Seção: Qualidade

03/01/2008

Reclamações ao PROCON/SP - 2006

Nesta página: Reclamações aos Procons no ano de 2006

 


 

Reclamações Fundamentadas em 2006

 

Reclamações fundamentadas feitas ao Procon da cidade de São Paulo em relação às Operadoras de Telefonia Fixa e Celular na cidade de São Paulo:

 

Operadora 2003 2004 2005 2006
Reclamac. Reclamac. Reclamac. Reclamac. Atendidas
Telefônica 478 1.042 503 2.254 95,6%
Vivo 346 661 870 1.059 85,5%
Embratel 648 318 591 895 84,6%
Claro (BCP) 181 231 1.035 507 78,8%
Tim 40 84 113 268 57,4%
Telemar 9 39 272 85 28,2%
Brasil Telecom 13 14 75 65 38,4%
Total 1.715 2.389 3.459 5.133 88,0%

 

Em 2006 foram formalizadas junto ao Procon-SP um total de 20.764 reclamações fundamentadas, das quais 5.678 foram referentes às operadoras de serviços telefônicos, representando 27,35% do total. A campeã de reclamações em 2006 foi a Telefônica, que teve um crescimento de 349% nas reclamações fundamentadas em relação ao ano passado.

 

As principais reclamações no setor de telefonia continuam sendo quanto a fraude e erro em conta, qualidade de atendimento e clonagem. Com a intervenção e intermediação da Fundação Procon-SP, os líderes do ranking das empresas reclamadas tanto na área de telefonia fixa quanto na de celular atenderam, em média, 88% das reclamações formalizadas.

  • Cobrança indevida ou abusiva (3.039)
  • Dúvida sobre conta e valores (993)
  • Reclamação de serviço (392)

 

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