Seção: Tutoriais Banda Larga

 

 
Roteiro de Estudo: Tecnologias de Acesso à Internet – II

 

Este roteiro apresenta um estudo das principais Tecnologias de Acesso à Internet, com foco aplicado às redes de acesso que permitem chegar à rede mundial de computadores.

 

O objetivo deste roteiro é apresentar as principais tecnologias das redes de acesso das Operadoras de Telecomunicações que chegam até o usuário final. Entende-se por rede de acesso o segmento que permite a cada usuário ou conjunto de usuários a ele interligados acessarem o núcleo da rede dessas Operadoras que se conecta ao backbone mundial da Internet.

 

A parte I deste roteiro apresenta os principais Meios de Acesso à Internet, e suas características mais importantes. Composto por rede de acesso com e sem fio, a esses meios de acesso também somam-se as redes ópticas, que permitem velocidades de acesso maiores a custos acessíveis. Completando a parte I a tecnologia ADSL é apresentada, como solução que permite o uso da rede de pares trançados de cobre da telefonia fixa tradicional com largura de banda sensivelmente maior que aquela fornecida pelo acesso discado inicial.

 

A parte II apresenta da tecnologia das Redes Ópticas Passivas (PON), cujo desenvolvimento permite um aumento considerável da largura de banda da conexão com o usuário final através do compartilhamento passivo de uma única fibra óptica por vários usuários. Essa tecnologia continua em desenvolvimento e com a escala os custos de implantação desse tipo de acesso têm se tornado bastante atrativos, frente ao benefício alcançado.

 

Como complemento do tutorial apresentado, recomendamos a leitura do Roteiro de Estudos – Redes PON – I/IV.

 

A parte III apresenta as tecnologias de Redes de Acesso sem fio Wi-Fi e Wimax, que em determinado momento histórico pareciam ser as sementes de redes de acesso das operadoras que se fixariam como parte integrante do provimento de acesso à internet. Entretanto, com o advento dos serviços de dados das redes celulares seguiram caminhos diferentes. A tecnologia Wi-Fi se tornou alternativa efetiva para redes WLAN e alternativa coadjuvante na oferta de serviços de dados pelas redes celulares, como forma de off-load da rede A tecnologia Wimax como serviço propriamente dito não conseguiu deslanchar o suficiente para ocupar seu espaço antes do advento das tecnologias mais recentes das redes celulares com capacidade de oferta de aumentada de serviços de dados (3G e 4G).

 

Como complemento do tutorial de Wi-Fi apresentado, recomendamos a leitura do Como complemente do tutorial apresentado, recomendamos a leitura do Roteiro de Estudos – Redes WLAN I/V.

 

A parte IV apresenta a tecnologia das Redes de Telefonia Celular 3G, que passaram a contar a partir do núcleo da rede com uma infraestrutura de redes de dados com maior largura de banda, levando assim o acesso à Internet aos celulares, smartphones, tablets, e dispositivos acoplados a modens 3G (computadores, terminais de ponto de venda, sistemas de telemedição e telemetria, etc.). Além disso, sempre que a cobertura da rede celular o permita, tornam-se também alternativas de acesso à Internet em locais mais distantes onde não existe rede fixa de banda larga.

 

A parte V apresenta a tecnologia das Redes de Telefonia Celular 4G, cujo conceito abrangente de rede de dados permite velocidades maiores de acesso banda larga, e transforma o serviço de voz convencional em um serviço de Voz sobre LTE (ou VoIP). Apesar de sua recente adoção no mundo e no Brasil, trata-se de uma solução que deve ser adotada em velocidade maior que a da rede 3G, substituindo-a em todas as alternativas de serviços hoje existentes.

 

Para acessar os tutoriais listados abaixo, basta clicar no nome do tutorial selecionado. Ao finalizar a leitura do tutorial, basta retornar a esta lista para selecionar o tutorial seguinte. Caso queira conhecer o currículo do autor, o mesmo procedimento deve ser adotado e, ao finalizar a leitura, basta retornar a esta lista.

 

Os tutoriais indicados em vermelho são os destaques desta semana, para fins de estudo. Na seção Teste o seu entendimento encontram-se os testes relativos aos tutoriais em destaque.

 

Tutoriais

 

Meios de Acesso à Internet

Huber Bernal Filho

 

ADSL (Speedy, Velox, Turbo)

Eduardo Tude

 

 

PON: Redes Ópticas de Acesso de Baixo Custo

William Penhas Sanchez

 

 

Wireless LAN (WLAN)

Amaury Budri, e Caio Bonilha

 

WIMAX

Edson Rodrigues Duffles Teixeira

 

 

UMTS

Eduardo Tude

 

HSDPA: A Banda Larga do UMTS

Eduardo Tude

 

 

LTE (Long Term Evolution): A Evolução das Redes 3G

White Paper Ericsson

 

LTE: Solução OFDMA Otimizada para Espectro com Maior Largura de Banda

White Paper Qualcomm

 

 

 

 

 

Imprima esta página

Adicione aos Favoritos Comunique erros