![]()
Seção: TV por Assinatura 06/06/08 |
|
Way Brasil
A Way Brasil é uma operadora de TV por assinatura (Cabo) e Banda Larga (SCM) atendendo as seguintes cidades: Belo Horizonte, Poços de Caldas, Uberlândia e Barbacena.
Venda da Way TV para a Oi
A Infovias, empresa de comunicação de dados da CEMIG é a controladora da Way Brasil. Ela vendeu a operadora, através de leilão no Bovespa em 27/07/2006, para a TNL PCS do Grupo Telemar por R$ 132 milhões.
O Conselho diretor da Anatel negou em 19/03/07 o pedido de anuência da Telemar (Oi) para adquirir Way YV prestadora de TV a cabo em Minas Gerais. O entendimento da Anatel foi de que a cláusula 14.1 do contrato de concessão das concessionárias de telefonia fixa local não podem ter autorização de serviço de TV a Cabo na mesma região onde são concessionárias.
Anatel aprova compra da Way TV pela Oi
O conselho diretor da Anatel autorizou em 23/10/07, por três votos a dois, a aquisição da operadora de cabo Way TV pela concessionária de telefonia fixa Oi/Telemar em Minas Gerais. O argumento para aprovação foi o fato de a Oi ter sido a única participante do leilão.
Em 17/01/08 foi aprovado o ato de concentração e encaminhado para deliberação do CADE.
A partir de Abr/08 a Way TV passou a se chamar Oi TV.
Cade aprova compra da Way TV pela Oi
O Cade aprovou nesta semana de 02 de Junho de 2008, a compra da Way TV pela Oi mas impôs condições a realização do negócio para preservar o ambiente de concorrência no mercado de banda larga. Decidiram que:
- As empresas não poderão utilizar as faixas de frequência de 3,5 GHz de Wimax (internet sem fio) a serem licitadas pela Anatel nas regiões: Belo Horizonte, Poços de Caldas e Barbacena pelo período de 24 meses.
- Não poderão exigir exclusividade do uso da infra-estrutura da rede de infovias que distribui o sinal da Way Tv.
- Não poderão comprar no prazo de 24 meses qualquer outra companhia que possua autorização, permissão ou concessão para utilização de frequência MMDS (microondas) naquelas regiões.
-Também estão proibidas de utilizar, pelo mesmo período, frequências de MMDS nessas cidades. |
![]() |
Desempenho Operacional
Milhares | 2002 |
2003 |
2004 |
2005* |
Set/07 |
Assinantes de TV a Cabo | 23,9 |
29,9 |
33,6 |
41,2 |
55,5 |
Assinantes de Internet banda larga | 5,1 |
10,7 |
20,3 |
36,2 |
54,5 |
*A Way Brasil possuia 60.143 assinantes, dos quais 23.966 de TV a Cabo, 18.976 de Banda Larga e 17.201 de ambos serviços.
Em Set/07 a Way TV possuía 400 mil casas cabeadas.
Desempenho Econômico e Financeiro
R$ Milhões | 2003 |
2004 |
2005 |
Receita Bruta | 27,3 |
40,3 |
55,1 |
Receita Líquida | 22,3 |
33,7 |
45,6 |
EBITDA | (0,31) |
2,9 |
8,7 |
Margem de EBITDA | (1,4%) |
8,8% |
19,0% |
Lucro (Prejuízo)Líquido | (6) |
(8) |
(2) |