Seção: Tutoriais Banda Larga

 

 

Câmeras IP II: Estudo Viabilidade de Transmissão Com e Sem Fio

 

A iminente explosão da tecnologia entrega cada vez mais soluções aos problemas do mercado. Assim tem sido também com a segurança. As câmeras de vigilância que antes necessitavam de altíssimos investimentos podem hoje ser compradas em lojas de varejo e por preços acessíveis. Com o avanço das redes e a implantação do TCP/IP, vigiar tornou-se mais fácil e a mobilidade entrou como enorme vantagem. Além disso, a convergência IP padronizou as redes ethernet em geral, tornando totalmente possível a conversação e a compatibilização entre diferentes sistemas, interconectando redes de computadores, de vídeo-vigilância, de automação, de combate a incêndio, e outros. 

 

Atualmente câmeras IP podem ser conectadas com ou sem cabos, utilizando cabos par-trançado ou tecnologia wireless, facilitando ainda mais seu limite de instalação. Contudo, redes de comunicação precisam ser bem projetadas para que tenham um desempenho satisfatório. Há uma limitação de velocidade, distância, nível de sinal e largura de banda para cada meio de transmissão escolhido para transportar a informação. 

 

Esta série de tutoriais apresenta um estudo comparativo das tecnologias de cabeamento par-trançado e wireless, de forma a dar rumo para cada uma das soluções de transmissão e firmar cada uma delas em sua melhor utilização para a implantação de Câmeras IP. 

 

Os tutoriais foram preparados a partir do trabalho de conclusão de curso “Modelos de Competição no Setor de Telecomunicações para Serviços de Banda Larga”, elaborado pelo autor, apresentado como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Engenharia de Telecomunicações na Faculdade Assis Gurgacz – FAG. Foi orientador do trabalho o Prof. Ewerson Luiz Poisk. 

 

Este tutorial parte II apresenta os materiais e métodos utilizados no teste, os resultados dos testes realizados, a avaliação comparativa dos resultados obtidos e as conclusões finais. 

 

 

Tiago Waldow

 

Engenheiro de Telecomunicações pela Faculdade Assis Gurgacz (Cascavel, PR). 

 

Atuou como Profissional de Auto Atendimento na Trevisan Locação de Mão de Obra, executando atividades de atendimento geral a Clientes no Banco do Brasil, e como Executivo de AR no Grupo TOTVS-Microsiga, executando atividades de prospecção de Clientes, negociação e fechamento de contas, venda de sistemas ERP e de tecnologia da informação. 

 

Atualmente trabalha como Engenheiro de Telecomunicações na Proenerg Engenharia, realizando atividades de orçamento de engenharia, participação de licitações públicas, estudo de projetos, coordenação de equipe de trabalho, gerência de obras de engenharia elétrica e de telecomunicações. 

 

 

Email: tiagowtelecom@hotmail.com

 

Categorias: Banda Larga, Redes de Dados Wireless
Nível: Introdutório Enfoque: Técnico
Duração: 15 minutos Publicado em: 02/10/2017

 

 

 

Imprima esta página

Adicione aos Favoritos Comunique erros