Seção: Comentários Teleco

Atualizado em 28/08/05


Competição no celular atinge 84,1% da população brasileira

 

Segundo dados levantados pelo Teleco, e que podem ser acompanhados no portal ucel, em julho de 2005, 84,1% da população brasileira era atendida por pelo menos 2 operadoras de celular. A competição mais acirrada com a presença de 3 ou 4 operadoras atingia 80,6% da população.

 

 

População (%) atendida pelo Celular (SMP)

 

Operadoras
Jan/05
Jul/05
4
37,2%
39,1%
3
40,5%
41,5%
2
4,5%
3,4%
1
4,5%
3,6%
Pelo menos 1
86,8%
87,7%
Nenhuma
13,1%
12,3%

 

Em Jul/05, o celular estava disponível para 87,7% da população brasileira. Considerando-se este universo, a densidade de celulares do Brasil, que era de 41,6 cel/100 hab., passaria a ser de 47,5 cel/100 hab.

 

O celular está presente em 52% dos municípios brasileiros, praticamente todos com mais de 10 mil habitantes. Em Jul/05 eram atendidos 2.898 municípios, 139 a mais que em Jan/05.

 

Municípios atendidos pelo Celular

 

Operadoras
Jan/05
Jul/05
Crescimento
4
697
870
173
3
925
1.038
113
2
479
410
-69
1
658
580
-78
Nenhuma
2.814
2.675
-139

 

Como se pode observar na tabela acima a competição avançou no período de Jan-Jul/05. Ela passou a existir em 80% dos municípios atendidos em Jul/05, contra, 76% em Jan/05.

 

A Claro, a Tim e BrT GSM foram as operadoras que apresentaram um crescimento maior no número de municípios cobertos. Dados detalhados podem ser consultados no portal ucel.

 

Municípios atendidos pelas operadoras de Celular

 

 

Jan/05

Jul/05

Crescimento

Tim 1.989 2.153 164
Vivo 1.879 1.945 66
Claro 1.573 1.865 292
BrT GSM 596 734 138
Oi 704 714 10
Telemig e Amaz.

464

478

14
CTBC e Sercomtel 83 87 4
Total Brasil 2.759 2.898 139

 

Este crescimento foi alcançado com a ativação de 2.279 novas Estações Rádio Base (ERBs) no período Jan-Jul/05.

 

Nº de Estações Rádio Base no Brasil

 

Banda
Jan/05 Jul/05 Crescimento
A
9.202 9.423 221
B
7.890 8.019 129
D
6.857 8.404 1.547
E
3.417 3.798 381
Total
27.365 29.644 2.279

Fonte: Anatel

 

A competição tem sido eficiente para impulssionar o crescimento do celular no Brasil atendendo desta forma a maior parte da população. Existem no entanto 2.675 municípios brasileiros (48% do total) onde vivem 12% da população brasileira e que não são atendidos pelo serviço celular.

 

Diante deste quadro, o que se poderia fazer para que o celular passe a estar disponível nestes municípios?

  • Estimular outras formas de competição, como a revenda (MVNO).
  • A Anatel deveria negociar com as operadoras o atendimento destes município, estabelecendo compensações aos investimentos. Uma forma seria trocar o pagamento por novas frequências por metas de atendimento.
  • Utilizar soluções para minimizar o investimento necessário para atender estes municípios. Parcerias com as prefeituras e utilização de satélite para a conexão das ERBs poderiam ser opções.

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