Seção: Comentários Teleco

 


O que acompanhar em 2004

Atualizado em: 31/12/2003

 

62% dos que responderam a enquete do Teleco esperam que 2004 seja um ano melhor ou muito melhor que 2003. Apresentam-se a seguir alguns aspectos que merecem ser acompanhados durante o ano.

 

Mudanças na Anatel

 

Com a posse de Pedro Jaime Ziller de Araújo para membro do Conselho Diretor da Anatel, o governo Lula aumenta sua influência na Anatel.

 

Questão Societária na Brasil Telecom

 

Com a Brasil Telecom obtendo o certificado de atendimento de metas, esquenta a disputa com a TIM que quer voltar ao grupo de controle. Caso isto ocorra, a Brasil Telecom terá que devolver sua licença de SMP para a Banda E (ver comentário do Teleco).

 

Fixo x celular

 

Mantido o ritmo atual de expansão do setor, no final de 2004 o nº de celulares no Brasil deverá ser cerca de 10 milhões superior ao de telefones fixos. Quais as conseqüências?

 

Consolidação de Operadoras

 

Embratel e Intelig estão à venda. Com a participação das 3 operadoras de STFC, do Fundo de Pensão Telos e da Telmex, a disputa pelo controle da Embratel deverá ser muito interessante (ver comentário do Teleco). E como ficará a situação da Intelig, frente a essa disputa?

 

Telemig e Amazônia Celular podem ser as próximas da lista de empresas a serem adquiridas.

 

O que irá acontecer com as licenças de banda E que estão sendo devolvidas para a Anatel?

 

Aumento da carga tributária

 

O aumento do Cofins e a reforma tributária em andamento no congresso podem resultar em um aumento da carga tributária sobre os serviços de telecomunicações. O setor possui uma das maiores cargas tributárias do mundo e existem muitos parlamentares que propõe reduzi-la para que as classes mais pobres tenham acesso a mais serviços.

 

Código de Seleção de prestadora - CSP

 

Deve-se ressaltar ainda o impacto que deverá ocorrer na estrutura de custos das operadoras de celular, uma vez que em 2004 entra no ar, de modo definitivo, o CSP para essas operadoras. Por outro lado, pode-se esperar que Telemig e Amazônia Celular continuem operando sem CSP até que se defina seu futuro.

 

Wi-Fi e Dados Via Celular

 

Em 2004 devem se consolidar os serviços de dados via celular e Wi-Fi. Será importante acompanhar os investimentos das grandes operadoras no serviço de Wi-Fi, apontado por enquete do Teleco como a tecnologia mais quente para 2004.

 

TV por assinatura

 

A aquisição da DirectTV pela SKY aumenta a concentração no serviço. A penetração do serviço diminuirá com a maior concentração ou a TV por satélite já conquistou o seu segmento de mercado?

 

Internet

 

A popularização do ADSL e a maior agressividade na oferta de acesso à Internet pelas operadoras de TV a Cabo poderão contribuir para um aumento maior do número de assinantes de banda larga e do tráfego na Internet. Por outro lado, o acesso de baixo custo ainda depende de conclusões dos aspectos regulatórios e dos investimentos na inclusão digital.

 

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Market Update

04 de Abril

Regulamentação de Telecom

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop Teleco Market Update 2016

Organizador: Teleco
4 de abril

IoT BRASIL SUMMIT 2017

Organizador: Telesemana/Teleco
5 de abril

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...