Seção: Tutoriais Operação

 

 
Telefonia IP II: Metodologia da Pesquisa

 

Tipo da Pesquisa

 

A pesquisa é do tipo exploratória, bibliográfica, estudo de caso e de campo.

 

Segundo Vergara (2000, p.47), a pesquisa é exploratória, porque “é realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado”. Ainda, de acordocom a autora, trata-se também de uma pesquisa bibliográfica porque “é um estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado”.

 

A pesquisa foi baseada também em um estudo de caso. Segundo Yin (2001, p.35), “estudo de caso, como outras estratégias de pesquisa, representa uma maneira de se investigar um tópico empírico seguindo-se um conjunto de procedimentos pré-especificados”.

 

De acordo com Gil (1996, p.58), um estudo de caso é então caracterizado “pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira que permita o seu amplo e detalhado conhecimento, tarefa praticamente impossível mediante os outros delineamentos considerados”.

 

Contudo, o próprio autor afirma que:

 

[...] se as informações disponíveis forem suficientes para afirmar que existem três tipos diferentes de comunidades de base e houvesse interesse em classificar uma comunidade específica em algum desses tipos, então o estudo de caso seria o delineamento mais adequado.

 

Complementando, Vergara (2000) afirma que a pesquisa é de campo, pois coletará dados das empresas onde se realizou esta pesquisa. Uma pesquisa de campo é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese, que se queira comprovar, ou ainda, descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles. O que principalmente caracteriza esta pesquisa como uma pesquisa de campo é o levantamento das percepções dos usuários sobre o sistema de telefonia IP.

 

Universo e Amostra

 

A pesquisa é não probabilística e por acessibilidade. Foi realizada em três empresas de portes e segmentos diferentes, que já utilizam o sistema de telefonia IP.

 

Seleção de Sujeitos

 

Os sujeitos da pesquisa foram os gerentes e ou funcionários especialistas em tecnologia da informação, responsáveis pela área de telefonia IP dentro das empresas pesquisadas.

 

Coleta dos Dados

 

A coleta de dados da pesquisa foi feita por um instrumento de pesquisa composto de um roteiro para entrevista, visando coletar informações sobre o assunto, bem como de um questionário para levantamento de dados mensuráveis.

 

Foram coletados dados pertinentes aos custos inerentes às ligações realizadas pelo sistema convencional e por meio da telefonia IP. Também dados relativos à estrutura de informática da empresa, softwares de gestão e de como são utilizados tais recursos por seus funcionários, bem como que mudanças organizacionais ocorreram com o novo sistema.

 

Tratamento dos Dados

 

Foram tratadas todas as informações com base nas entrevistas e nos questionários, visando atender as questões levantadas aos objetivos do trabalho. O método de tratamento dos dados foi por meio de análise de conteúdo.

 

Limitações da Pesquisa

 

Algumas limitações apresentaram-se durante a pesquisa, que foram quanto à fidedignidade das informações coletadas, bem como de determinados dados que se obteve acesso, porém não autorizado sua divulgação.

 

As pessoas que foram entrevistadas omitiram informações relevantes por razões pessoais, ou mesmo algumas questões foram respondidas sem que tivessem profundo conhecimento sobre o assunto.

 

As empresas pesquisadas também omitiram informações, julgando comprometer suas estratégias operacionais.

 

A acessibilidade às empresas que possuem o sistema de telefonia IP limitam o resultado da pesquisa, pois não terão a amplitude suficiente para a análise completa do sistema de VoIP.

 

A pesquisa limitou-se ao estudo multicaso de empresas localizadas no município de Vitória. Outras limitações foram quanto ao tempo necessário para pesquisar empresas de outros municípios do Espírito Santo, que possivelmente já estariam utilizando o sistema de telefonia IP.

 

A pesquisa não pôde informar os dados completos quanto ao custo de link de dados para o sistema de telefonia IP, pois as empresas provedoras deste serviço não disponibilizaram os dados solicitados para a pesquisa.

 

 

 

Imprima esta página

Adicione aos Favoritos Comunique erros