Seção: 3G

 20/06/2008

WiMAX Tecnologia

 

WiMAX no Brasil WiMAX no Mundo Tecnologias  

Nesta Página: Tecnologia e padrões de Wimax.

 


 

WIMAX é uma tecnologia wireless desenvolvida para oferecer acesso banda larga a distâncias típicas de 6 a 9 Km. A exemplo do que ocorre no celular o WIMAX é implantado em células. Da estação base é possível a transmissão para uma estação terminal que fornece acesso a uma rede local (WiFi por exemplo) ou diretamente até os dispositivos dos usuários.

 

 

 

 

Uma das principais aplicações do WIMAX é a oferta de acessos banda larga a Internet, como alternativa ao ADSL. Ele foi desenvolvido visando as seguintes aplicações:

  • Wimax Fixo: As estações terminais podem ser nômades (mobilidade restrita). O local onde está colocada a estação terminal pode variar dentro da célula, mas ela está parada quando em operação.
  • Wimax Móvel: A rede WiMAX é formada por um conjunto de células e os terminais são portáteis e móveis como no celular. É possível trocar de célula durante a comunicação (handover).

 

WiMAX Forum

 

 

O WiMAX Forum foi formado em 2001 para promover a conformidade e a interoperabilidade dos padrão IEEE 802.16. Ele define "profiles" baseados nas especificações que são usados nos testes de conformidade e interoperabilidade.

 

O nome WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access) só é atribuído aos produtos desenvolvidos, segundo a família de padrões IEEE 802.16, que passam por testes de conformidade e interoperabilidade de acordo com os "profiles" definidos pelo WiMAX Forum, ou seja, produtos certificados. O objetivo é ter produtos multivendors com interoperabilidade viabilizando a produção em massa com baixos custos.

 

 

Certificação de Equipamentos Wimax

 

 

O Wimax Forum anunciou em Fev/08 que 28 produtos de Wimax Móvel (em 2,3 e 2,5GHz) haviam sido submetidos para certificação e receberiam certificado no 2T08.

 

O Wimax Forum anunciou em 9/04/2008 os primeiros 8 produtos certificados para Wimax móvel. Estes produtos são para a freqüência de 2,3 GHz e incluem 4 estações base e 4 módulos de assinantes das emrpesas: POSDATA, Runcom Technologies Ltd, Samsung Electronics Co., LTD and Sequans Communications.

 

Em 17/06/2008 existiam 10 equipamentos Wimax certificados em 2,5 GHz, sendo 6 estações base.

 

O Wimax Forum estima que até o final de 2008 serão certificados os primeiros produtos Wimax em 3,5 GHz.

 

O Fórum irá também certificar produtos de Wimax Móvel em 700 MHz.

 

WiBro, por exemplo, é um serviço baseado no IEEE 802.16e implementado na Coréia. Ele não é, no entanto, WiMAX, pois não é certificado segundo os "profiles" do WiMAX Fórum.

 

Consulte os produtos certificados no site do WiMAX Forum.

 

 

Padrões IEEE 802.16

 

 

O Comitê 802 do IEEE, "Institute of Electrical and Electronics Engineers" dos Estados Unidos, é o grupo que lidera a padronização de redes locais (LANs) e Metropolitanas (MANs) a nível mundial.

 

O Grupo IEEE 802.16 é o responsável pelas esecificações do Wimax e desenvolveu os seguintes padrões:

  • IEEE 802.16-2004 (Wimax Fixo) . Utiliza Orthogonal Frequency Division Multiplexing (OFDM) e suporta acessos fixos e nômades em ambientes com o sem linha de visada. As especificações iniciais são nas frequências de 3,5 GHz e 5,8 GHz e os primeiros produtos foram certificados pelo WIMAX Forum no final de 2005.
  • 802.16e Mobile Amendment (WIMAX Móvel) ratificado em dezembro de 2005. Otimizado para mobilidade, suporta handoffs entre células e roaming. Utiliza Scalable Orthogonal Frequency Division Multiplexing Access (SOFDMA), uma técnica de modulação multiportadora que usa sub-canalização. Os primeiros produtos certificados devem estar disponíveis em 2008. Cobrirá inicialmente as frequências de 2,3 GHz, 2,5 GHz, 3,3 GHz e 3,5 GHz com canais de 5, 7, 8,75 e 10 Mhz. Recentemente o Wimax deciciu incluir também a banda de 700 MHz.

WiMAX como padrão de 3G da UIT

 

A assembléia do ITU Radiocommunication aprovou em 19/10/07, por consenso, uma revisão da recomendação ITU-R M.1457, a especificação do IMT-2000 incluindo uma sexta interface radio "IMT-2000 OFDMA TDD WMAN", baseada na IEEE Std 802.16 (Wimax Móvel).

 

A 22º reunião do grupo WP 8F do setor de Radiocomunicação da UIT (ITU-R) realizada no Japão em Jun/07 havia enviado para aprovação esta nova interface terrestre do IMT-2000, "OFDMA TDD WMAN" um subset do WiMAX.

 

O WiMax Forum declarou que a inclusão do IP-OFDMA (mobile WiMAX) na família IMT-2000 de tecnologias de transmissão de rádio irá colocar o WiMAX móvel em situação comparável com o EV-DO, HSPA, e outras evoluções das tecnologias 3G.

 

O IMT-2000 é o conjunto de padrões adotados pela UIT para a 3ª Geração de sistemas de comunicação wireless.

 

 

 

Para mais informações consulte

 

 

No Teleco:

Artigos de Eduardo Prado sobre WiMAX no Teleco

Dimensionamento de Redes WiMAX

Tutorial WiMAX

Tomada de Decisão em Investimentos Públicos para uso do WiMAX

 

Outros Sites:

Intel

WiMAX Fórum

 

 

CONSULTORIA TELECO

Relatórios

Imagem cortesia FreeDigitalPhotos.net

Telecom, Celular e Capex

Workshops

Market Update

Regulamentação de Telecom

Consultoria

Estudos e Base de Dados

Mais Produtos

EVENTOS

Mais Eventos




 

 


Siga o Teleco

 

...

3G

 

 

Imprima esta página

Adicione aos Favoritos Comunique erros