Seção: TV por Assinatura

06/06/08


Way Brasil

 

A Way Brasil é uma operadora de TV por assinatura (Cabo) e Banda Larga (SCM) atendendo as seguintes cidades: Belo Horizonte, Poços de Caldas, Uberlândia e Barbacena.

 

 

Venda da Way TV para a Oi

 

A Infovias, empresa de comunicação de dados da CEMIG é a controladora da Way Brasil. Ela vendeu a operadora, através de leilão no Bovespa em 27/07/2006, para a TNL PCS do Grupo Telemar por R$ 132 milhões.

 

O Conselho diretor da Anatel negou em 19/03/07 o pedido de anuência da Telemar (Oi) para adquirir Way YV prestadora de TV a cabo em Minas Gerais. O entendimento da Anatel foi de que a cláusula 14.1 do contrato de concessão das concessionárias de telefonia fixa local não podem ter autorização de serviço de TV a Cabo na mesma região onde são concessionárias.

 

Anatel aprova compra da Way TV pela Oi

 

O conselho diretor da Anatel autorizou em 23/10/07, por três votos a dois, a aquisição da operadora de cabo Way TV pela concessionária de telefonia fixa Oi/Telemar em Minas Gerais. O argumento para aprovação foi o fato de a Oi ter sido a única participante do leilão.

 

Em 17/01/08 foi aprovado o ato de concentração e encaminhado para deliberação do CADE.

 

 

A partir de Abr/08 a Way TV passou a se chamar Oi TV.

 

Cade aprova compra da Way TV pela Oi

 

O Cade aprovou nesta semana de 02 de Junho de 2008, a compra da Way TV pela Oi mas impôs condições a realização do negócio para preservar o ambiente de concorrência no mercado de banda larga. Decidiram que:

 

- As empresas não poderão utilizar as faixas de frequência de 3,5 GHz de Wimax (internet sem fio) a serem licitadas pela Anatel nas regiões: Belo Horizonte, Poços de Caldas e Barbacena pelo período de 24 meses.

 

- Não poderão exigir exclusividade do uso da infra-estrutura da rede de infovias que distribui o sinal da Way Tv.

 

- Não poderão comprar no prazo de 24 meses qualquer outra companhia que possua autorização, permissão ou concessão para utilização de frequência MMDS (microondas) naquelas regiões.

 

-Também estão proibidas de utilizar, pelo mesmo período, frequências de MMDS nessas cidades.

 

www.waybrasil.com.br

 

Desempenho Operacional

 

Milhares
2002
2003
2004
2005*
Set/07
Assinantes de TV a Cabo
23,9
29,9
33,6
41,2
55,5
Assinantes de Internet banda larga
5,1
10,7
20,3
36,2
54,5

*A Way Brasil possuia 60.143 assinantes, dos quais 23.966 de TV a Cabo, 18.976 de Banda Larga e 17.201 de ambos serviços.

 

Em Set/07 a Way TV possuía 400 mil casas cabeadas.

 

Desempenho Econômico e Financeiro

 

R$ Milhões
2003
2004
2005
Receita Bruta
27,3
40,3
55,1
Receita Líquida
22,3
33,7
45,6
EBITDA
(0,31)
2,9
8,7
Margem de EBITDA
(1,4%)
8,8%
19,0%
Lucro (Prejuízo)Líquido
(6)
(8)
(2)

 

 

EVENTOS

Mais Eventos