Seção: Comentários Teleco

03/04/2015


O que muda na estratégia da Vivo Fixo com a incorporação da GVT

 

Com a incorporação da GVT, a Vivo passa a competir em banda larga fixa e TV por assinatura nos principais mercados brasileiros e não apenas em São Paulo.

 

A GVT está presente em 159 municípios (21 em São Paulo), um pouco menos que a Net (173 municípios).

 

No acumulado dos primeiros dois meses do ano a Vivo/GVT já aparece em segundo lugar em adições líquidas de banda larga fixa e de TV por Assinatura, atrás apenas da Embratel/Net.

 

 

 

Banda larga fixa

 

A simples incorporação da GVT não será, no entanto, suficiente para que a Vivo/ GVT passe a ganhar market share neste segmento.

 

 

A Vivo/GVT é a segunda colocada em market share de banda larga fixa no Brasil com 29,2% em fev/15, atrás da Embratel/Net (31,5%), mas na frente da Oi (26,9%).

 

O ganho de market share Brasil obtido pela GVT neste segmento não tem sido suficiente para compensar a perda de market share Brasil da Vivo.

 

Market Share BL
2010
2011
2012
2013
2014
fev/15
Vivo/GVT
31,4%
31,1%
30,4%
30,8%
29,4%
29,2%
Vivo
24,2%
22,1%
19,6%
19,4%
17,1%
16,8%
GVT
7,1%
9,0%
10,8%
11,4%
12,3%
12,4%

 

Não bastará à Vivo/GVT ampliar a atuação fora de São Paulo. Será necessário imprimir uma nova dinâmica em sua operação neste estado, acelerando a implantação de sua rede banda larga fixa de alta velocidade (FTTH). No final de 2014, eram FTTH apenas 9,2% dos acessos banda larga fixa da Vivo.

 

TV por Assinatura

 

A Vivo/GVT enfrentará dificuldades para conquistar uma fatia significativa do mercado de TV por assinatura.

 

A Embratel/Net é a líder em market share com 51,9% em fev/15, seguida pela Sky (28,8%). A Vivo/GVT (8,6%) disputa com a Oi (6,4%) a 3ª colocação.

 

 

 

Uma das estratégias para a Vivo/GVT crescer neste segmento seria a adoção da solução de TV por assinatura da GVT, que combina DTH (satélite) com um canal de retorno via banda larga fixa.

 

A GVT cresceu rapidamente neste segmento utilizando esta estratégia ultrapassando a Vivo em market share neste segmento.

 

Market Share TVA
2010
2011
2012
2013
2014
fev/15
Vivo/GVT
6,5%
5,7%
6,3%
7,1%
8,4%
8,6%
Vivo
6,5%
5,4%
3,7%
3,3%
3,9%
4,0%
GVT
-
0,3%
2,6%
3,8%
4,5%
4,7%

 

A adoção desta estratégia implicaria em maior foco na venda desta solução em São Paulo deixando em segundo plano a solução com IPTV que está sendo comercializada na capital.

 

 

Telefonia Fixa

 

 

 

Finalmente, com a incorporação da GVT, a Vivo passa a ser a 2ª colocada em market share de telefonia fixa e pode assumir a liderança, ultrapassando a Oi em 2015.

 

Uma estratégia de crescimento da banda larga fixa alavancará o crescimento da Vivo/GVT na telefonia fixa, uma vez que ambos são comercializados no mesmo pacote..

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • A Vivo/GVT vai ganhar market share em banda larga fixa em 2015?
  • A Vivo/GVT pode ameaçar a liderança da Embratel/Net e da Sky em TV por Assinatura?
  • A Vivo/GVT vai ultrapassar a Oi em telefonia fixa em 2015?
  • Qual a melhor estratégia de expansão de rede da Vivo/GVT?

 

 

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Regulamentação
9 de Maio

Internet das Coisas
30 de Maio

Market Update

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop Regulamentação

Organizador: Teleco
9 de maio

Workshop de Internet das Coisas

Organizador: Teleco
30 de maio

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...