Seção: Comentários Teleco

 


Compra da AT&T consolida Redes Ópticas

Atualizado em 1/11/2003

 

Nota: A AT&T acabou sendo adquirida pela Telmex que venceu o leilão a que se refere este comentários. Para detalhes consulte o comentário sobre o assunto Clique aqui.

 

No dia 2 de setembro de 2003 a Embratel comunicou a assinatura de um acordo de compra e venda com a AT&T Latin America Corp. para adquirir suas subsidiárias operacionais em cinco países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru.

 

A AT&T Latin America Corp. está sob "Chapter 11" nos Estados Unidos. Chapter 11 é o capítulo do Código de Falência dos Estados Unidos, que contém as disposições de reorganização supervisionada pelo Tribunal para companhias devedoras. A concretização do negócio depende do resultado formal de procedimentos e aprovações dos tribunais americanos que têm um prazo estimado de 2 meses. Apesar do anúncio, haverá um leilão no qual outras empresas ou grupos interessados poderão concorrer, ou seja, a compra pela Embratel não é final.

 

Caso se concretize, esta aquisição terá as seguintes implicações:

  • Devolução à Anatel das licenças de serviço local e de longa distância da AT&T.
  • Ampliação da atuação internacional da Embratel, que poderá optar por vender ativos de outros países.
  • Maior concentração de mercado e perda de provedor alternativo por clientes corporativos que eram atendidos por Embratel e AT&T. Exemplo: SBP.
  • A Embratel ampliará a sua capilaridade passando a contar com uma rede de fibra óptica de 340 Km de extensão nas principais regiões metropolitanas do país: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo.

O mercado corporativo será o mais afetado por esta aquisição, que consolida também uma tendência em relação às empresas que têm redes próprias de fibra óptica (facility based) como analisado a seguir.

 

O Brasil dispõe de mais de 120.000 km de redes ópticas interligando as principais cidades do país e construídas nos últimos 10 anos. As empresas que construíram estas redes podem ser classificadas em 3 grupos:

 

Empresas do Sistema Telebrás

 

Embratel, Telemar, Brasil Telecom e telefonica herdaram e ampliaram as redes ópticas construídas pelas empresas do sistema Telebrás.

 

Novas entrantes (1999)

 

AT&T (Netstream), Metrored, Pegasus, Intelig, Impsat e Engeredes foram empresas que, a partir de 1999, passaram a construir redes ópticas metropolitanas e de longa distância, alternativas às empresas do antigo sistema Telebrás. A situação destas empresas é apresentada no quadro a seguir.

 

AT&T A Netstream foi adquirida pela AT&T Latin America, entrou em chapter 11 e está em processo de aquisição pela Embratel.
Metrored Adquirida pela Brasil Telecom
Pegasus Adquirida pela Telemar
Engeredes Subsidiária da CTBC
Intelig Em processo de venda.
Impsat A empresa saiu do Chapter 11 e trocou o grupo de controle. Sua situação é indefinida, pois encontra-se equilibrada mas sem possibilidades de expansão.

 

Detentoras do Direito de passagem

 

Operadoras criadas para explorar o direito de passagem detido por empresas detentoras de direito de passagem. São elas Eletronet (Rede Elétrica), Geodex (Ferrovia) e Iqara (Rede de Gás). A Petrobras construiu também uma extensa rede de fibra óptica de longa distância ao redor de Gasodutos e oleodutos. As redes destas empresas ainda têm uma utilização muito limitada tendo a Eletronet entrado em falência em março de 2003.

 

Comentário final

 

Esta havendo uma consolidação das empresas com redes ópticas próprias nas concessionárias de telefonia fixa (Embratel, Telemar, Brasil Telecom, Telefonica e CTBC). O próximo lance neste processo será dado com a venda da Intelig.

 

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Internet das Coisas
27 de Junho

Market Update

Regulamentação

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop de Internet das Coisas

Organizador: Teleco
27 de junho

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...