Seção: Telefonia Celular

15/03/2017

Qualidade Celular - Reclamações

 

Qualidade Celular Qualidade Município Taxa Banda
Larga Móvel
Reclamações Desempenho (IDA)

Nesta página: Ranking de Reclamações de Telefonia Celular na Anatel. Fonte: Anatel.


Reclamações por 1000 assinantes na Anatel (Mensal)

 

 

Apresenta-se a seguir o ranking de reclamações na Central de atendimento da Anatel.

 

  2016
Meta 0,200
Operadoras Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
TIM 0,629 0,582 0,637 0,565 0,622 0,701 0,826 0,956 0,790 0,802 0,871 0,750
VIVO 0,566 0,557 0,611 0,578 0,585 0,551 0,536 0,608 0,523 0,527 0,556 0,554
CLARO 0,560 0,511 0,616 0,487 0,494 0,535 0,510 0,551 0,500 0,481 0,482 0,482
Oi 0,499 0,428 0,528 0,503 0,482 0,506 0,451 0,492 0,443 0,427 0,429 0,451
Algar 0,103 0,101 0,120 0,091 0,092 0,107 0,106 0,146 0,137 0,142 0,154 0,176
Sercomtel   0,183 0,045 0,120 0,044 0,044 0,084 0,056 0,028 0,139 0,056 0,071 0,112

Obs: Os números em vermelho não atingiram a meta estabelecida.

 

 

  2015
Meta 0,200
Operadoras Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dev
Tim 0,317 0,379 0,594 0,515 0,556 0,591 0,657 0,569 0,550 0,538 0,656 0,692
Vivo 0,309 0,351 0,519 0,443 0,470 0,512 0,565 0,591 0,581 0,518 0,490 0,589
Claro 0,252 0,340 0,481 0,463 0,491 0,558 0,696 0,620 0,558 0,585 0,556 0,560
Oi 0,287 0,332 0,455 0,434 0,537 0,545 0,563 0,565 0,516 0,456 0,496 0,498
Algar 0,080 0,124 0,143 0,240 0,171 0,166 0,162 0,137 0,136 0,133 0,113 0,112
Sercomtel   0,038 0,075 0,073 0,018 0,017 0,085 0,132 0,179 0,127 0,125 0,310 0,600

Obs: Os números em vermelho não atingiram a meta estabelecida.

 

  2014
Operadoras Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dev
TIM 0,357 0,311 0,262 0,295 0,402 0,409 0,444 0,418 0,438 0,426 0,390 0,302
Oi 0,469 0,395 0,294 0,313 0,470 0,445 0,496 0,438 0,448 0,372 0,365 0,287
Vivo 0,321 0,265 0,222 0,228 0,331 0,304 0,358 0,375 0,372 0,328 0,346 0,280
Claro 0,309 0,278 0,217 0,245 0,346 0,319 0,392 0,365 0,365 0,344 0,292 0,213
Algar 0,212 0,164 0,096 0,189 0,196 0,172 0,246 0,229 0,181 0,107 0,120 0,075
Sercomtel  0,068 0,071 0,074 0,019 0,097 0,038 0,038 - 0,097 0,136 0,019 0,018

 

 

  2013
Operadoras Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Oi 0,675 0,547 0,612 0,646 0,676 0,668 0,829 0,683 0,590 0,617 0,552 0,502
TIM 0,366 0,350 0,389 0,359 0,407 0,340 0,391 0,414 0,371 0,397 0,363 0,392
Claro 0,426 0,406 0,460 0,473 0,467 0,433 0,467 0,433 0,373 0,408 0,342 0,344
Vivo 0,299 0,274 0,294 0,323 0,320 0,302 0,344 0,378 0,385 0,363 0,352 0,325
Algar 0,279 0,276 0,335 0,333 0,281 0,292 0,337 0,414 0,349 0,348 0,328 0,276
Sercomtel 0,073 0,014 0,029 0,014 0,015 0,015 0,033 0,061 0,063 0,079 0,096 0,033

 

 

 

 

Reclamações por 1000 assinantes na Anatel (Trimestral)

 

 

Apresenta-se a seguir o ranking de reclamações na Central de atendimento da Anatel por trimestre.

