Rádio e TV

21/10/2019

IPTV Brasil

 

IPTV IPTV Mundo  

Nesta página: IPTV Brasil: Conceitos, implantação e conteúdo.

O que é IPTV?

 

Conceito 

IPTV (Internet Protocol Television) é a programação de TV através da rede IP (Internet Protocol), fazendo a interação entre TV, vídeo e Internet.

 

 

Implantação de IPTV

 

O que é necessário? 

O IPTV é fornecido para qualquer usuário de banda larga e a infra-estrutura para transmissão é composta de codificadores, decodificadores, vídeo e equipamentos de middleware.

 

Para obter uma boa qualidade de transmissão para o usuário é necessário uma banda mínima. Hoje o padrão mais utilizado é o MPEG2, que demanda entre 3 e 4 Mbit/s de banda. Com a implantação do MPEG4 a banda diminuirá entre 1,5 e 2 Mbit/s.

 

A convergência tecnológica pode proporcionar, através de uma rede banda larga sem fio, os seguintes serviços:

 

Set top box 

As empresas que trabalham no desenvolvimento de tecnologias IPTV criaram o Set top box que é uma caixa de conversão que permite que o conteúdo de TV transmitido na Internet em formato digital possa ser exibido numa TV convencional (analógica).

 

Set top box Multiplay 

O set top box Multiplay apresenta as seguintes vantagens:

 

Conteúdo 

Os provedores de conteúdos de IPTV trabalham com bundles, ou seja, pacote de serviços associados, dando prioridade ao conteúdo disponível ao assinante.

 

O conteúdo é um dos fatores mais importantes para a boa qualidade dos canais de IPTV já que o assinante busca a diversidade e interatividade, o que diferencia IPTV da TV por assinatura.

 

O grande desafio dos provedores de conteúdos é criar uma proteção contra pirataria, já que o assinante tem a possibilidade de programar os conteúdos, horários de exibição e até mesmo gravar utilizando o Set top box.

 

Hoje os provedores de conteúdos buscam parcerias com os grandes produtores de cinema e TV, principalmente os Norte Americanos, Indianos e Chineses.