Seção: Comentários Teleco

 


Anatel autoriza venda da Vésper para a Embratel

Atualizado em: 23/11/2003

 

A Anatel concedeu no dia 19/11/03 aprovação prévia para aquisição da Vésper e Vésper SP pela Embratel. A superposição de áreas de prestação ou de modalidades de serviços devem ser eliminadas no prazo de até 18 meses.

 

A aquisição da Vésper traz as seguintes consequências:

  • Fortalece a posição da Embratel na Telefonia Local com a incorporação de 500 mil usuários e de uma rede que pode acelerar o seu crescimento neste serviço. A Embratel deve renunciar às suas autorizações de telefonia local nas Regiões I e II e as autorizações de Longa Distância da Vésper.
  • O CDMA perde força na Telefonia Celular pois as licenças de Banda E da Vésper em São Paulo, Minas Gerais e Nordeste provavelmente serão devolvidas à Anatel. A Embratel no entanto, parece ter se comprometido a continuar usando o CDMA como acesso fixo sem fio.

Este quadro consolidaria a trajetória da Embratel como um dos grandes "players" independentes no cenário das telecomunicações no Brasil apresentado no quadro a seguir, não fosse a decisão da MCI, anunciada em 12/11/03, de vender a operadora.

 

Grupo Controlador Telefonia Fixa Celular
Telefonica Telefonica Vivo
Telemar Telemar Oi
Opportunity B. Telecom

Brasil Cel. (Banda E)

Amazônia e

Telemig Celular

MCI Embratel e Vésper -

América Móviles

(Telmex)

AT&T Claro
TIM B. Telecom ? TIM

 

Apesar de ser sempre possível e desejável que o comprador fosse um novo grupo que mantivesse a condição de "player" independente da Embratel, os candidatos naturais são os grupos que constam no quadro acima.

 

A compra da Vésper torna a Embratel mais atrativa para algum destes grupos?

  • A compra pela Telefonica ou Telemar dificilmente seria aprovada pela Anatel, pois estariam adquirindo empresa espelho na sua área de concessão.
  • Possíveis compromissos com a utilização de tecnologia CDMA na Vésper podem causar dificuldades na aquisição por parte da Claro ou TIM que adotam tecnologia GSM, se eles não se restringirem a telefonia fixa.
  • O Opportunity é o único que pode ver a atratividade da Embratel com a Vésper aumentar. Estaria complementando sua área de atuação com a operadora espelho e não tem compromissos fechados com tecnologias de celular. Teria no entanto de conseguir junto a Anatel o cumprimento de metas da Brasil Telecom e resolver suas disputas com a TIM.

Finalmente é sempre bom recordar as idas e vindas destes processos, cujo exemplo mais recente foi o cancelamento da venda da CTBC Celular para a Telemig Celular.

 

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Regulamentação
9 de Maio

Internet das Coisas
30 de Maio

Market Update

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop Regulamentação

Organizador: Teleco
9 de maio

Workshop de Internet das Coisas

Organizador: Teleco
30 de maio

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...