Seção: Geral

08/05/2016

Reclamações aos Órgãos de Defesa do Consumidor

 

Procon SP Procon BR Consumidor Dados Históricos

Nesta página: Reclamações aos Procons


Balanço do Consumidor.gov.br

 

O Consumidor.gov.br é um serviço público que visa a resolução de conflitos de consumo pela internet. É viabilizado através de uma plataforma tecnológica de informação, interação e compartilhamento de dados. O monitoramento é realizado pelos órgãos de defesa do consumidor e pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Ele não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor.

 

As empresas participantes analisam e respondem as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.

 

A plataforma foi lançada dia 27 de junho de 2014 e já registrou mais de 560 mil reclamações até dezembro de 2016.

 

Indicadores 2015 2016
Índice Médio de Solução 77,9% 80,3%
Percentual de Reclamações Respondidas 99,7% 99,6%
Prazo Médio de Resposta 6,8 dias 6,3 dias
Nota Média do Consumidor 3,1 3,3
Nota Média: escala de 1 a 5

 

 

 

Assuntos mais Reclamados

 

Assunto 2015 2016
Telefonia Móvel Pós-Paga 8,8% 8,9%
Aparelho Celular 8,6% 7,1%
Pacote de Serviços (Combo) 5,1% 6,7%
TV por Assinatura 9,3% 6,3%
Telefonia Fixa 7,0% 5,7%
Telefonia Móvel Pré-Paga 7,1% 5,2%
Internet Fixa 5,9% 5,2%

 

Operadoras de Telecomunicações (Telefonia, internet e TV por Assinatura) correspondiam a 47,5% do total das reclamações realizadas em 2016.

 

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