Seção: Comentários Teleco

13/11/2015


Líderes do celular no 3T15

 

A Vivo liderou em seis dos dez indicadores do celular acompanhados pelo Teleco, no 3º trimestre de 2015 (2T15). A Claro liderou em dois e a TIM e a Nextel nos demais indicadores.

 

 

 

 

O Teleco iniciou em 2007 o acompanhamento do desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através de indicadores, que passaram a ser revisados anualmente a partir de 2014.

 

Em 2015, foram introduzidos três novos indicadores: Pré-pago, Pós-pago e Receita de Dados.

 

 

Indicadores Líder no 1T15 Líder no 2T15 Líder no 3T15
1
Celulares Market Share Vivo Vivo Vivo
2
Pré-pago Market Share TIM TIM TIM
3
Pós-pago
Market Share
Vivo Vivo Vivo
4
Crescimento Celulares
Adições Líquidas
Vivo Vivo Nextel
5
Banda Larga Móvel
Market Share de 3G/4G
Claro Claro Claro
6
Receita
Receita Líquida
Vivo Vivo Vivo
7
Receita de Dados
Rec. Dados/Rec. de Serviços
Vivo Vivo Vivo
8
Crescimento da
Receita
Cresc. da receita de serviços
Vivo Vivo Vivo
9
Receita p/ Cliente
ARPU
Vivo Vivo Vivo
10
Cobertura
População Atendida com
2G, 3G e 4G
Vivo Vivo Claro

Nota: A análise considera apenas as quatro maiores operadoras: Vivo, TIM, Claro e Oi.

 

 

Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes dez indicadores no 3º trimestre de 2015 (3T15).

 

 

1) Market Share Celulares: Vivo lidera e recupera liderança na região I

 

A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 3º trimestre de 2015 (3T15) com 79,4 milhões de celulares e market share de 28,8%.

 

 

 

A Claro e a Oi ganharam market share no 3T15, enquanto Vivo e TIM perderam.

 

 

Market Share 1T14 2T14 3T14 4T14 1T15 2T15 3T15
Vivo 28,68% 28,78% 28,66% 28,47% 28,89% 29,26% 28,78%
TIM 27,02% 26,91% 26,89% 26,97% 26,73% 26,41% 26,31%
Claro 25,13% 24,95% 25,01% 25,33% 25,39% 25,21% 25,50%
Oi 18,49% 18,53% 18,47% 18,14% 17,78% 17,78% 17,93%

 

 

No 3T15, a Oi retomou a liderança no DDD 83 (Paraíba) da TIM e a Vivo perdeu a liderança no DDD 24 (Volta Redonda) para a Claro.

 

- Líder em Market Share no 3T15
Região UF* áreas locais (DDD)
Vivo I, II e III 11 27 (-1)
Claro - 7 16 (+1)
TIM - 7 (-1) 18 (-1)
Oi - 2 (+1) 6 (+1)
* Unidade da Federação

 

 

2) Market Share Pré-pago

 

A TIM é a líder em pré-pago, e manteve o market share constante no 3T15. Claro e Oi ganharam market share no trimestre.

 

 

 

Pré-pago 1T14 2T14 3T14 4T14 1T15 2T15 3T15
TIM 29,1% 29,2% 29,4% 29,7% 29,3% 28,9% 28,9%
Claro 25,5% 25,4% 25,5% 26,0% 26,2% 26,1% 26,6%
Vivo 25,2% 25,1% 24,7% 24,2% 24,8% 25,1% 24,1%
Oi 19,8% 19,9% 19,9% 19,6% 19,3% 19,4% 20,0%

 

 

 

3) Market Share Pós-pago

 

A Vivo é a líder no pós-pago e ganhou market share no trimestre( 0,6 pontos), juntamente com a Nextel (0,4 pontos). A TIM manteve o market share.

 

 

 

 

Pós-pago 1T14 2T14 3T14 4T14 1T15 2T15 3T15
Vivo 40,6% 41,3% 41,5% 41,8% 41,6% 41,7% 42,1%
Claro 23,8% 23,4% 23,3% 23,1% 22,9% 22,5% 22,3%
TIM 19,9% 19,3% 18,7% 18,5% 18,7% 19,1% 19,1%
Oi 13,9% 13,8% 13,7% 13,5% 13,2% 12,9% 12,2%
Nextel
1,07%
1,61%
1,97%
2,23%
2,62%
2,93%
3,3%

 

 

 

4) Crescimento celulares: Nextel lidera em adições líquidas no trimestre

 

 

A Nextel liderou o crescimento no 3T15, por atuar apenas no pós-pago.

