Seção: Tutoriais Transmissão

 

 
Cabos Submarinos: Considerações Finais

 

Este tutorial apresentou a estrutura básica de sistemas de comunicação de longa distância utilizando cabos submarinos.

 

Nos últimos anos foram construídos vários cabos submarinos que interligam o Brasil às varias partes do mundo. A implantação de um cabo submarino é um projeto complexo. A estrutura para o lançamento de um sistema óptico submarino baseia-se em três pontos:

  • fabricante/fornecedor do cabo óptico submarino/equipamentos;
  • companhia especializada no lançamento do cabo;
  • operadora de telecomunicações.

A operadora de telecomunicações (consorciada a outras empresas ou não) geralmente é a responsável pela encomenda de um sistema de rede óptica submarina.

 

O fornecedor do cabo é o principal contratado, que recebe a incumbência de fabricar os cabos ópticos e os equipamentos de transmissão.

 

A terceira empresa envolvida nesta estrutura é a especializada no lançamento do cabo. Através de um navio especialmente desenvolvido e equipado para esta operação, realiza um minucioso estudo das características do leito oceânico como as suas zonas de profundidade, perfil topográfico e geológico, bem como as suas características físicas e químicas.

 

A partir destes dados traça a rota mais segura para o lançamento e a instalação do cabo óptico submarino. Posteriormente, esta empresa também pode ser a responsável pela manutenção da rede.

 

 

 

Imprima esta página

Adicione aos Favoritos Comunique erros