Seção: Comentários Teleco

 Publicado 02/05/05


Tim lidera o crescimento no 1º trimestre

 

A Tim foi a operadora que mais cresceu em nº de celulares no Brasil no 1º trimestre de 2005 (1T05). Ela foi responsável por 35,4% dos 3 milhões de novos celulares (adições líquidas) incorporados à base do Brasil no 1T05.

 

Fonte: Anatel e Operadoras.

 

Em termos percentuais, o crescimento da Tim de 7,9% superou pela primeira vez em um trimestre o da Oi (4,7%).

 

Nota: Os dados relativo a OI deste comentário são baseados em informações de market share divulgados pela Anatel. A Oi divulgou em 02/05/05 um crescimento maior (5,6%). Mais detalhes.

 

A Claro cresceu na mesma taxa da média do Brasil (4,6%). Telemig/Amazônia Celular (2,6%) e a Vivo (1,6%) foram as que menos cresceram. A Nextel apresentou um crescimento de 4,8%.

 

 

A Tim superou a Claro no trimestre e passou a ser a 2ª operadora em número de celulares no Brasil.

 

Evolução do Market Share das Operadoras de Celular (%)

 

Market Share (%)
1T04
2T04
3T04
4T04
1T05
Vivo
44,5
43,5
42,3
40,4
39,3
Claro
20,2
20,5
20,6
20,8
20,8
Tim
18,6
19,3
20,1
20,7
21,4
Oi
9,0
9,4
9,9
10,4
10,5
Telemig/Amaz.
7,0
6,6
6,5
6,1
6,0
BrT GSM
-
-
-
0,9
1,5
CTBC/Sercomtel
0,8
0,7
0,7
0,6
0,6
Brasil (milhares)
49.143
54.032
58.158
65.606
68.635

 

A Vivo continua sendo a líder em market share nas 3 regiões de SMP em que está dividido o Brasil, sendo que na Região I a diferença da Oi para a Vivo é de apenas 0,05% (Fonte Anatel).

 

O ritmo de crescimento do celular no Brasil sofreu uma redução no 1T05. O crescimento de mar/04 a mar/05 foi de 39,7% contra 41,5% em 2004 (mais detalhes). Esta redução foi fruto de uma diminuição nas promoções das operadoras que buscaram desta forma melhorar a sua rentabilidade no trimestre.

 

A Claro, por exemplo, foi de um margem Ebitda negativa no 4T04 (-11,6%) para 6,5% no 1T05. O crescimento da Claro (4,6%) foi o menor entre os 11 países que a América Móvil atua que cresceram em média 8,6% no trimestre.

 

A diminuição das promoções atingiram principalmente o segmento pré-pago que apresentou um pequena diminuição da sua participação no total de celulares no Brasil.

 

Percentual de Celulares Pré-pago

 

 
Dez/04
Mar/05
Vivo
80,5%
80,3%
Claro
82,4%
81,9%
Tim Participações
76,4%
77,0%
Brasil
80,5%
80,3%

 

Esta diminuição ocorreu na Vivo e na Claro mas não na Tim participações (Banda A da Tim). Em mar/04, no Brasil, 77,7% dos celulares eram pré-pago.

 

Um outro exemplo que reflete as diferenças de estratégia das operadoras é a região que engloba os estados do Paraná e Santa Catarina. Esta região vem apresentando grande crescimento impulsionado pela entrada da BrT GSM e da Claro nas Bandas E e D. O crescimento desta região no 1T05 foi de 7,4%, sendo que a Tim (Banda A) cresceu 5,6%, enquanto a Vivo (Banda B) cresceu 2,6%.

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • O crescimento do celular irá se acelerar no 2º trimestre? As promoções de dia das mães estão agressivas o suficiente para produzir este crescimento? Vivo, Claro e Oi estão mais agressivas?
  • A Tim irá se acomodar na 2ª colocação? Ou irá perseguir o 1º lugar? Qual será a reação da Vivo?
  • Como a possibilidade de incorporação da BrT GSM afeta este cenário? A BrT GSM deixará de ser agressiva nas suas promoções?
  • Para 41% dos que responderam a enquete do Teleco deveria haver 3 operadoras de celular em cada região do país (4 ou mais para 59%). A incorporação da BrT GSM faria com que existissem 3 (e não 4) operadoras na maior parte do Brasil. Isto poderia implicar em um menor crescimento do celular em 2004/2005?
  • Neste cenário aumenta a importância da aquisição da Telemig Celular para a Vivo e para a Claro?
  • Está na hora da Anatel colocar em licitação novas autorizações de 3 G para aumentar a competição?

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