Seção: TV Digital

 

 

DVB, um modelo mundial para TV digital no Brasil?

 

Este tutorial apresenta e discute os modelos de TV digital existentes e os fatores importante na escolha do modelo adequado para o Brasil. 

 

 

Eduardo Nascimento Lima

 

Consultor de Estratégias Tecnológicas da área de Comunicações Móveis da Siemens para a região Mersocul. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 1989, e pós-graduado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), em 2003. 

 

Atua há mais de 10 anos na área de telecomunicações, tendo exercido atividades na Splice do Brasil e Standard Eletrônica/Alcatel ligadas à implantação de projetos Turn Key para a ampliação da planta telefônica em várias operadoras do Sistema Telebrás, sistemas WLL, sistemas XDSL e centrais de comutação pública digitais entre outros. 

 

Representa a Siemens na Comissão Brasileira de Comunicações 8 da Anatel e na Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL) em assuntos referentes a comunicações móveis terrestres. 

 

 

Marilson Duarte Soares

 

Engenheiro de Telecomunicações com onze anos de experiência na área de rádio e sistemas móveis celulares. 

 

 

 

Salomão Wajnberg

 

Presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações - ABT, vice-presidente do Sindicato da Indústria Eletrônica do Rio de Janeiro, membro do Conselho Diretor da FUCAPI (Manaus) e representante do DVB no Brasil. Também atuou como Consultor em Microeletrônica da UNIDO (United Nation Industrial Development Organization), como Consultor em Políticas Industriais para o Banco Mundial, Consultor em Telecomunicações do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do Ministério do Interior do Paraguai. 

 

Exerceu diversas funções de direção em empresas privadas e participou como membro do conselho de administração de várias operadoras do Sistema Telebrás. 

 

Prestou Assessoria ao Ministério das Comunicações entre 1978 e 1993, fundador e secretário executivo do GEICOM (Grupo Executivo da Indústria de Comunicações), entre outras atividades públicas. 

 

Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações da Escola Nacional de Engenharia em 1962. 

 

O Teleco lamenta o falecimento do seu colaborador Salomão Wajnberg ocorrido em 17/05/2006 (Telefone para informações +21 2263.5533). 

 

Email: salomaow@terra.com.br

 

Categoria: TV e Rádio
Nível: Introdutório Enfoque: Técnico
Duração: 15 minutos Publicado em: 15/11/2004

 

 

 

Imprima esta página

Adicione aos Favoritos Comunique erros