Seção: TV Digital

 

 

TV Digital no Brasil

 

Este tutorial apresenta uma visão da implantação da TV digital no Brasil, bem como os aspectos envolvidos na definição de um padrão brasileiro de TV Digital. 

 

 

Hélio Marcos M. Graciosa

 

Engenheiro de Telecomunicações (1970) e Mestre em Ciências em Engenharia Elétrica (1972) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC. 

 

Foi Professor da PUC/RJ e da Universidade Gama Filho. 

 

Trabalhou no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da TELEBRÁS desde sua criação, em 1976, tendo atuado nas áreas de transmissão digital, comunicações ópticas, microeletrônica e planejamento tecnológico. Foi Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento das Telecomunicações Brasileiras S/A - TELEBRÁS e atualmente é o Presidente da Fundação CPqD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações e da CPqD Technologies & Systems Inc., em San Jose - Califórnia / USA. 

 

Possui diversos trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Participou em diversas bancas de tese de mestrado, como também apresentou diversos trabalhos em seminários nacionais e internacionais. 

 

Foi durante 4 anos (1990-1994), Presidente da Sociedade Brasileira de Telecomunicações. Atualmente é Sócio Sênior do SbrT. 

 

Foi Presidente do Conselho de Administração da TELESC (fev/96 a jun/96) e do Conselho de Administração da TELEBAHIA (jul/96 a set/98). 

 

Vencedor do Prêmio "Personalidade do Ano de 2000" na Área de Telecomunicações, organizado pela Advanstar e RNT. 

 

Atualmente é membro dos Conselhos de Administração da TRÓPICO S/A, da ALGAR, da CLEARTECH LTDA e da TELEBRASIL. 

 

Categorias: Regulamentação, TV e Rádio
Nível: Introdutório Enfoque: Técnico
Duração: 15 minutos Publicado em: 15/12/2003

 

 

Imprima esta página

Adicione aos Favoritos Comunique erros