Seção: Comentários Teleco

 


Comentário

Atualizado em: 28/02/2005

 

Usuários de Banda Larga e Internet no Brasil

 

Crescimento de acessos banda larga no Brasil

 

O Brasil terminou 2004 com 2,26 milhões de acessos banda larga sendo 83,5% ADSL e o restante via cabo ou rádio. (Estimativa do Teleco).

 

O Teleco estima que o ritmo de crescimento do número de acessos Banda Larga no Brasil observado em 2004 e 2003 (90%) será mantido em 2005. O Brasil terminará o ano com 4,21 milhões de acesso Banda Larga dos quais 85% serão ADSL. Desta forma, o percentual de linhas com telefone em serviço que possuem uma conexão ADSL passará de 5% (2004) para 9,4% (2005). No final de 2004 este índice era de 3% para a Telemar, 6% para a BrT e 7% para a Telefonica.

 

O número de acessos banda larga no mundo em 2004 foi estimado em mais de 150 milhões (Point-topic) com um crescimento de 50% no ano. O Brasil está entre os 15 maiores países em número de conexões no mundo.

 

Segundo o IBOPE/Net ratings 2004 "terminou com 5,3 milhões de usuários domiciliares navegando em alta velocidade".Este número é maior que o de 2,26 milhões de acessos, apesar de só incluir usuários domiciliares, pois um acesso é utilizado por mais de 1 usuário. Segundo a mesma fonte os usuários de banda larga respondem por mais de 70% do tempo consumido na internet domiciliar brasileira.

 

O crescimento de conexões banda larga é importante também para viabilizar a utilização novas tecnologias como VoIP.

 

Usuários de Internet no Brasil

 

Não existe fonte que pesquise sistematicamente o número de usuários de internet no Brasil. O último número publicado pela UIT e utilizado internacionalmente é de 2002 e apontava a existência de 14,3 milhões de usuários.

 

Utilizando-se os dados do IBGE (PNAD) é possível estimar que em 2003 existiam no Brasil 5,6 milhões de domicílios com acesso a internet ou 19,9 milhões de usuários domiciliares com acesso.

 

Segundo o IBope/netratings existiam no Brasil (dez/04) 18,6 milhões de usuários domiciliares com acesso a internet sendo 10,8 milhões (58,2%) ativos no mês. O número de usuários domiciliares é acompanhado pelo Ibope/netratings. Um universo de usuários com acesso é estimado trimestralmente e o número de usuários ativos medido mensalmente. (Metodologia adotada em jan/04).

 

Estes números indicam que, ao contrário do número de acessos banda larga, o número de usuários domiciliares de internet no Brasil manteve-se estável em 2004.

 

Evolução do número de usuários domiciliares de Internet em 2004

 

Não existe uma fonte que acompanhe o número de usuários de internet no local de trabalho no Brasil. Apesar de grande parte destes usuários acessar a internet também na sua residência, existe uma parcela que tem acesso apenas no local de trabalho.

 

Nos países da Europa (medidos pelo netratings) o número de usuários que acessavam a internet apenas do local de trabalho este percentual variava em dez/04 entre 5 e 17% do total de usuários.

 

No Brasil, segundo o IBGE (Cempre) existiam em 2002 no Brasil 4,8 milhões de unidades locais de empresas ocupando 25 milhões de pessoas.

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Até quando continuará acelerado o crescimento de acessos banda larga no Brasil? Qual o limite para o número de domicílios e empresas?
  • O número de usuários de internet no Brasil parou de crescer? Quais as perspectivas para 2005?

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Regulamentação de Telecom
17 de Novembro

Market Update

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...