Seção: Comentários Teleco

 


Cobertura Celular no Brasil

Atualizado em: 28/01/2005

 

Nota: Comentário atualizado com dados de cobertura de operadoras consolidados em 15/01/05 no ucel. As maiores alterações ocorreram na Brasil Telecom GSM.

 

O Serviço Móvel Pessoal (SMP) está disponível para 86% da população e 48% dos municípios do Brasil (Anatel). Ele não está presente em grande parte dos pequenos municípios brasileiros. No Brasil, 87% da população está concentrada em municípios com mais de 15 mil habitantes (38% dos municípios).

 

Em 1997/1998 o Celular ainda era considerado um serviço alternativo e o compromisso das operadoras de Banda A foi estabelecido em atender a sede de municípios com mais de 30 mil habitantes. As operadoras de Banda A e B superaram os compromissos de contratos porque tinham que cobrir estradas (e daí cidades com menos de 30 mil habitantes) e "hot spots", cuja população flutuante cresce nas temporadas.

 

As operadoras de Banda A, em muitos casos, remanejaram suas ERBs analógicas (AMPS) para atender as localidades menores. A Vivo em São Paulo, por exemplo, ainda atende a 1/3 das suas localidades apenas com sistemas analógicos. Como apresentado na tabela a seguir 13,8% dos municípios do Brasil são atendidos ainda por apenas uma operadora.

 

Número

operadoras

%

Pop. Brasil

% Municípios Brasil
Nenhuma 13,1 50,5
1 4,5 11,8
2 4,5 8,6
3 40,5 16,6
4 37,2 12,5

Fonte: Operadoras, consolidados no ucel em (15/01/05). População: IBGE 2004.

 

A maior parcela da população (40,5%) é atendida por 3 operadoras. Como ainda não há uma 4ª operadora em São Paulo, no Nordeste (área 10) e em Minas Gerais a maior competição (4 operadoras) atinge apenas 37,2% da população e 12,5% dos municípios brasileiros.

 

Os 13,1% da população não atendida por nenhuma operadora faz com que o Brasil tenha uma "penetração corrigida" de mais de 40 celulares por 100 habitantes.

 

A tabela a seguir apresenta o percentual de população e municípios brasileiros atendidos pelas operadoras de celular no Brasil. Estes dados estão sendo acompanhados pelo ucel, portal dedicado ao usuário de celular, onde é possível ver este dados atualizados e consultar a cobertura das operadoras por área local de celular (mesmo código DDD).

 

 

% Pop Brasil

% Municípios Brasil

Vivo 64 34
Tim 82 35
Claro 65 27
Oi 38 13
Amazônia/Telemig Cel 14 8
Brasil Telecom GSM 19 11
CTBC e Sercomtel 2 1,5

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • A telefonia fixa está disponível hoje com acessos individuais em todos os municípios brasileiros e nestes municípios em localidades com mais de 600 habitantes. A telefonica celular irá avançar até ter uma cobertura semelhante?
  • O celular cobre estradas e regiões em um município onde não há telefonia fixa. Seria uma solução mais adequada para áreas rurais do que a telefonia fixa wireless?
  • A modernização por que passa o agro negócio no Brasil oferece oportunidades para aplicações wireless de voz e dados. As operadoras de celular estão explorando este filão?

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Internet das Coisas
27 de Junho

Market Update

Regulamentação

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Mais Eventos




LIVROS

 

 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...