Seção: Comentários Teleco

 


Comentário

publicado em 2/08/2004

 

Claro x Tim, a disputa pelo 2º lugar.

 

Com a Vivo mantendo a 1ª colocação, embora perdendo market share, como analisado no comentário do Teleco O desempenho da Vivo, Claro e Tim travam uma disputa pela 2ª colocação em número de celulares no Brasil.

 

A Tim, com uma estratégia agressiva de cobertura nacional GSM, vem desde 2003 diminuindo a distância que a separa da Claro e estabeleceu como meta terminar 2004 ocupando a 2ª posição.

 

Evolução do Market Share de Celulares

 

A Claro que vinha apresentando há vários anos um crescimento menor que a média Brasil, reagiu neste trimestre com um crescimento de 11,6%, maior que a média Brasil (9,9%).

 

O crescimento das operações de Banda D e E da Claro, que iniciaram suas operações no final de 2003 e passaram de 186 mil celulares (1T04) para 356 mil celulares (2T04), ajudaram a alcançar este resultado. O crescimento das operadoras de Banda B da Claro foi de 8,1%.

 

Este crescimento no entanto teve um alto custo. A Margem EBITDA da Claro caiu para 0,3% no trimestre.

 

Milhões de R$ Vivo Claro TIM Oi

Telemig

e Amaz.

Celulares (Milhares) 23.516 11.115 10.417 5.093 3.592
Crescimento 2T04 7,5% 11,6% 14,2% 15,5% 4,7%
Pré-Pago 79% 81,8% 78%* 85,3% 71,9%
Receita Líquida 2.716 1.190 1.480* 546 436
Margem EBITDA 32,7% 0,3% 16,3%* 3,3% 35,4%
ARPU (R$) 33 29 39 24

36

*Pré-Pago e receita líquida estimados pelo Teleco, Margem EBITDA reportada pela Tim na Itália baseado nas normas contábeis italianas

 

A expansão da Tim, associada a algumas operações sólidas na Banda A, tem ajudado a operadora a apresentar resultados melhores que os da Claro em termo de receita e Margem EBITDA (16,3%). A Tim apresenta também o maior ARPU entre as operadoras (R$ 39) e um percentual de pré-pago (78%) menor que a média do Brasil (79%).

 

O crescimento da Tim, Claro e Oi acompanha o crescimento do GSM, tecnologia de celular que mais cresce no país.

 

 

Além da expansão com novas autorizações de Banda D e E, Claro e Tim estão também migrando seus clientes TDMA nas Bandas A e B para GSM. No 2T04 97% dos terminais celulares vendidos pela Tim eram GSM e o número de clientes GSM em suas operadoras de Banda A e B atingiu a marca de 1,2 milhões. Na Claro este número já é de 2,1 milhões.

 

A 4ª colocada Oi é a maior operadora de GSM do Brasil (5.093 mil) seguida de perto pela Tim com 4.947 mil celulares GSM. A Claro possui 2.459 mil celulares GSM. A Oi é a operadora com maior crescimento (15,5% no trimestre), tendo aumentado sua previsão de número de celulares no final de 2004 para 6,5 milhões.

 

O grupo formado pela Telemig e Amazônia Celular continua com um crescimento baixo (4,7% no trimestre) mas tem a maior Margem EBITDA (35,4%). Este quadro poderá mudar mais para o final do ano com a implantação de sua rede GSM e uma associação com a Brasil Telecom Celular.

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Quem terminará o ano com mais celulares? Claro ou Tim?
  • Como explicar as diferenças em termos de margem EBITDA e ARPU existente entre Claro, Tim e Oi? A Claro conseguirá aumentar sua Margem EBITDA e crescer ao mesmo tempo?
  • Ganho de posição de market share está associado a uma maior cobertura? As operadoras que não tem cobertura nacional precisarão adquirir novas licenças?
  • A compra da licença de Banda E para Minas Gerais pode ajudar a Claro a manter a 2ª colocação?
  • A Oi precisa expandir sua área de atuação para São Paulo para continuar crescendo?
  • Qual o espaço para a Brasil Telecom Celular neste cenário?

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