das receita de serviços.

 

 

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O telefone fixo da Tim

Eduardo Tude

A Tim resolveu entrar de vez na telefonia fixa oferecendo um telefone que é só fixo.

O novo produto da Tim tem características semelhantes ao “livre” da Embratel que possuía 1,7 milhões de acessos em serviço em Jun/08.

Nos últimos trimestres, as concessionárias tem perdido market share de acessos fixos para a autorizadas com Embratel e GVT. Esta tendência deve se acentuar com a portabilidade.

Em 2007 a Tim já havia lançado o Tim Casa Flex que era fixo e celular.

A receita bruta de telefonia fixa da Tim no 2T08 foi de R$ 1 milhão. O Teleco estima que o Tim casa Flex possua cerca de 30 mil assinantes.

 

 

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11% dos celulares vendidos no mundo são Smartphones

Eduardo Tude

Segundo o Gartner, foram vendidos 32,2 milhões de Smartphones no mundo no 2T08, 11% do total de vendas mundiais de smartphones, relação que tem se mantido constante nos últimos trimestre.

 

A Nokia continua na liderança com 47,5% de market share seguida pela RIM (blackberry) com 17,4% e a HTC (4,1%). O Symbiam é o sistema operacional mais utilizado (57,1%).

 

O IPhone ainda não está aparecendo nas estatísticas mundias do Gartner.

 

 

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9/2008

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Portabilidade numérica foi o destaque da semana

Eduardo Tude

A semana 1 a 5/09

 

O início da portabilidade numérica foi o destaque da semana.

 

Foram 4575 solicitações em 5 dias, sendo 67% de celular, quase 500 números transferidos de uma operadora para outra.

 

No congresso os deputados tentam um pedido de urgência para o PL29.

 

A telefônica aumentou a sua participação na China Netcom para 5,74% e a Nokia diminuiu a sua previsão de vendas para o 3T08.

 

 

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9/2008

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Claro lança serviço de identificação de celulares portados

Eduardo Tude

Tendo em vista as promoções de chamadas mais baratas para celulares de uma mesma operadora, a Claro lançou dois serviços para facilitar a identificação da operadora para a qual seus clientes fazem ligações:

O Toque Claro, ao ligar de um celular Claro para outro Claro, do mesmo DDD, o cliente ouvirá um toque diferenciado, que confirmará que se trata de cliente da mesma operadora.

Consulta via Torpedo. O cliente da Claro envia um torpedo gratuito com o número (inclui DDD) a ser consultado para o número 150 e fica sabendo se ele é ou não da Claro.

Segundo a ABR, entidade administradora da portabilidade no Brasil, até ontem (4º dia) às 17:30 hrs haviam sido registradas 3.835 solicitações de portabilidades.

Até ontem já haviam sido efetivadas 211 solicitações (93% celular) das 696 agendadas com os usuários.

A partir de agora começa a ser possível observar o comportamento dos números portados e se eles apresentarão problemas.

 

 

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Média de mil solicitações de portabilidade nos 3 primeiros dias

Eduardo Tude

As solicitações de portabilidade continuaram ontem, com um acumulado de 2.977 solicitações nos 3 primeiros dias.

 

A média é de 992 solicitações por dia, sendo 703 do celular (71%) e 289 da fixa (29%).

 

A proporção de solicitações 71% celular e 29% fixos acompanha a distribuição de fixos e celulares na região.

 

Se esta tendência se mantiver nos próximos dias, a quantidade de solicitações de portabilidade em um mês será de 0,2% da base de telefones fixos e celulares.

 

Se o resto do Brasil seguisse esta média teríamos 92 mil solicitações de portabilidade de fixo e 208 mil de celulares por mês a partir de março de 2009 quando a portabilidade estiver implantada em todo o país.

 

Ainda é cedo para estabelecer está tendência e muita coisa deve mudar com a entrada das áreas mais populosas, mesmo assim, os primeiros números apontam para o sucesso da adesão à portabilidade numérica no Brasil.

 

 

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2 mil solicitações de portabilidade nos 2 primeiros dias

Eduardo Tude

Um balanço dos dois primeiros dias do início da portabilidade no Brasil mostra que ela está ocorrendo em número maior (1.454) no celular do que no fixo (539). No total foram registradas 1.993 solicitações de troca de prestadora com manutenção do número de telefone.

A GVT na fixa e a Claro na móvel parecem ter sido até agora os maiores beneficiados.

O DDD 62 (Goiânia) foi o que apresentou maior número de solicitações (413 de celular e 223 de fixo), seguido pelo 67 (Mato Grosso do Sul) com 240 de celular e 172 de fixo.

 

 

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Portabilidade: 864 solicitações no 1º dia

Eduardo Tude

Até as 17:30 de ontem, primeiro dia da implementação da portabilidade no Brasil, foram registradas 864 solicitações de troca de prestadora com manutenção do número de telefone, sendo 172 de telefones fixos e 692 de celulares.

As solicitações de portabilidade para telefones fixos ocorreram apenas nos DDDs 43 (PR), 62 (GO) e 67 (MS), atendidos pela BrT e onde está presente a GVT.

O DDD 62 (Goiânia) foi o que apresentou maior número de solicitações (203 de celular e 94 de fixo).

As empresas tem até 5 dias úteis para atender a estas solicitações.

 

 

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3

A Net adquire mais uma operadora de TV por Assinatura

Eduardo Tude

Enquanto aguarda a aprovação pela Anatel/CADE da aquisição da Big TV, a Net anunciou a aquisição de mais uma operadora de TV por Assinatura, a ESC 90, que atua nas cidades de Vitória e Vila Velha no Espírito Santo.

A ESC 90 conta com 31 mil assinantes de TV por assinatura e 24 mil de banda larga. O valor de aquisição está estipulado em R$ 94,6 milhões.

Mais um passo na consolidação das operadoras de Tv por assinatura.

 

 

Eduardo Tude

Presidente e sócio da empresa de consultoria Teleco, atua desde 2002 como analista do mercado de Telecom, coordenando projetos de consultoria, publicando artigos semanais, preparando relatórios setoriais e apresentando workshops.

Engenheiro de Telecom (IME 78) e Mestre em Telecom (INPE 81) é membro da Comissão julgadora do Global Mobile Awards do Mobile World Congress em Barcelona e atuou como professor especialista visitante da Unicamp (2013).

Ocupou várias posições de Direção em empresas de Telecom em áreas como Sistemas Celulares (Ericsson), Redes Ópticas (Pegasus Telecom) e Satélites (INPE).

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