Roteiro de Estudo: Redes NGN II > Teste seu Entendimento
1. O ITU-T conceitua NGN por:
Uma rede baseada em pacotes capaz de prover serviços de telecomunicações e capaz de fazer uso de múltiplas tecnologias de transporte com QoS em banda larga, na qual as funções relacionadas a serviço sejam independentes das tecnologias relacionadas ao transporte.
A provisão de vários serviços por uma variedade de provedores, sobre uma variedade de tecnologias de rede de diferentes setores da indústria.
Uma rede em geral evoluída da rede digital integrada de telefonia que proporciona conectividade digital fim-a-fim para suportar uma variedade de serviços vocais e não vocais, aos quais os usuários têm acesso através de um conjunto limitado de interfaces usuário-rede padronizadas.

2. A ordem cronológica dos trabalhos do ITU-T, relacionados à padronização da NGN é:
NGN-GSI - NGN 2004 Project – FGNGN - GII Project.
GII Project - NGN 2004 Project – FGNGN- NGN-GSI.
NGN 2004 Project - GII Project - FGNGN - NGN-GSI.

3. Marque a afirmativa correta:
A Arquitetura de Serviços NGN deve apresentar controle centralizado, adaptar-se a centralização da estrutura SS7 e suportar transparência à localização. O controle deve ser centralizado, para suportar criação e atualização de serviços de forma padrão.
A NGN visa a convergência de praticamente todos os serviços existentes em uma única arquitetura de serviços convergentes, desacoplada da infra-estrutura de transporte de pacotes, tornando a oferta de novos serviços mais ágil e flexível.
Atualmente o que se tem na rede é uma Arquitetura de controle de serviço baseada em SCP (Service Control Point), que se caracteriza por estrutura descentralizada, adequada a ambientes de rede distribuída como é o caso da NGN.

4. A principal característica da arquitetura NGN é:
A NGN deve se basear em API’s (Application Programming Interfaces) relacionadas a serviços para suportar a criação, provisionamento e gerenciamento dos serviços.
A mobilidade generalizada, que permitirá uma provisão consistente de serviços a um usuário, isto é, o usuário será considerado uma entidade única quando utilizando diferentes tecnologias de acesso.
A clara separação entre as funções para os serviços e as funções para o transporte, que permitirá o provisionamento de serviços independentemente da rede e tipo de acesso utilizado.

5. Coloque em ordem de prioridade para a evolução das redes existentes para NGN: 1. ATM. 2. PSTN. 3. IPV4. 4. FR. 5. Redes de comunicação móvel. 6. ISDN. 7. Outros cenários.
2,6,4,1,3,5,7.
1,4,3,5,7,6,2.
4,7,6,1,2,5,3.

6. A Mobilidade generalizada significa prover a habilidade de usar diferentes tecnologias de acesso, em diferentes localidades enquanto o usuário e/ou o equipamento terminal pode se movimentar permitindo ao usuário usar e gerenciar consistentemente suas aplicações/serviços dentro dos limites da rede existente. No futuro, mobilidade será oferecida de forma mais ampla, assinale a afirmativa correta:
Os usuários no futuro poderão ter a habilidade de usar mais de uma tecnologia de acesso, permitindo movimento entre pontos da rede pública cabeada e pontos da rede pública sem fio envolvendo várias tecnologias sem interrupção de uma aplicação em uso ou de um serviço.
Os usuários no futuro, poderão se movimentar entre pontos da rede pública cabeada e pontos da rede pública sem fio com interrupção, já que haverá mais de uma tecnologia de acesso envolvida.

7. No que se refere à relação do Modelo de Referência NGN com o Modelo de Referencia Básico OSI, pode-se afirmar que:
O Modelo de Referência Básico OSI (X.200) não se adequa à NGN.
Algumas características do Modelo de Referência Básico OSI (X.200) não se adequam à NGN.
O Modelo de Referência Básico OSI (X.200) se adequa à NGN.

8. Marque a alternativa INCORRETA. Futuramente as redes de próxima geração permitirão:
Um usuário mover de um dispositivo de telecomunicação para outro durante uma chamada (Ex: Iniciar uma chamada em um celular na rua e continuá-la em um PC ao chegar em casa usando recursos adicionais do último).
Um usuário mover um dispositivo de telecomunicação de uma rede para outra (Ex: Um celular passa a funcionar em uma rede fixa).
Um usuário mover um dispositivo de telecomunicação de um ponto da rede para outro (Ex: Atravessar entre pontos da rede falando em um celular como já é possível hoje).

9. Identifica-se segundo a recomendação ITU-T Y.2011, cenários relacionados à capacidade de requisição de QoS. Qual dos cenários abaixo não está de acordo com a Y.2011?
Usuário requisitou QoS sem autorização prévia.
Rede requisita QoS.
Usuário requisitou QoS com autorização prévia.
Serviço requisita QoS.

 

 

Imprima esta página

Adicione aos Favoritos Comunique erros