 

 

Operadoras 1T13 2T13 3T13 4T13 1T14 2T14 3T14 4T14
Oi 0,612 0,664 0,701 0,557 0,386 0,409 0,461 0,342
Tim 0,368 0,369 0,392 0,392 0,310 0,368 0,433 0,372
Claro 0,431 0,458 0,424 0,400 0,268 0,303 0,374 0,283
Vivo 0,289 0,315 0,370 0,269 0,269 0,287 0,368 0,318
Algar  0,297 0,302 0,367 0,370 0,157 0,185 0,218 0,100
Sercomtel 0,039 0,015 0,053 0,067 0,071 0,051 0,045 0,056

Nota: A partir de dezembro de 2011, unificou-se a apresentação dos dados de desempenho relativos às operadoras Brasil Telecom e Oi.

 

 

 

Reclamações por 1000 assinantes na Anatel (Anual)

 

 

Apresenta-se a seguir o ranking de reclamações na Central de atendimento da Anatel por ano.

 

 

Operadoras 2010 2011 2012 2013 2014
Oi 0,395 0,561 0,726 0,846 0,537
Claro  0,353 0,469 0,574 0,558 0,406
Tim 0,382 0,515 0,446 0,507 0,494
Vivo 0,235 0,293 0,339 0,439 0,418
Algar  0,254 0,267 0,261 0,446 0,220
Sercomtel 0,056 0,076 0,044 0,058 0,068
Aeiou 0,328 - - - -

 

 

Reclamações por motivo ofensor na Anatel por Pré-Pago

 

 

 

Apresenta-se a seguir o ranking de reclamações por motivo ofensor na Central de atendimento da Anatel por celulares Pré-Pagos em 2015.

 

 

Motivos 2015
Cobrança 43,0%
Qualidade e funcionamento do Serviço ou Equipamento 13,0%
Instalação ou Ativação ou Habilitação 10,0%
Crédito Pré-Pago 6,0%
Atendimento 5,0%
Outros 23,0%
Total 100,00%

 

 

 

Reclamações por motivo ofensor na Anatel por Pós-Pago

 

 

 

Apresenta-se a seguir o ranking de reclamações por motivo ofensor na Central de atendimento da Anatel por celulares Pós-Pagos em 2015.

 

 

Motivos 2015
Cobrança 49,0%
Qualidade e Funcionamento do Serviço ou Equipamento 10,0%
Dificuldade em Cancelar 7,0%
Bloqueio ou Suspensão e Desbloqueio 7,0%
Atendimento 5,0%
Outros 22,0%
Total 100,00%

 

 

Reclamações por motivo ofensor na Anatel (Anual)

 

 

Apresenta-se a seguir as reclamações por motivo ofensor na Central de atendimento da Anatel.

 

 

Motivos 2010 2011 2012 Jan-Jul/13
Cobrança 39,0% 42,1% 40,5% 40,9%
Serviços Adicionais 9,0% 8,5% 9,7% 9,6%
Reparo 4,6% 4,6% 5,7% 6,3%
Planos de Serviço 4,3% 5,5% 5,8% 5,5%
Cancelamento 4,4% 5,2% 5,4% 5,3%
Bloqueio 4,2% 3,8% 4,0% 4,9%
Atendimento 11,6% 8,3% 5,6% 4,8%
Habilitação 1,8% 4,3% 4,6% 4,8%
Promoções 4,9% 4,5% 3,9% 3,8%
Cartão pré-pago 0,3% 0,0% 0,0% 3,1%
Código de acesso 1,5% 2,1% 0,4% 0,0%
Desbloqueio 4,7% 0,9% 0,4% 0,0%
Demais Motivos 9,7% 10,1% 14,0% 11,0%
Total 754.471 892.393 1.131.767 791.577

 

 

 

 

 

No Teleco:

Grau de Satisfação com as Operadoras

Reclamações no Procon

Comentário: As metas de qualidade estão sendo cumpridas?

Tutorial: Qualidade no SMP

 

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Market Update 2017

04 de Abril

Regulamentação de Telecom

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop Teleco Market Update 2017

Organizador: Teleco
4 de abril

IoT BRASIL SUMMIT 2017

Organizador: Telesemana/Teleco
5 de abril

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...

Telefonia Celular