Seção: Comentários Teleco

 


Competição em Longa Distância no Brasil

Atualizado em: 27/02/2004

 

A Anatel divulgou em seu balanço de 2003 dados sobre a competição em Longa distância (LD) no Brasil baseada em minutos tarifados pelas operadoras.

 

Fonte: anatel

 

A Embratel perdeu market share em 2003 com a entrada da Telemar e Telefonica no mercado de Longa Distância Nacional (LDN) entre Regiões. A Brasil Telecom só terá acesso a este mercado em 2004 o que explica o market share um pouco menor em 2003. Nos outros, 6,3% em 2003, estão incluídas Intelig, GVT, CTBC, Sercomtel e autorizações.

 

O market share em receita na LDN é mais favorável para a Embratel. Uma grande parte das chamadas de LDN da Telemar, Brasil Telecom e Telefonica envolvem distâncias curtas, ao contrário da Embratel que apresenta uma receita por minuto maior. A Embratel teve em 2003 uma receita líquida em LDN de R$ 4.052 milhões, 7% inferior à obtida em 2002. Já as demais apresentaram crescimento.

 

Rec. Bruta LDN* R$ milhões Cresc. 2003
Telemar 2.272 44,8%
Telefonica 2.460 53,5%
Brasil Telecom 1.450 6,4%

* sem Fixo-móvel

 

A Receita de LDN inter-regional cresceu 150% para a Telefonica e mais de 400% para a Telemar.

 

A Longa Distância Nacional apresenta uma tendência a repetir a concentração existente na Telefonia Local apresentada na tabela a seguir.

 

Telefonia Local Região I Região II Região III
Concessionárias 97% 95% 96%
Autorizadas 3% 5% 4%

 

Longa Distância Internacional (LDI)

 

A Longa Distância Internacional (LDI) é o caso de sucesso de empresa espelho (Intelig) como apresentado a seguir.

 

Fonte: anatel

 

Em 2003 a receita líquida da Embratel em LDI foi de R$ 856 milhões, 8% menor que a de 2002. A presença de outras operadoras, principalmente Telefonica e Telemar, começa a aparecer em 2003 como apresentado na tabela a seguir.

 

Rec. Bruta LDI R$ milhões Cresc. 2003
Telemar 80,9 443,0%
Telefonica 100,9 155,3%

 

É importante ressaltar que neste quadro não estão incluídas as chamadas de longa distância via redes corporativas.

 

A evolução da competição em longa distância no Brasil coloca as seguintes questões:

  1. As concessionárias de serviço local (Telemar, Brasil Telecom e Telefonica) irão dominar a LDN? Qual será o papel da Claro e da TIM na longa distância dos celulares?
  2. Como irá evoluir a LDI?
  3. A Embratel cumpriu o seu papel no modelo competitivo de Longa distância? Como este quadro será afetado com a sua venda? Consulte comentário do Teleco Quem vai comprar a Embratel?
  4. Existe espaço para prestadoras só de longa distância? Surgirão novas prestadoras utilizando tecnologias alternativas como Telefonia IP?
  5. O Código de Seleção de Prestadora (CSP) está sendo efetivo para promover a competição?

 

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Comentários de Rodrigo Rodrigues Mendes da Redevox Telecom sobre as questões acima:

  1. Acredito que as operadoras locais aumentarão o seu Share, mas não dominarão, isto porque hoje estão ganhando espaço por terem tarifas mais competitivas na sua região, fechando contratos de fidelidade. A Claro e a Tim, terão maior representatividade no mercado de LDN dos celulares, mas não terão competitividade nas tarifas.
  2. Os preços irão descer rapidamente, com a entrada de operadoras VoIP.
  3. Cumpriu e muito bem, o que acontece agora é a adequação do mercado ao cumprimento das metas das locais, o que já era esperado pela Embratel e Intelig.
  4. Existe e muito, e com certeza o mercado irá mudar com a entrada destas novas operadoras VoIP. Elas conseguem prestar o mesmo serviço com menor custo e maior competitividade.
  5. Está, mas poderia ser melhor.

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Comentário de hildembergue alves dos santos

Eu acho que a Tim e Claro deveriam abrir as ligações de longa distâncias, de móvel pré pra móvel. Como faz a peradora Oi. Seria mais vantagens para os seus clientes!

 

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