Seção: Comentários Teleco

14/06/2015


A competição nas área locais onde o pós pode ultrapassar o pré-pago

 

A participação do pós-pago no total de celulares do Brasil cresceu de 18,2% em 2011 para 24,7% em abril de 2015

 

Não se pode vislumbrar uma data em que o pós-pago será responsável pela maior parte dos celulares do país, mas existem áreas locais onde isto pode acontecer nos próximos dois anos.

 

 

 

 

Entre as dez áreas locais onde a participação do pós-pago é maior, foram selecionadas as cinco com maior crescimento no acumulado dos quatro primeiros meses de 2015.

 

As principais candidatas a terem uma participação do pós-pago maior que 50% nos próximos anos são Campinas (19), São Paulo (11), Curitiba (41), Rio (21) e Vitoria (27).

 

Os acessos M2M são um componente importante dos celulares pós-pagos em algumas destas áreas, como apresentado a seguir na análise da competição de cada uma delas.

 

 

Área Local 19: Campinas

 

Vivo e Claro estão praticamente empatados na disputa pela liderança na área local com maior participação do pós-pago no país (42,1%).

 

 

A Vivo ultrapassou a Claro no final de 2014 e manteve a liderança até abril de 2015.

 

O bom desempenho da Claro na área 19 deve-se em grande parte aos acessos M2M, que representam cerca de 50% dos pós-pago nesta área local. Em jan/15 a Claro possuía 940 mil acessos M2M e a Vivo 640 mil.

 

A TIM está conseguindo aumentar a diferença que a separa da Oi em 2015.

 

 

 

Área Local 11: São Paulo

 

A Vivo lidera na região metropolitana de São Paulo com 5,1 milhões de pós-pagos e um market share de 42,6%. Oi e Nextel disputam a quarta colocação.

 

 

Os acessos M2M representam cerca de 20% dos celulares pós-pagos nesta área local.

 

 

Área Local 41: Curitiba

 

A TIM lidera na área local de Curitiba com 624 mil pós-pagos e 34% de market share.

 

 

 

A Claro conquistou a segunda colocação graças à sua liderança em acessos M2M que representam cerca de 60% dos seus celulares pós-pagos.

 

Os acessos M2M representam cerca de 30% dos celulares pós-pagos nesta área local.

 

 

Área Local 21: Rio de Janeiro

 

Vivo e Claro disputam a liderança do pós-pago na região metropolitana do Rio de Janeiro.

 

 

Já a Nextel superou a TIM e passou a ocupar a quarta colocação. A oferta de 4G da Nextel no Rio de Janeiro contribuiu para este resultado.

 

Os acessos M2M representam cerca de 7% dos celulares pós-pagos nesta área local.

 

 

 

Área Local 27: Vitória

 

A Vivo é a líder absoluta com 1,1 milhões de pós-pagos e 78,9% de market share.

 

 

Claro, TIM e Oi disputam a segunda colocação.

 

Os acessos M2M representam cerca de 6% dos celulares pós-pagos nesta área local.

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • Em qual área local o pós irá superar o pré-pago primeiro?
  • Isto aconteceria sem a contribuição dos acessos M2M?
  • Um agravamento da crise econômica no Brasil pode frear o crescimento do pós-pago?

 

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Regulamentação
9 de Maio

Internet das Coisas
30 de Maio

Market Update

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop Regulamentação

Organizador: Teleco
9 de maio

Workshop de Internet das Coisas

Organizador: Teleco
30 de maio

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...