Seção: Tutoriais

 

 

Roteiro de Estudo: TDM e SDH – II

 

Este roteiro apresenta um estudo das Tecnologias TDM e SDH, desenvolvidas para os sistemas de transmissão de informações de telefonia e de dados, como parte do esforço de digitalização das redes analógicas iniciais.

 

Nos sistemas de telefonia analógica a conversão analógica – digital do sinal analógico da Voz tornou-se possível graças ao desenvolvimento do conversor analógico – digital, que permitiu a realização de amostragens do sinal original para compor o sinal digital a ser enviado através das redes digitais de transmissão.

 

A parte I deste roteiro apresenta os conceitos fundamentais para a compreensão do sistema de telefonia e da conversão de voz em dados e as principais técnicas de telefonia sobre redes de dados. O objetivo desse tutorial para este roteiro é apresentar a conversão do sinal original em um sinal digital e a posterior multiplexação de vários sinais usando a tecnologia TDM (Time Division Multiplexing) para que esses sinais possam ser enviados através das redes de transmissão.

 

A parte II apresenta os principais padrões de canalização utilizados nos Sistemas TDM, entre eles: PDH, SDH e SONET.

 

A parte III apresenta os conceitos básicos e características das Redes SDH. A tecnologia SDH (Synchronous Digital Hierarchy) é utilizada para realizar multiplexação TDM com altas taxas de bits, tendo a fibra óptica como meio físico preferencial de transmissão. Entretanto, possui ainda interfaces elétricas que permitem o uso de outros meios físicos de transmissão, tais como enlaces de rádios digitais e sistemas ópticos de visada direta, que utilizam feixes de luz infravermelha.

 

A parte IV apresenta os conceitos básicos do Sincronismo em redes SDH. O projeto da Rede de Sincronismo torna–se extremamente importante na implantação das redes de transporte baseadas no padrão SDH, uma vez que o Sincronismo contribui para garantir e melhorar a qualidade do sinal transportado e para a manutenção e o aumento da taxa de bits.

 

Finalmente, a parte V apresenta uma breve introdução da arquitetura das Redes ASON (Automatic Switched Optical Network), fazendo uma comparação com o protocolo GMPLS (Generalized Multi Protocol Label Switching) e apresentando a interação entre o plano de controle e os planos de gestão e de transporte. 

 

Para acessar os tutoriais listados abaixo, basta clicar no nome do tutorial selecionado. Ao finalizar a leitura do tutorial, basta retornar a esta lista para selecionar o tutorial seguinte. Caso queira conhecer o currículo do autor, o mesmo procedimento deve ser adotado e, ao finalizar a leitura, basta retornar a esta lista.

 

Os tutoriais indicados em vermelho são os destaques desta semana, para fins de estudo. Na seção Teste o seu entendimento encontram-se os testes relativos aos tutoriais em destaque.

 

Tutoriais

 

Telefonia Digital: A Convergência de Voz em Dados

Alessandro de Souza Campos

 

Padrões de canalização em sistemas de transmissão digitais (TDM)

Huber Bernal Filho

 

Redes SDH

Huber Bernal Filho

 

Sincronismo na Rede SDH

Carlos Eduardo Almeida Freitas e Huber Bernal Filho

 

Redes ASON: A Evolução das Redes Óticas

Eduardo Almeida, Fred Henrique Silva e Karina de Alencar Lima

 

 

 

 

Imprima esta página

Adicione aos Favoritos Comunique erros