Seção: Banda Larga

 


Acesso Público a Internet através de redes semfio (Wi-Fi)

Atualizado em: 10/10/04

 

Serviço

 

Acesso público a Internet em Banda Larga através de redes sem fio de alta velocidade em locais como aeroportos, cafés, restaurantes e hotéis. Estes locais são denominados “hot spots”.

 

Um “hot spot” é um local onde está instalada uma rede local sem fio (Wireless LAN), utilizando a tecnologia IEEE 802.11b também conhecida como Wi-Fi que possibilita a conexão de computadores portáteis a distâncias de até 100 metros da estação base.

 

Como utilizar o serviço:

  1. É necessário possuir um computador portátil com placa de rede wireless ou um dispositivo handheld com um cartão wireless (Wi-Fi compatível com IEEE 802.11b).
  2. É preciso ter um login e senha válidos para acessar a rede. Eles podem ser obtidos dos prestadores de serviço pelo pagamento de uma taxa mensal ou através da utilização de cartão pré-pago que dá direito a minutos de uso.
  3. Ao ser ativado no hot spot o computador irá detectar automaticamente a rede e exibirá uma janela pedindo o seu login e senha. Após entrar com estes dados e ser autenticado pelo sistema você estará conectado a rede e terá acesso a Internet.

Hot spots existentes no Brasil

 

A principal rede de “hot spots” no Brasil está sendo implantada pela Vex, antiga Pointer Networks. A Vex atua na implantação e operação dos “hot spots”, deixando para seus parceiros, operadoras de telecomunicações e provedoras de acesso a Internet a venda direta de mensalidades ou cartões pré-pagos para o consumidor final.

 

Estão em operação no Brasil hoje “hot spots” mais de 20 aeroportos do Brasil, inclusive São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Rio de Janeiro ( Galeão e Santos Dumont), Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília.

 

Outros “hot spots” estão localizados em São Paulo nas redes do Frans Café e do Ofner, e no restaurante Dressing.

 

Os planos da Vex prevêem a expansão para 200 “hot spots” em operação até o final de 2004 passando a incluir também hotéis.

 

Vex: www.vexbr.com.br

 

Provedores do serviço

 

Os provedores estão oferecendo o serviço com o custo de uma assinatura mensal para acesso ilimitado variando R$ 45,00 a R$ 65,00. Oferecem também roaming internacional.

 

AJato www.ajato.com.br/informacoes_wi_fi.asp?menu=wi_fi
Brasil Telecom www.brturbo.com/asas/
IG registro.ig.com.br/wifi/wifig_7.html
Telefonica www.speedywifi.com.br (gratuito por tempo limitado)
Terra

terraplus.terra.com.br/wi-fi/

 

Comentário

 

Esta solução oferece ao usuário, fora do seu escritório ou residência, uma solução de acesso a Internet com alta velocidade e baixo custo quando comparado a alternativas como o acesso de dados via operadoras de celular.

 

A velocidade de acesso à Internet dependerá em grande parte do acesso através do qual a estação base está conectada a Internet, uma vez que a taxa de transmissão na rede sem fio é de 11 Mbit/s.

 

O uso de computadores em “hot spots” deve ser acompanhado de cuidados com a proteção de dados confidenciais sendo recomendável à instalação de um firewall no computador portátil.

 

Existe no mundo, e principalmente nos Estado Unidos, uma expansão crescente do número de “hot spots”. Desta forma, usuários deste serviço no Brasil poderão cada vez mais fazer uso desta solução quando em viagem para o exterior.

 

Consulte

 

Tutorial do Teleco

Wireless LAN

 

Wi-Fi (wireless fidelity) é marca registrada pertencente à Wireless Ethernet Compatibility Alliance -WECA

http://www.wi-fi.org

 

Site com notícias sobre Wi-Fi

http://wifinetnews.com/

 

WirelessBR

http://geocities.yahoo.com.br/wirelessbrasil

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Market Update

04 de Abril

Regulamentação de Telecom

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

IoT BRASIL SUMMIT 2017

Organizador: Telesemana/Teleco
5 de abril

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...

Banda Larga