Seção: Comentários Teleco

12/12/2010


A Nextel vai entrar para o clube das operadoras de celular?

 

Salvo algum acontecimento de última hora, a Nextel deverá na terça (14/12/2010) adquirir frequências de 3G entrando oficialmente para o clube das operadoras de celular do Brasil.

 

Na prática, a Nextel já faz parte deste clube. Nos demais países onde a Nextel atua o serviço de Trunking (SME) já foi incorporado à contagem de acessos celulares do país.

 

O Brasil terminou Out/10 com 3,2 milhões de acessos de Serviço Móvel Especializado (SME), sendo cerca de 99,5% deles da Nextel (mais detalhes). Pode parecer pouco, comparado aos 194,4 milhões do total Brasil, mas é uma quantidade significativa quando se considera que são todos pós-pagos.

 

 

 

Note-se que o mercado total de acessos móveis pós-pagos do Brasil, 37,8 milhões em Out/10, é três vezes maior que o mercado de celular de Portugal e maior que o mercado do Canadá e da maior parte dos países do mundo. No 3T10, a Nextel tinha 8,4% de market share neste mercado de acessos móveis pós-pagos (Celular + SME) no Brasil.

 

 

Nota: Nextel com 99,5% dos acessos SME no 3T10

 

A Nextel vem apresentando em 2010 adições líquidas muito próximas das de Tim e Claro no pós-pago, apesar de atender a uma população muito menor. Contribui para este resultado o baixo churn mensal da operadora (1,4%).

 

 

 

 

A Nextel Brasil é parte da NII Holdings, companhia aberta que possui operações na Argentina, Brazil, México, Peru e Chile (mais detalhes). A Nextel Brasil deve ser em breve a principal operação da NII.

 

 

 

A Nextel, que utiliza a tecnologia IDEN da Motorola, adquiriu frequencias para 3G no Chile, México e Peru. Fazer o mesmo no Brasil não é, portanto nenhuma surpresa.

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • A Nextel irá adquirir as frequências de 3G no leilão da Banda H? Irá comprar todos os lotes disponíveis podendo atender a todo o Brasil?
  • Qual será a estratégia da Nextel para o mercado brasileiro? Continuará focando apenas no pós-pago?
  • A Anatel deveria unificar as licenças de SMP (Celular) e SME?

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Regulamentação
28/Novembro

Market Update

Internet das Coisas

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Mais Eventos




LIVROS

 

 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...