21/05/2019

Ranking Serviços de Cidades Inteligentes

Ranking Metodologia

Nesta página: Metodologia usada no "Ranking Serviços de Cidades Inteligentes " realizado pelo Teleco.

 

Metodologia do Ranking Serviços de Cidades Inteligentes

 

Estrutura do Ranking

 

 

 

Pilar Serviços Inteligentes

 

O pilar Serviços Inteligentes é avaliado por dois subíndices:

 

O subíndice Utilizados diretamente pelo cidadão é avaliado por quatro categorias:

 

 

Subíndice Indicador Descrição
Mobilidade Urbana Estacionamento (Zona Azul) Possibilidade do cidadão efetuar o pagamento de estacionamento em vias públicas (Zona Azul) através de aplicativos para smartphones ou de site
Estacionamento (Sensor de vagas) Possibilidade do cidadão, por meio de aplicativo para smartphones, localizar vagas desocupadas em vias públicas da cidade
Bicicletas (aluguel) Possibilidade do cidadão alugar bicicletas efetuando o pagamento através de aplicativo para smartphones ou site
Controle de trânsito (orientação usuário) Possibilidade do cidadão receber informações sobre a situação do trânsito nas vias da cidade através de aplicativo para smartphones conectado ao sistema de controle de trânsito gerenciado pela administração local
Transporte públlico (Bilhete eletrônico) Possibilidade do usuário efetuar o pagamento da passagem diretamente do smartphone 
Transporte públlico (horários) Possibilidade dos usuários de sistemas de transportes públicos monitorarem percursos de ônibus e metrôs através de aplicativos em tempo real contando também com divulgação de informações que orientem estes usuários com relação a atrasos das linhas
E-Gov Consulta de processos administrativos Possibilidade do cidadão de consultar online, através de aplicativos para smartphones ou do portal da administração municipal, o andamento, tramitações e despachos de processos/protocolos eliminando a necessidade de deslocamento até o órgão público
Emissão de licenças, certidões, permissões e outros Possibilidade do cidadão de obter licenças, certidões, permissões e outros documentos através do portal da prefeitura ou de aplicativo para smartphones, eliminando a necessidade de deslocamento até o órgão público
Emissão de boletos de tributos ou outros meios de pagamento Possibilidade de obtenção/impressão de boletos, guias de recolhimento e outros meios de pagamento de tributos municipais através do portal da prefeitura ou de aplicativo para smartphones
Realizar agendamentos de atendimentos, serviços, outros Possibilidade do cidadão de realizar agendamentos para atendimentos, serviços e outros através do portal da prefeitura ou de aplicativo para smartphones
Serviços de informações de Turismo, cultura, Geo e outros Possibilidade do cidadão de ter acesso a informações turísticas, culturais, geográficas, etc através de aplicativo para smartphones
Educação/Saúde Agendamento de consultas, exames e internação Possibilibidade do cidadão de realizar o agendamento de consultas, exames e internação através do portal da prefeitura ou de aplicativo para smartphones
Utilização do celular/tablet na sala de aula Desenvolvimento de atividades pedagógicas utilizando celular/tablet dentro das salas de aula de escolas municipais
Matrícula online Possibilidade dos pais, de alunos de escolas municipais, efetuarem a matrícula dos filhos através do portal da prefeitura ou de aplicativo para smartphones
Acesso remoto a tarefas e conteúdos educacionais Possibilidade dos alunos, de escolas da rede municipal, acessarem tarefas e conteúdos educacionais da escola remotamente através da internet
Meio Ambiente Medidores inteligentes de energia (consulta pelo usuário) Possibilidade do cidadão, através de um smartphone ou tablet, acompanhar o consumo de energia da casa em tempo real e interagir com a rede elétrica e equipamentos
Coleta de lixo Possibilidade do cidadão de monitorar, através de aplicativo para smartphones, a geolocalização dos caminhões que recolhem resíduos
Informações para usuário (qualidade do ar, temperatura, ruído, chuva, nível de ruído, nível dos rios ) Possibilidade do cidadãode  receber informações como qualidade do ar, temperatura, ruído, chuva, nível de ruído e nível dos rios através de aplicativos para smartphones
Defesa Civil (Alertas) Possibilidade do cidadão de receber alertas da Defesa Civil por meio de mensagens no smartphone

 

 

O subíndice Gestão municipal é avaliado pelos indicadores:

 

Semáforos inteligentes

Controle automático do tempo de abertura e fechamento do sinal possibilitando assim melhoria no fluxo do trânsito

Vigilância (Câmeras)

Existência de câmeras distribuídas pela cidade e que estejam conectadas a um Centro de Comando de Operações com as imagens sendo utilizadas para segurança pública e outros órgãos publicos.

Bases de informação (Segurança)

Uso de banco de dados conectados com as polícias (militar, civil e federal e demais órgão de segurança) que receba dados do sistema de monitoramento de câmeras e outros dispositivos instalados pelo poder público de modo que torne possível, por exemplo, a identificação de indivíduos procurados pelas polícias e de placas de veículos roubados ou que tenham participado de ações criminosas

Monitoramento de bueiros

Possibilidade de monitorar a drenagem pluvial através de sensores instalados em bueiros da cidade

Prontuário médico

Possibilidade dos profissionais da área de saúde de acessarem os prontuários médicos dos pacientes da rede pública por meio de um sistema conectado a hospitais, Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Saúde da cidade

Iluminação pública

Uso de lâmpadas de LED monitoradas para detecção de falhas e controle de nível de luminescência.

Limpeza pública

Uso de sistemas informatizados e conectados a dispositivos móveis através da internet que possibilitem o monitorar em tempo real as equipes de limpeza e coleta de resíduos.

 

 

 

 

Métodos de avaliação:

Nota para cada indicador:

 

Existência do serviço 3,5 pontos 
Abrangência do serviço:  1,5 pontos