Seção: Tutoriais

 

 

Convergência Tecnológica, Regulatória e Empresarial: As Demandas Organizacionais e Econômicas no Âmbito das Instituições de Telecomunicações Brasileiras no Período Pós-Privatização (1998-2013) – I

 

Esta série de tutoriais se propõe a realizar um estudo teórico e prático, sobre a influência das novas tecnologias convergentes nas áreas regulatórias e empresariais do universo das telecomunicações no mercado brasileiro, a partir da privatização, ocorrida em 1998. Serão considerados adicionalmente no contexto da pesquisa, dois outros mundos paralelos e que hoje caminham na mesma linha de convergência, a radiodifusão e a internet. 

 

O objetivo principal é o de sinalizar sobre a importância das mudanças nos modelos de negócio hoje existentes, em função da convergência tecnológica, do crescimento da concorrência e das características da prestação dos serviços. Serão demonstradas as estratégias iniciais adotadas pelas empresas impactadas por este novo cenário tecnológico e regulatório com seus resultados preliminares obtidos. Além disso, serão apresentadas as estratégias adotadas pelo governo brasileiro para enfrentar o atendimento desta nova demanda de recursos humanos de forma quantitativa e qualitativa. 

 

Hoje em dia, as instituições se necessitam adaptar a uma nova dinâmica tecnológica para que possam sobreviver economicamente em um mercado com opções mais competitivas, onde as inovações ocorrem rapidamente, o que representa um constante sentido de urgência aos provedores de serviços, em especial, aqueles ligados ao setor de telecomunicações. 

 

Atualmente com mais de um século de evolução tecnológica na área, já é possível traçar um panorama com mais clareza e detalhes sobre o impacto gerado nas organizações e na sociedade. O entendimento de como a tecnologia e todo o seu potencial criativo e evolutivo transforma pessoas, processos e organizações é uma exigência imperiosa no sentido da harmonização de trajetórias tão complexas como as que iremos estudar. 

 

O desenvolvimento deste projeto irá se aprofundar no processo da evolução tecnológica e suas consequências nas demandas sobre as agências reguladoras e na estruturação dos provedores de serviços de telecomunicações. Dessa forma autores tais como, Wild, Bezzina, Terrab, Pereira Filho, Aragão, Walden, Horrocks, Wu, Prahalad, Castells, Fransman, Mantena, Sundararajan, Lindmark, Feamstaer, Doyle, Quintella, Schumpter, Freeman, Tigre, Pérez, Bono, Besanko, dentre outros, serão privilegiados por apresentarem estudos sistemáticos e atualizados. 

 

Serão estabelecidos adicionalmente os referenciais do potencial e desenvolvimento humano, consonantes com os estudos do homem em contextos sócio-culturais. Nesse sentido, diversos teóricos, tais como, Lévy, Weil, Nicolescu, Antônio, Morin, dentre outros, apresentam-se como fundamentais por abordarem o tema com a amplitude que o estudo exige. 

 

As informações utilizadas na tese referem-se aos quarto maiores grupos empresariais brasileiros, Embratel/Claro/NET, Telefonica/VIVO, OI e TIM/Intelig, aos fabricantes do setor, às agências reguladoras, às empresas do mundo Internet, dentre outros, para fundamentar as questões envolvendo a influência da tecnologia na modelagem de negócios das empresas. 

 

Esta série de tutoriais foi preparada a partir da tese de doutorado “Convergência Tecnológica, Regulatória e Empresarial: As Demandas Organizacionais e Econômicas no Âmbito das Instituições de Telecomunicações Brasileiras no Período Pós-Privatização (1998-2013)”, elaborado pelos autor, e apresentado como requisito para a obtenção do título de Doutor em Ciências Econômicas - Menção em Administração de Empresas - pela Escola De Pós-Graduação da Universidade Nacional De La Matanza. Foi orientador o Prof. Dr. Heitor Quintella e coorientador o Prof. Dr. José Escandell. 

 

Este tutorial parte I apresenta uma visão geral do cenário das telecomunicações no Brasil em seus aspectos tecnológicos, regulatórios, empresariais e de captação e desenvolvimento de recursos humanos, analisando as políticas atuais adotadas pelas empresas e pelo próprio governo. A seguir, de um ponto de vista teórico e prático, aborda o marco teórico e o estado da arte em todas as suas respectivas vertentes, uma vez que estão envolvidas diferentes áreas do conhecimento humano, como a tecnologia, a regulamentação, a administração e os recursos humanos. 

 

 

 

Luiz Fernando Taboada

 

Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Nacional de La Matanza – UNLM (Argentina) com diploma revalidado no Brasil pela Universidade Federal Fluminense – UFF. 

 

Especialização em Abordagem Transdisciplinar Holística pela Faculdade São Judas Tadeu (FSJT). 

 

Engenheiro Eletrônico e de Computação graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista na área de desenvolvimento e gerenciamento de negócios em telecomunicações.  

 

Trabalhou na Cetel, Telerj e Embratel, ocupando diversos cargos gerenciais e executivos. 

 

Professor do Curso de graduação de Engenharia de Telecomunicações da UFF e dos Cursos de pós-graduação de Telecomunicações da PUC-RJ, CEFET e de Telemática da UFF.  

 

Atuou como Coordenador da Graduação do Curso de Engenharia de Telecomunicações da UFF, da Pós-graduação Lato sensu dos Cursos MBA em Serviços de Telecomunicações, Especialização em Comunicações Móveis e MBA em TV Digital, Radiodifusão & Novas Mídias de Comunicação Eletrônica da UFF. 

 

 

Email: taboada.rlk@terra.com.br

 

Categoria: Operação e Gestão
Nível: Intermediário Enfoque: Negócios
Duração: 25 minutos Publicado em: 06/11/2017

 

 

 

Imprima esta página

Adicione aos Favoritos Comunique erros