Seção: Qualidade

17/03/2017

Qualidade

Qualidade Pesquisas

Nesta página: Evolução das Reclamações por Serviço, Interações dos usuários com a Anatel. Links para todas as páginas que compõe a seção de qualidade dos vários serviços de Telecomunicações.


Reclamações por Serviço na Anatel

 

 

 

 

 

Serviço 2015 2016 2017
Pós-Pago - - 34,1%
Telefonia Fixa 24,3% 24,2% 23,1%
B. Larga Fixa 14,9% 14,8% 15,6%
Pré-Pago 47,1% 47,3% 13,9%
TV por Assinatura 13,2% 13,1% 12,6%
Outros 0,5% 0,5% 0,5%

 

 

 

 

 

Indicadores de Qualidade

 

Líderes em Qualidade - Dez/16

 

Operadoras IDA Reclamações por 1000 assinantes
Celular Claro Oi
Telefonia Fixa Embratel Embratel
TV por Assinatura Vivo Vivo
Banda Larga Fixa Net Net
Nota: IDA referente a operadora com maior nota. Reclamações referentes a operadora com menor número de reclamações por 1000 assinantes.

 

Metas Atendidas

 

Operadoras 2013 2014 2015 2016
TV por Assinatura - 84,3% 81,8% 85,9%
Telefonia Fixa 74,7% 73,3% 72,6% 77,3%
Celular 68,7% 68,8% 68,5% 69,6%
Banda Larga Fixa 70,5% 68,1% 59,8% 62,3%
Nota: *Ano de 2013 com dados de jun a dez.

 

 

 

 

Agência lança app "Anatel Consumidor"

 

No dia 26 de junho de 2015, a Anatel promoveu o lançamento do aplicativo "Anatel Consumidor", que permite o registro e acompanhamento, em celulares e tablets, de reclamações contra as prestadoras de telecomunicações. A ferramenta também permite o envio e acompanhamento de sugestões e solicitações de informações. Dúvidas sobre os direitos do consumidor podem ser sanadas na seção "Perguntas Frequentes".

 

O app, que está disponível para os sistemas Android, iOS (Apple iPhone) e Windows Phone, pode ser baixado nas lojas de aplicativos de forma gratuita.

 

Segunda a Anatel, a intenção é que a internet seja, nos próximos anos, o principal canal de atendimento da Agência, substituindo a Central de Atendimento Telefônico da Agência que, até maio deste ano, foi o canal pelo qual foram registradas 63% das reclamações contra prestadoras de Telecomdo Brasil.

 

 

Índice Nacional de Satisfação do Consumidor - INSC

 

O Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) é uma medida da satisfação do consumidor brasileiro.

 

O índice foi desenvolvido pelo núcleo de pesquisa em marketing e finanças da ESP e avalia a qualidade dos bens de consumo e serviços de vários setores da economia brasileira.

 

A tabela e o gráfico apresentam os resultados para os segmentos de Comunicações e Indústria.

 

....

Mês Comunicações  Indústria
jan/17 37,7% 55,5%
dez/16 35,0% 54,9%
nov/16 38,6% 56,8%
out/16 35,4% 56,0%
set/16 34,7% 55,3%
ago/16 34,6% 54,6%
jul/16 34,5% 53,0%
jun/16 33,3% 53,5%
mai/16 30,3% 53,3%
abr/16 26,6% 51,9%
mar/16 25,3% 52,3%
fev/16 28,1% 52,6%
jan/16 30,7% 52,9%

 

Setor de Comunicações integra as empresas Vivo, Tim, Claro e Oi.

 

Índice Nacional de Satisfação do Consumidor

 

 

 

 

Telefonia Celular

Qualidade Celular

Indicadores de qualidade das operadoras de celular definidos pelo Plano Geral de Metas de Qualidade (PGMQ) do SMP. Acompanhamento mensal do percentual de metas de qualidade atendidas pelas operadoras.

Reclamações

Reclamações na central de atendimento da Anatel por assinantes e motivo ofensor. Ranking de Reclamações de Telefonia Celular na Anatel.

Banda Larga

Reclamações

Ranking de reclamações Serviço de Comunicação Multimídia na central de atendimento da Anatel por motivo ofensor.

 
Serviço Telefônico Fixo Comutado

Qualidade STFC

Desempenho das Concessionárias de STFC. Acompanhamento mensal do percentual das metas atendidas na modalidade local e longa distância.

 

Reclamações

Reclamações na central de atendimento da Anatel por assinantes e motivo ofensor. Ranking de Reclamações de Telefonia Fixa na Anatel.

TV por Assinatura

Reclamações

Ranking de reclamações Serviço de TV por assinatura na central de atendimento da Anatel por motivo ofensor.

 

 

PROCON

Reclamações aos Procons

Reclamações fundamentadas feitas ao Procon em São Paulo em relação às Operadoras de Telefonia Fixa e Celular. Acompanhamento anual do percentual de reclamações atendidas.

 

Anos Anteriores: 2007 2006 2005 2004 Anteriores

   

 

Loading
CONSULTORIA TELECO

Inteligência em Telecom

Estudos e Base de Dados

Relatórios

Celular Brasil 2016

Telecom e Capex

Venda de Planilhas

Dados históricos do Mercado Brasileiro

Workshops

Market Update

04 de Abril

Regulamentação de Telecom

Mais Produtos

 
 

EVENTOS

Workshop Teleco Market Update 2016

Organizador: Teleco
4 de abril

IoT BRASIL SUMMIT 2017

Organizador: Telesemana/Teleco
5 de abril

Mais Eventos

LIVROS

 




 

 


Siga o Teleco

linkedin

 

...

Qualidade