Seção: Tutoriais Telefonia Fixa

 

 
Pulso x Minuto: Considerações Finais

 

Este tutorial apresentou a metodologia proposta pela Anatel para determinar os valores do minuto nos Planos Básicos de serviço das concessionárias locais de STFC de modo que a conversão do sistema de tarifação de pulso para minuto garanta a preservação dos valores obtidos de receita e pagos pelos conjunto dos usuários sem que haja ganhos ou perdas para nenhuma das partes neste processo.

 

Também foram apresentadas comparações entre os planos Básico Pulso, Básico Minuto e PASOO, de forma a esclarecer as diversas particularidades e os perfis de usuários correspondentes para cada plano.

 

Ficou claro, no entanto, que do ponto de vista individual podem ocorrer variações nos valores pagos regularmente por clientes individuais, dependendo do seu perfil de consumo. A mudança do sistema de tarifação representa um avanço para o setor de telecomunicações que pode, desta forma, oferecer um serviço de melhor qualidade utilizando sistemas modernos de bilhetagem.

 

Realizar a conversão com eficiência será muito importante para preservar a imagem do setor junto a sociedade. O aparecimento de grandes discrepâncias nas contas de consumidores individuais, mesmo que em quantidade não significativa, poderá gerar um clima de desconfiança e implicar em questionamentos judiciais.

 

É fundamental, portanto, a união de esforços junto a Anatel no aperfeiçoamento da metodologia proposta de modo a reduzir ao mínimo as variações de conta que podem aparecer em consumidores com perfis de consumo muito diferentes da média.

 

Uma identificação antecipada destes casos, nos período inicial de levantamento de dados, poderia ajudar a evitar transtornos futuros.

 

 

Referências

 

Audiência Pública de 18/10/2005

 

Norma para Alteração da Tarifação do Plano Básico do STFC na Modalidade Local - Regime Público

 

Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatória - Local 001

 

Sistema de Tarifação

Edoardo Boechat

 

Sistema de Tarifação - Módulo II

Edoardo Boechat, Katia Cirlene P. de Brito e Alan Torres Luiz

 

Teleco 

Pulso x Minuto

 

 

 

 

Imprima esta página

Adicione aos Favoritos Comunique erros