 

 

 

 

- Adições Líquidas (Milhares)
1T14
2T14
3T14
4T14
1T15
2T15
3T15
Vivo
1.220
892
466
115
1.942
776
(3.241)
TIM
486
286
674
843
29
(1.149)
(2.027)
Claro
45
27
860
1.470
835
(739)
(849)
Oi
363
502
346
(509)
(530)
(157)
(769)
Nextel
339
367
268
220
308
264
291

 

 

Vivo, TIM, Claro e Oi apresentaram adições líquidas negativas no pré-pago e por consequência no total de celulares.

 

 

 

 

A Vivo, a Nextel e a TIM lideraram o crescimento no pós-pago.

 

 

 

5) Banda Larga Móvel: Claro lidera em market share

 

 

A Claro era a lider em market share de banda larga móvel no Brasil no 3T15.

 

 

 

 

A Claro lidera em market share de aparelhos 3G e a Vivo em 4G e terminais banda larga.

 

 

 

 

6) Receita Líquida: Vivo lidera

 

 

 

 

A Vivo se manteve na liderança com uma receita líquida total de R$6,3 bilhões no 3T15 e crescimento de 6,2% na comparação com o 3T14.

 

A Claro se manteve estável, com crescimento de 0,03%.

 

R$ milhões 1T14 2T14 3T14 4T14 1T15 2T15 3T15 Cresc.
3T15 / 3T14
Vivo
5.739
5.808
5.921 6.203 6.229 6.212 6.286 6,2%
TIM 4.555 4.628 4.698
5.017
4.390
4.193
3.947 (16,0%)
Claro
3.024
3.033
2.929
3.186
3.035
3.057
2.930 0,03%
Oi
2.547
2.608
2.559
2.812
2.637
2.398
2.426 (5,2%)

 

 

 

7) Receita de Dados: Vivo lidera

 

 

A Vivo é a operadora em que dados representa uma parcela maior de sua receita de serviço.

 

 

Nota: A Claro não divulga este indicador

 

A Vivo é também a operadora com a maior receita de dados (R$ 2,9 bilhões), seguida pela TIM (R$1,3 bilhões). A receita de dados das operadoras cresceu 41,7% no 3T15/3T14.

 

 

 

8) Crescimento da Receita Líquida de Serviços: Vivo lidera

 

 

 

 

A Vivo liderou o crescimento da receita líquida de serviços no 3T15, tendo sido a única das quatro operadoras a apresentar crescimento positivo.

 

A queda na receita de voz é a principal responsável por este resultado.

 

 

 

9) ARPU: Vivo mantém liderança em ARPU

 

 

 

 

A base mais ajustada, com um critério de desligamento de pré-pago mais restrito, e o crescimento da receita de dados tem contribuído para evitar uma queda mais acentuada do ARPU da Vivo. O ARPU de dados da Vivo (R$ 11,9) está se aproximando do ARPU de voz (R$ 12,4).

 

 

 

ARPU (R$) 4T13 1T14 2T14 3T14 4T14 1T15 2T15 3T15
Vivo 24,8 23,3 23,4 23,6 24,6 24,3 23,5 24,3
Oi 19.9 18,5 17,7 17,4 18,7 17,7 16,3
16,7
TIM 19,2 18,0 17,3 17,4 18,0 17,0 16,1
16,4
Claro 16,0 15,0 15,0 15,0 15,0 13,0 13,0
13,0
ARPU Brasil 20,1 18,9 18,6 18,6 19,3 18,2 17,5
17,8
Oi Varejo
15,6
14,9
14,0
13,7
14,4
15,4
15,4
15,6

 

 

 

Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes na sua determinação. A Claro inclui apenas a receita de interconexão (VUM) associada às chamadas de longa distância.

 

Os minutos de uso mensais por usuário (MOU) do Brasil no 3T15 apresentaram queda de 9,8% na comparação com o 3T14.

 

A Claro foi a maior responsável por esta queda: passou de 122 minutos de uso no 3T14 para 97 minutos no 3T15.

Minutos 1T14 2T14 3T14 4T14 1T15 2T15 3T15
Vivo 135 129 132 141 130 131 134
TIM 140 137 136 130 120 119 119
Claro 122 117 122 123 81 100 97
MOU Brasil 133 128 130 132 111 117 118

Nota: Oi não divulga este indicador.

 

 

 

10) Cobertura: Claro passou a Vivo na liderança

 

A Claro superou a Vivo na liderança em população atendida no 3T15, quando se considera o conjunto das três gerações de tecnologia. Ela liderou em população atendida com 2G (92,3%) e em população com 4G (44,9%). A Vivo continuou liderando em população atendida com 3G (88,3%).

 

 

 

 

A Vivo continuou liderando em quantidade de municípios atendidos com 2G, 3G e 4G.

 

 

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • Quem pode ameaçar a liderança da Vivo nestes indicadores de celular?
  • Este quadro deve se modificar no 4T15?
  • Quem vai liderar o crescimento do celular em 2015?
  • As operadoras deveriam utilizar o mesmo critério de desligamento de pré-pagos?

 

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