O que fazer com Baterias e Celulares usados?
Baterias Usadas
Resultado da enquete do Teleco
Alguns dos materiais utilizados nas baterias de celulares são tóxicos e podem contaminar o meio ambiente e saúde humana.
A Resolução nº 257, de 30 de junho de 1999, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) regulamentou o descarte de pilhas e baterias. Ela estabeleceu que:
1) As baterias compradas no Brasil partir de 1° de janeiro de 2001, devem atender aos limites estabelecidos na tabela a seguir. Estas baterias poderão ser dispostas, juntamente com os resíduos domiciliares, em aterros sanitários licenciados.
zinco-manganês e
alcalina-manganês
alcalina-manganês e
zinco-manganês;
zinco-manganês.
2) As demais baterias serão entregues pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelos fabricantes e importadores desses produtos. Estes estabelecimentos estão obrigados a aceitar dos usuários a devolução das unidades usadas, cujas características sejam similares àquelas comercializadas.
3) Os fabricantes e importadores deverão identificar as baterias, mediante a aposição nas embalagens e, quando couber, nos produtos, de símbolo que permita ao usuário distinguí-los dos demais tipos de pilhas e baterias comercializados.
4) De um modo geral, as baterias de níquel-cádmio (Ni-Ci) não devem ser jogadas no lixo e sim entregues em um posto de descarte. As baterias de níquel-metal-hidreto (Ni-MH) e lítio-ion (Li-Ion) podem ser jogadas no lixo.
Celulares usados
Venda o seu celular usado:
Caso decida jogar o seu celular no lixo verifique antes o tipo de bateria.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares