Seção: Tutoriais Rádio e TV

 

 
Sistemas de Distribuição: Considerações Finais

 

Este tutorial apresentou os componentes principais utilizados em sistemas de distribuição de CATV (TV à cabo) e antenas coletivas, usadas tanto para TV analógica como para TV digital, e o seu dimensionamento.

 

Um aspecto importante, que não foi citado até então, é a necessidade de instrumentos de medidas apropriados para verificação do funcionamento e ajustes em sistemas de CATV e antena coletiva, principalmente no que se refere a recepção de sinal dos canais de TV digital.

 

O instrumento mais acessível aos técnicos que trabalham com sistemas de antena coletiva é o Medidor de Intensidade de Campo, ou simplesmente Medidor de Campo.

 

Outros equipamentos mais sofisticados como Analisadores de Espectro ou Analisadores de Redes também podem ser utilizados.

 

O medidor de intensidade de campo é um voltímetro seletivo com um sintonizador interno que possibilita medir o nível de sinal de cada canal.

 

As leituras do nível de sinal podem ser feitas em mostradores analógicos ou digitais e as unidades normalmente empregadas são o dBmV e o dBµV.

 

Estas unidades indicam quantos dBs (decibéis) o sinal medido está acima ou abaixo (se o valor for negativo) de 1mV ou 1µV. A tabela abaixo mostra as correspondências entre as leituras.

 

Nível dBmV dBµV
0,1mV -20 40
1mV 0 60
2mV 6 66
4mV 12 72
8mV 18 78
10mV 20 80
100mV 40 100
1V 60 120
2V 66 126

 

Para que um sistema de antena coletiva funcione adequadamente, é necessário que o nível efetivo de sinal disponível para cada aparelho de TV esteja entre 1mV e 10mV.

 

É a partir desta informação que se dimensiona os equipamentos usados na distribuição e se calcula o nível de sinal necessário na saída do amplificador de distribuição.

 

Referências

 

Para obter maiores informações sobre os equipamentos utilizados em sistemas de CATV e antena coletiva, as fontes mais indicadas são os catálogos e sites de fabricantes de equipamentos:

 

www.thevear.com.br

 

 

 

Imprima esta página

Adicione aos Favoritos Comunique erros