01/04/2008


What to follow in 2008

 

 

 

 

O ano de 2007 foi bom para o setor de telecomunicações e 2008 promete ser melhor ainda. Apresenta-se a seguir uma seleção das 10 principais tendências/acontecimentos selecionadas pela Teleco para serem acompanhadas em 2008.

 

1) Crescimento do celular

 

O celular recuperou o ritmo de crescimento no 2º semestre de 2007 e deve continuar crescendo em 2008, terminando o ano com uma densidade superior a 70 cel/100 hab. A entrada da Oi em São Paulo e da Vivo no Nordeste devem estimular este crescimento. Os pacotes promocionais de minutos a preços cada vez mais baixos para chamadas na rede da própria operadora devem também estimular o uso do celular no Brasil.

 

Ainda não está claro se a Unicel irá entrar efetivamente em operação em 2008. A licitação da banda H para 3G pode, no entanto, transformar a Nextel em uma nova operadora de celular com cobertura nacional.

 

Espera-se ainda que em 2008 a cobertura do celular seja estendida para a quase totalidade dos municípios brasileiros.

 

2) 3G

 

A implantação da 3G no Brasil deve estimular o aparecimento de novos serviços no celular e a oferta da banda larga móvel. O sucesso da 3G dependerá em grande parte da abrangência da cobertura do serviço implantada pelas operadoras e da disponibilidade de aparelhos a preços acessíveis.

 

3) WiMAX

 

Aguarda-se para 2008 a licitação de frequências de Wimax (3,5GHz) no Brasil e certificação de aparelhos para "Wimax Móvel" pelo Wimax Fórum. Este pode ser mais um estimulador para o crescimento da banda larga no Brasil.

 

4) Banda Larga e VOIP

 

Maior cobertura e velocidades maiores, viabilizando a utilização do VOIP em maior escala, é o que se espera da Banda larga em 2008.

 

As operadoras devem aumentar seus investimentos na expansão da oferta da Banda Larga no Brasil, seja através de soluções wireless (3G e Wimax) ou através de outras tecnologias, como a rede de fibra óptica que a Telefonica está implantando na região dos Jardins em São Paulo.

 

A troca dos compromissos de universalização de PSTs pela implantação de conexões (backhaul) a todos os municípios brasileiros é outro fator que irá estimular o crescimento da banda larga.

 

O VOIP deve continuar crescendo na esteira da Banda Larga.

 

5)Portabilidade numérica

 

A portabilidade numérica deve chegar finalmente ao Brasil em 2008. Você poderá trocar de operadora e manter o seu número telefônico. A implantação será gradual, por grupos de áreas locais (mesmo DDD) e deve ter início em agosto de 2008.

 

6) Consolidação das Operadoras

 

O processo de consolidação de operadoras deve continuar em 2008. Além da tão discutida fusão da Oi com a Brasil Telecom (BrT), deve-se acompanhar o desenvolvimento da negociação da Telefonica com a Portugal Telecom para comprar a parte desta na Vivo.

 

Será interessante acompanhar também como evoluirá a participação da Telefonica na Telecom Italia nos aspectos operacionais e regulatórios.

 

 

7) Marco regulatório

 

Alguns aspectos do marco regulatório de telecomunicações vêm sendo intensamente debatidos e podem ser objeto de mudanças em 2008. Dentre eles, destaca-se a questão da reforma da lei da TV a cabo.

 

O substitutivo preparado pelo Deputado Jorge Bitar para projetos em tramitação na Câmara pode servir de ponto de partida para uma mudança importante na regulamentação.

 

Está prevista para ocorrer também em 2008 a Conferência Nacional de Comunicações.

 

No campo da Anatel, entram em vigor em 2008 os novos regulamentos do SMP e da TV por Assinatura.

 

Existe ainda a perspectiva de que o setor inicie em 2008 um nova luta pela diminuição da carga tributária.

 

8) Entrada das operadoras de Telefonia fixa na TV por Assinatura (IPTV)

 

A entrada das operadoras de telefonia fixa na TV por assinatura pode se acentuar em 2008 com a realização de novas licitações pela Anatel e a implantação da IPTV. Aumentaria desta forma a quantidade de prestadoras com uma oferta de "triple play".

 

9) TV Digital e Rádio Digital

 

Em 2008 a TV Digital iniciará as suas transmissões na região metropolitana do Rio de Janeiro (abril/maio), na de Belo Horizonte e Brasília (Junho) e nas regiões metropolitanas  de Fortaleza, Salvador e Curitiba (outubro).

 

A expectativa é que , com o aumento das cidades atendidas, o preço dos conversores comece a cair e a programação oferecida em alta definição aumente. Aguarda-se também para 2008 o lançamento de um primeiro conjunto de funções relacionadas à interatividade e a chegada dos primeiros celulares com recepção de TV Digital aberta no padrão escolhido pelo Brasil.

 

Espera-se ainda para 2008 a definição do padrão de rádio digital a ser adotado pelo Brasil.

 

10) Convergência Fixo Móvel.

 

Algumas operadoras de telefonia fixa, notadamente a Brasil Telecom, estão apostando em uma estratégia de convergência fixo-móvel como forma de potencializar a sua rede de telefonia fixa. No campo das celulares a Tim também resolveu entrar no mercado de telefonia fixa. Será interessante observar, em 2008, até que ponto estas estratégias terão sucesso.

 

Diante deste quadro pergunta-se:

  • Como ficará o quadro das operadoras de telefonia celular?
  • A Nextel irá adquirir uma licença de 3G?
  • A Unicel implantará sua rede em São Paulo?
  • A licitação de Wimax irá ocorrer em 2008?
  • Os serviços VoIP terão maior participação no mercado de Voz, competindo com a telefonia convencional? Outras operadoras de maior porte seguirão o exemplo da parceria da Net com a Embratel?
  • A portabilidade numérica será um fator de competição para o mercado de telecomunicações, tanto na telefonia fixa como na celular?
  • A consolidação das operadoras afetará significativamente a competição?

 

Comentários dos leitores do Teleco

 

 

Comente.

 

Para enviar um comentário clique em: teleco@teleco.com.br

 

Indique no email se autoriza a sua publicação.

 

 

 

Workshop

 

 

TELECO CONSULTANCY

Reports

Imagem cortesia FreeDigitalPhotos.net

Telecom, Cellular and Capex

Workshops

Market Update

Latin America

Regulation in Brazil

Consultancy

Studies and Databases

More Products

EVENTS

More Events

REPORTS

Huawei Whitepaper

Mavam




 

 

 

 

 

Print this Page

Add to favorites Communicate errors