Seção: Comentários Teleco

10/02/2017


Os dois Brasis da banda larga fixa em 2016

 

Claro e Vivo são líderes em market share nos municípios com redes banda larga fixa de alta velocidade (Grupo A) e a Oi e outras operadoras menores lideram nos demais municípios (Grupo B).

 

 

 

 

 

Fazem parte do Grupo A 4,5% dos municípios brasileiros, onde vivem 49,3% da população e concentram 77,3% dos acessos banda larga fixa do país.

 

 

 

 

  • Grupo A: Os 252 municípios onde existiam em 2016 redes de banda larga de alta velocidade de operadoras como a Net e Vivo (Fibra e GVT).
  • Grupo B: Demais municípios.

 

Esta divisão em dois grupos de municípios auxilia a entender melhor os desafios para ampliar a oferta de banda larga fixa no Brasil. Nos municípios do Grupo A, 44,1% dos acessos banda larga fixa possuem velocidade superior a 12 Mbps, enquanto nos municípios do rupo B este percentual é de apenas 5,6%.

 

 

Nota: Esta análise foi feita pela primeira vez pelo Teleco para 2015 (mais detalhes). O comentário atual adicionou quatro municípios ao Grupo A.

 

 

A Claro (Net) lidera em market share no Grupo A, seguida pela Vivo e pela Oi. As três perderam market share em 2016 para as outras operadoras.

 

 

 

 

 

Nos municípios do Grupo B, a liderança da Oi está sendo ameaçada pelo conjunto das outras operadoras de SCM que estão instalando redes com fibra nestes municípios.

 

 

 

 

Este cenário, mostra claramente a necessidade de um Plano Nacional de Banda Larga com incentivos para a ampliação deste serviço para os municípios do Grupo B, onde a densidade é de 5,8 acessos/100 hab., contra 20,2 acessos/100 hab. no Grupo A.

 

O quadro é semelhante quando se consideram os demais serviços fixos. Afinal, o PIB per capita dos municípios do Grupo A (R$ 38 mil) é cerca de duas vezes maior que o do Grupo B (R$ 19 mil). Note-se que esta distribuição se repete apesar do telefone fixo estar disponível em todas as localidades com mais de 300 habitantes.

 

 

 

Vivo é a líder em market share de telefonia fixa no Grupo A (37,1%) e a Oi no Grupo B (65,5%). Na TV por assinatura a Claro lidera no Grupo A (59,3%) e a Sky no Grupo B (49,1%).

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Como expandir a banda larga nos municípios do Grupo B? Qual o papel do Poder público neste processo?
  • A troca de obrigações das concessionárias de telefonia fixa por investimentos em banda larga fixa pode contribuir para este processo?
  • Qual deveria ser a estratégia da Oi para os municípios do Grupo B?
  • A velocidade oferecida no Grupo A satisfaz aos clientes?

 

 

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