Seção: Tutoriais Rádio e TV

 

 
Sistemas de Distribuição: Outros componentes

 

Apresenta-se a seguir outros componentes utilizados em sistemas de distribuição para antenas coletivas e CATV.

 

 

Booster

 

São amplificadores de ruído baixo, montados junto às antenas, para melhorar a relação sinal/ruído do sistema de recepção.

 

Possui uma fonte separada que envia alimentação ao amplificador pelo próprio cabo de sinal.

 

Existem vários modelos de boosters, para as faixas de VHF, de UHF ou para ambas as faixas, com diversas faixas de ganho.

 

 

Moduladores

 

Utilizado para modular uma portadora de RF através de sinais de áudio e vídeo provenientes de receptores, câmeras, videocassetes, etc.

 

Os moduladores normalmente utilizados em sistemas de antena coletiva não filtram a banda lateral inferior do canal de TV.

 

Portanto, eles não podem ser utilizados em sistemas que operam com canais adjacentes, tais como os sistemas de CATV. Para esta aplicação empregam-se moduladores com modulação do tipo AM VSB (vestigial sideband).

 

 

 
 
 

 

Conversores

 

São empregados para converter a freqüência de um canal, normalmente na faixa de UHF, para um outro canal, normalmente em VHF.

 

Atenuadores

 

São utilizados para adequar os níveis de sinais às necessidades do sistema de distribuição de CATV ou antena coletiva. Podem ser de atenuação fixa ou variável.

 

 
 
 

 

Divisores (Power Spliter)

 

Utilizado na divisão e distribuição de um sinal para diversas saídas e também para combinar diversos sinais em uma única saída (quando utilizado ao contrário).

 

 

 

 

 

Imprima esta página

Adicione aos Favoritos Comunique erros