Seção: Comentários Teleco

16/01/11


Celular no Brasil deve crescer 13% em 2011

 

Dados preliminares da Anatel indicam que o Brasil terminou 2010 com 203 milhões de celulares e uma densidade de 104,6 cel/100 hab..

 

As adições líquidas de 29 milhões de celulares de 2010 só foram inferiores às de 2008. A crise financeira Global foi responsável pela queda nas adições líquidas apresentada em 2009.

 

 

É interessante observar que os recordes de adições líquidas do 4T10 (11,4 milhões de celulares) e do mês do Natal (5,3 milhões) ocorreram após o Brasil ultrapassar a densidade de 100 Cel/100 hab. em Out/10.

 

 

 

 

A disputa entre a TIM e a Claro pela segunda colocação em market share e a Oi voltando a apresentar adições líquidas próximas às demais contribuíram para este resultado. Este cenário deve se manter em 2011 estimulado ainda pela entrada em operação do 3G da Nextel no 2º semestre e os MVNOs.

 

O Teleco estima que o Brasil irá terminar 2011 com 233 milhões de celulares e uma densidade de 118 cel/100 hab.. As adições líquidas devem se manter no mesmo patamar de 2008 e 2010 (30 milhões de celulares) e o crescimento ainda deve continuar sendo de dois dígitos (13%).

 

 

 

 

 

O mercado brasileiro de celular está atingindo a sua maturidade com uma densidade maior que 100 cel/100 hab.. Neste cenário a maior parte das adições brutas das operadoras vem de outras operadoras, o que reforça a importância do controle do churn e de estratégias diferenciadas como a oferta de banda larga móvel (3G) e os operadores móveis virtuais (MVNOs). Igualmente importante será a estratégia de mercado corporativo, principalmente para pequenas e médias empresas (PME).

 

 

Em 2010 o pós-pago cresceu 18,0%, mais que o pré-pago (16,3%), o que pode se repetir em 2011.

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Qual será o crescimento do celular em 2011? Você concorda com as projeções da Teleco?
  • Como a entrada em operação da 3G da Nextel pode influenciar o crescimento do celular em 2011?
  • As operadoras irão manter em 2011 as mesmas estratégias de 2010?

  • Qual será o impacto dos MVNOs no cenário competitivo brasileiro em 2011?

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