s

 

 

Seção: Comentários Teleco

16/09/2017


 

A Claro vai ultrapassar a TIM em market share de celular?

 

 

Claro e TIM vêm se alternando na segunda colocação em market share de celulares do Brasil desde 2004, quando a TIM ultrapassou a Claro pela primeira vez.

 

 

 

 

 

A disputa voltou a se acirrar em 2016 quando a Claro ultrapassou a TIM no 3T16. A TIM recuperou a liderança no 4T16, devido a um ajuste promovido pela Claro em sua base de pré-pago, mas em 2017 a diferença entre as duas operadoras voltou a cair atingindo 165 mil celulares em julho.

 

 

 

 

Em julho, a TIM apresentou adições líquidas de -281 mil celulares em julho e a Claro de +44 mil. A Claro pode ter ultrapassado a TIM em agosto.

 

O pré-pago tem sido o responsável pelas adições líquidas negativas da TIM. Foram -4,0 milhões de adições líquidas de pré-pago nos primeiros sete meses do ano.

 

 

 

.

 

Com o abandono do 2º chip, os usuários de pré-pago estão se concentrando em uma única operadora e parte deles está migrando para planos controle do pós-pago. A TIM está se beneficiando desta migração para crescer no pós-pago, mas este crescimento não está sendo suficiente para compensar as perdas no pré-pago.

 

Nos últimos três meses, a TIM perdeu em média 485 mil pré-pagos por mês, mais que a Claro (50 mil) e a Vivo (181 mil). Não se sabe ainda quando a TIM irá parar de perder mais pré-pagos que as demais operadoras.

 

A TIM é a líder em market share de pré-pago e poderia se esperar que as perdas diminuiriam a medida que o seu market share neste segmento se aproximasse do da 2ª colocada (Claro). Não há indicações de que isto esteja acontecendo.

 

 

 

 

Outra explicação para as perdas da TIM poderia ser a migração mais intensiva de pré-pagos para planos controles do pós-pago. A TIM liderou em adições líquidas de pós-pago sem M2M (1.125 mil) nos primeiros sete meses do ano, superando a Vivo (989 mil) e a Claro (196 mil).

 

 

 

 

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

  • A Claro vai ultrapassar a TIM em market share de celulares?
  • Até quando a TIM vai continuar tendo perdas no pré-pago maiores que as demais operadoras?
  • Qual a importância de assumir a 2ª colocação em market share?

 

 

Comente!

Use o espaço abaixo para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site:

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Loading

EVENTOS

Mais Eventos

 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...