Seção: Tutoriais Transmissão

 

 
Rádio Digital: Considerações Finais

 

Este tutorial apresentou os conceitos básicos sobre enlaces rádio digitais ponto a ponto.

 

A implantação de enlaces rádio envolve uma gama mais ampla de conceitos que vão da infraestrutura necessária para instalação dos equipamentos e antenas, envolvendo sistemas de energia e aterramento, à implantação de equipamentos redundantes e monitorados por sistemas de gerência.

 

O enlace é um componente básico utilizados em muitas redes. Existem operadoras, como a Diveo, cuja maior parte do backbone e acessos é formada por enlaces rádio. A maioria no entanto combina enlaces rádio com um backbone em fibra óptica aumentando desta forma a cobertura de sua rede.

 

Os enlaces rádio podem ter os seus canais utilizados com um grande número de interfaces de dados para o usuário seja para redes de pacotes ou interfaces LAN.

 

Em abril de 2004 existiam 31 fabricantes com equipamentos (transceptor digital) para enlaces rádio digital, homologados pela Anatel pela res. 242: Airspan, Alcatel, Aperto, Ceragon, Dataradio, DMC, Ensemble, Ericsson, Fresnel, Harris, Intracom, KF Tecnologia, Linear, Marconi, MDS, Moseley, Motorola, Nec, Nera, Netro, Nokia, Ogier, Proxim, Q-Free, SAF, Siemens, Telemobile, Transcore, Trio, Young e ZTE.

 

Referências

 

Tutoriais do Teleco

 

Quando não é necessário autorização para uso de Frequências no Brasil

Regulamentação para uso de frequências no Brasil

 

Anatel

 

Manual de Autocadastramento

Manual de Projetos Técnicos (SITAR)

Manual de Designação das Emissões Radioelétricas

Regulamento de Cobrança do Preço Público pelo Direito de Uso de Radio Frequência (Res. 68, 20/11/98) alterado pela res. 289 (29/01/02)

 

Regulamento para Arrecadação de Receitas do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações - FISTEL, republicado com alterações pela Res. 255 de 20/03/01.

 

Legislação de Radiofrequência

Atribuição, Destinação e Distribuição de Faixas de Freqüências no Brasil

 

 

Imprima esta página

Adicione aos Favoritos Comunique erros