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Seção: Comentários Teleco
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Claro x TIM: A disputa pelo 2º Lugar?
Publicado em: 28/03/2005
Com o 1º trimestre de 2005 praticamente terminado volta a expectativa em relação a disputa entre Claro e Tim pelo 2º lugar em market share de celulares no Brasil.
Em 2004 a Claro conseguiu manter o 2º lugar, tendo terminado o ano com uma diferença entre 13 e 70 mil celulares.
Nº de Celulares em 2004 (Milhares)
Fonte | Claro | Tim | Delta |
Operadoras | 13.657 | 13.587 | 70 |
Anatel* | 13.613 | 13.600 | 13 |
* Calculado a partir dos % de market share divulgados pela Anatel. As diferenças ocorrem por que os números divulgados pelas operadoras são um pouco diferentes dos que elas enviam para a Anatel.
A Tim está à frente da Claro na Região I, enquanto a Claro lidera nas demais regiões.
Market Share das Operadoras 2004 (Fonte: Anatel)
dez/04 | Região I | Região II | Região III | Brasil |
Vivo | 24,1% | 52,19% | 55,15% | 40,46% |
Claro | 15,55% | 22,88% | 27,30% | 20,75% |
Tim | 22,38% | 21,29% | 17,17% | 20,73% |
Oi | 23,31% | 0% | 0% | 10,36% |
Amaz. e Telemig |
13,83% | 0% | 0% | 6,15% |
Outras* |
0,83% | 3,64% | 0,39% | 1,55% |
*BrT GSM, CTBC e Sercomtel
A aquisição da Amazônia e da Telemig Celular colocaria a Claro em 1º lugar na Região I e consolidaria a sua posição no 2º lugar com uma margem de 6% em relação a Tim.
A Tim terminou 2004 como a maior operadora GSM do Brasil e a Claro como a maior operadora TDMA.
Milhares | Claro | Tim |
GSM | 6.136 | 8.802 |
TDMA | 7.521 | 4.785 |
Total | 13.657 | 13.587 |
Desempenho Econômico Financeiro
A Tim supera a Claro em receita e EBITDA.
R$ Milhões | Claro | Tim* |
Receita Líquida | 5.248 | 6.290 |
EBITDA | 18 | 1.015 |
Margem EBITDA | 0,3% | 16,1% |
* estimado pelo Teleco a partir dos dados segundo padrões contábeis italianos.
O bom desempenho da Tim pode se explicado pelo fato de 41% dos seu celulares pertenceram a operadoras de Banda A, grupadas na Tim Participações (Tim Nordeste e Tim Sul), e 21% à Tim Celular (Banda D) em São Paulo. Já a Claro é formada predominantemente por operadoras de Banda B (2ª operadora a entrar no mercado). O ARPU da Tim no último trimestre de 2004 foi de R$38 e o da Claro R$ 28.
Nesta disputa, a Tim tem a vantagem de cobrir todo o Brasil, disputando um mercado maior que a Claro, pelo menos até a entrada em operação da Claro em Minas Gerais.
Diante deste quadro pergunta-se:
- A Tim já superou a Claro em número de celulares?
- Qual a importância de ocupar a 2ª colocação?
- A Tim ou a Claro podem vir a ameaçar a liderança da Vivo?
- Como esta disputa pode afetar o crescimento do celular no Brasil?
- A Claro buscará um equilíbrio maior entre market share e rentabilidade?
- Como a solução do conflito do Opportunity com seus sócios pode afetar este quadro?
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Comentário de Eduardo Chacon |
Com certeza ser o segundo em Telecom no Brasil é muito importante, significa estar no páreo para ser o número 1 (objetivo de toda grande empresa).
A VIVO na minha opinião, tende a perder mercado, caso não tome algunas decisões importantes, tais como:
Os itens acima, devem ser analisados com muito cuidado, os usários que trazem lucros às operadoras, sabem e analisam estas variáveis, para tomar uma decisão.
Com relação ao número de celulares da TIM e da Claro, acredito que a TIM seja a maior. A Claro, com certeza utiliza os números TDMA, para se apresentar como segunda em Share e estes números não são 100% confiáveis. |
Comentário deAlexandre Andrade. |
Quanto ao comentário do Eduardo que a Claro se utiliza dos clientes TDMA para crescer sua base e ser a 2° maior, a TIM também conta com sua base TDMA em Bahia, Sergipe e Minas Gerais para engordar os seus números, além de lebrar que a Claro não tem base de clientes em MG e região Norte (Amazonas). |