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30
3/2010

Espectro para aplicações móveis será um dos temas chave da 10ª Rio Wireless que teve seu lançamento realizado hoje em São Paulo.

Durante o evento, Marcos Oliveira, Gerente de Engenharia de Espectro da Anatel, apresentou os trabalhos que vem sendo realizados para as faixas de 400 MHz, 700 MHz e 2500 MHz.

Participei do painel que debate o tema juntamente com Ércio Zilli (Vice-Presidente de Assuntos Regulatórios da Vivo) , Luís Minoru Shibata (Promon Logicalis) e Christian Weckert (Claro) e Newton Scartezini.

 

 

28
3/2010

Encerrada a consulta pública sobre MVNO a Anatel terá de analisar os comentários e decidir se faz alterações substantivas na proposta apresentada. Os pontos que causam maior polêmica são:

- Proibição das operadoras de celular de controlarem um MVNO
- Proibição do MVNO se associar a mais de 1 operadora em uma mesma área local
- Garantia de que o MVNO poderá portar a sua base caso mude de operadora

A Oi tem sido a operadora mais reticente em relação à proposta de MVNO.

A bola agora está com a Anatel

 

 

25
3/2010

O estudo realizado pela Revista Exame, em parceria com o Instituto Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) identificou as 10 melhores e as 10 piores brasileiras em atendimento ao cliente em 2009.

As piores foram

1 - Oi Móvel
2 – Casa & Video
3 – Speedy Telefônica
4 – Dix Amico
5 – Celpe
6 – Claro
7 – Compesa
8 - Brasil telecom
9 – LG
10 – Oi Fixo

Entre elas 5 são serviços de operadoras de Telecom ( Oi Móvel, Speedy Telefonica, Claro, BrT e Oi Fixo), 1 vende aparelhos de celular (Casa & Vídeo) e outra fabrica aparelhos (LG).

A Oi Móvel tem apresentou o pior desempenho no atendimento de metas de qualidade da Anatel em 2009 e, juntamente com a Claro, foi multada por não atender a nova regulamentação para serviços de atendimento ao cliente (SAC).

Entre as 10 melhores em atendimento, lista encabeçada pelo Bradesco e pela Natura, a Nextel (5ª posição) é a única representante do setor de Telecom.

O estudo contou com as seguintes fases para estabelecer o ranking:

- pesquisa com 3.000 pessoas em 150 municípios para identificar as 50 melhores e as 50 piores.
-Solicitação de informações às empresas
- Mistery shopping (Clientes surpresa) ligaram para o cal center destas empresas.
- Pesquisa qualitativa com clientes destas empresas

 

 

23
3/2010

A Tim realizou hoje um workshop sobre qualidade no Pólo Tecnológico Tim em Santo André onde estão concentrados seu NOC, Data Center e Call Center.

O workshop teve por objetivo apresentar à imprensa as ações tomadas pela Tim para melhorar a qualidade do serviço.

Ela reconheceu as deficiências que tinha e apresentou o trabalho realizado durante o ano de 2009 para a melhoria da qualidade do serviço.

As ações envolvem tanto o aumento da capacidade de sua rede como melhoria do atendimento no call center. O volume de reclamações no call center da Tim caiu 38% no 1T10 quando comparado ao 1T09, apesar da base de clientes ter crescido 15%.

A Tim realizou também mais de 70.000 Km de “driver tests” com automóveis para medir a qualidade da chamada na rede. A análise destes resultados levou a ações de melhoria na rede.

Com o mercado brasileiro atingindo uma densidade próxima aos 100 cel/100 hab. o crescimento das operadoras passa a depender cada vez mais da conquista de clientes dos concorrentes e da retenção dos seus.


A Tim está priorizando qualidade para a conquista e manutenção de clientes. Esta é uma boa notícia. Esperamos que todas as operadoras reconheçam a importância da qualidade de serviço e sigam por este caminho.

Vamos observar nos próximos meses como evoluem os indicadores de qualidade da Tim e seu churn mensal, que no 4T09 foi o maior do mercado .


 

 

23
3/2010

O DTH voltou a liderar o crescimento da TV por Assinatura com adições líquidas de 74,2 mil acessos contra 30,6 mil da TV a Cabo.

A competição no DTH está acirrando e puxando o crescimento. A última a conseguir uma autorização de DTH foi a CTBC.

Apesar da notícia não ser boa para a Net é preciso lembrar que a Embratel é uma das que mais cresce no DTH.

 

 

22
3/2010

O vice-presidente executivo de Markets da Nokia Anssi Vanjoki veio ao Brasil para anunciar o lançamento de quatro novas soluções (aparelhos com serviços integrados) para diferentes segmentos de consumo: Nokia N97 mini , Nokia X6, Nokia 5235 e Nokia 2730.

