Seção: Comentários Teleco

29/08/2015


 

Quem está ganhando com o encolhimento do Pré-pago?

 

O encolhimento da base do pré-pago se acentuou nos dois últimos meses quando apresentou perdas de 2,2 milhões e 1,4 milhões.

 

 

 

 

A causa principal para esta redução é o abandono do 2º "chip".

 

Os usuários estão substituindo chamadas de voz por "chats" em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, onde não existe diferença de custo quando se comunica com celulares de outras operadoras. Eles estão passando a concentrar seus gastos com celular em uma única operadora e as operadoras brigam para ser a "escolhida".

 

A Claro apresentou o melhor resultado em jul/15, foi a única entre as quatro maiores operadoras com adições líquidas positivas no mês. As demais apresentaram adições liquidas negativas em junho e julho.

 

No acumulado dos primeiros sete meses do ano, a Vivo está levando a melhor com adições líquidas de 769 mil pré-pagos. A TIM, líder em market share de pré-pago, apresentou as maiores perdas (2,9 milhões).

 

 

 

 

Com a concentração de gastos em uma única operadora e contratação de pacotes de dados para utilização de aplicativos de mensagem, acesso a redes sociais e internet, parte dos usuários do pré-pago está migrando para planos controle do pós-pago.

 

O pós-pago apresentou adições líquidas de 3,7 milhões nos sete primeiros meses do ano, sendo 903 mil nos últimos dois meses. A Vivo lidera em adições líquidas de pós-pago acumuladas neste período seguida pela TIM.

 

 

 

 

Estes resultados podem indicar que parte dos clientes de pré-pago da TIM estão migrando para o pós-pago, mas a operadora foi a que apresentou uma maior redução de sua base total de celulares no acumulados dos primeiros sete meses do ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • A base de pré-pago vai continuar encolhendo nos próximos meses?
  • Quem está ganhando com o encolhimento da base de pré-pago?
  • Como a crise econômica está afetando este processo?
  • Este cenário se modificaria se as operadoras unificassem os critérios de desligamento de pré-pagos?

 

Comente!

 

Nota: Os comentários não representam a opinião do portal Teleco; sendo de responsabilidade do autor da mensagem.

         Comentários ofensivos poderão ser excluídos e o autor da mensagem banido.

 

Loading

EVENTOS

Mais Eventos

 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...