Estes aparelhos virão com um ou mais dos seguintes serviços:

- Mapas: mapas e navegação (Ovi maps)

- Música: Nokia comes with music, serviço que permite o download ilimitado e grátis de música durante 1 ano. No Brasil as músicas brasileiras respondem por 70% dos downloads.

- Mensagens: O serviços de mensagens do Ovi permite receber até 10 contas de emails no celular e oferece o serviço de mensagem instantânea.


O Brasil é o país da América Latina com maior utilização do OVI e foi o 9º mercado em receita da Nokia em 2009, segundo Almir Narciso, presidente da Nokia Brasil.

Estas ações reforçam a estratégia da Nokia de manter sua liderança em Smartphones e crescer na área de serviços oferecidos pelo portal OVI.

A Nokia pretende ocupar este espaço na América Latina superando concorrentes como a Apple.

 

 

20
3/2010

A Anatel definiu na última quinta que os usuários de celular têm o direito de solicitar a qualquer tempo o desbloqueio de seus aparelhos celulares. A operadora deverá efetuar o desbloqueio de forma gratuita e sem qualquer penalização aos usuários.

As operadoras podem continuar vendendo aparelhos bloqueados, mas devem rever a sua política de subsídios, principalmente para o prépago.

No póspago, esta medida deve ter pouco impacto. Os usuários de póspagos são fidelizados através de um contrato de serviço de 12 meses. Poder desbloquear o aparelho não implica em poder romper este contrato sem pagar a multa.

Já no caso do prépago as operadoras deverão analisar a reação do mercado a esta medida. O que ocorre hoje é que parte dos que compram aparelhos bloqueados acabam desbloqueando estes aparelhos em outras operadoras ou na “loja da esquina”. Se a taxa dos que desbloqueiam o aparelho aumentar as operadoras devem reduzir o subsídio e o preço do aparelho subir.

Enquete realizada recentemente pela Teleco mostrou que 28% dos respondentes utilizavam um celular que era bloqueado, mas que ele desbloqueou. 46% tinham celular bloqueado e 24 compraram o aparelho desbloqeuado.

Um bom teste será o dia das mães. Vamos observar as promoções de aparelhos das operadoras e a reação do mercado.

 

 

18
3/2010

A Vivo liderou pelo 6º mês seguido o crescimento do celular do Brasil com adições líquidas de 449 mil celulares.

A Tim veio em 2º lugar com 298 seguida de perto pela Claro com 265 mil.

A Oi continuou crescendo menos que as demais com adições líquidas de 155 mil celulares.

O Brasil terminou Fev/10 com 176 mil celulares e adições líquidas de 1.172 mil celulares. O pós pago cresceu mais que o pré.

 

 

15
3/2010

Os resultados divulgados pela Oi confirmaram que 2009 foi um ano difícil para operadora.

Ela apresentou queda no ano na:

Receita líquida: -0,2%
EBITDA: -3,8%
Capex: - 30,2%

Com a aquisição da BrT a dívida líquida cresceu para R$ 21,9 bilhões e a operadora terminou o ano com prejuízo de R$ 436 milhões.

O desafio para a operadora é concluir o processo de integração da BrT em 2010 e voltar a crescer.

 

 

11
3/2010

Aguardada com cautela a divulgação dos resultados de 2009 pela Oi acontece nesta segunda. Ela é a única das grandes operadoras que ainda não divulgou seus resultados.

O baixo crescimento apresentado no celular no 2º semestre e os problemas com a integração da BrT devem afetar os resultados da operadora. A receita deve, no entanto, apresentar crescimento graças à entrada em São Paulo no final de 2008.

Com os resultados da Oi o Teleco poderá fechar os resultados do ano para o setor e concluir a estimativa de acessos banda larga para o Brasil.

Estes resultados serão debatidos nas workshops de banda larga e celular que o Teleco na quarta e quinta desta semana.

 

 

9
3/2010

A semana passada foi feita uma consulta pública me Recife e hoje no Rio.

A proposta da Anatel é boa, mas preocupa a baixa autonomia dada aos MVNOs, que poderá se associar a apenas uma operadora por área local.

A Operadora:

- Homologará junto a Anatel os planos de serviço dos MVNOs.
- Serão responsáveis pelo controle da numeração e do cadastro dos usuários do MVNO.
- Terão seu nome incluído no contrato com os clientes.

O MVNO irá investir e seu grande ativo é a base de clientes, mas a operadora não só tem completo acesso a esta base de clientes, como o MVNO não pode trocar de operadora e levar os clientes.

Além disto, uma operadora de celular não pode controlar um MVNO nas áreas em que atende. Isto pode dificultar a venda do MVNO para a operadora.

Ou seja, em caso de desentendimento com a Operadora quais as alternativas para o MVNO?

Nestas condições o risco para o investimento passa a ser muito alto, o que pode inibir o aparecimento de MVNOs.

 

 

7
3/2010

Depois de um 2009 em que a produção de telefones celulares foi cerca de 20% menor que a de 2008 (41% menor no 1º semestre) aparecem os primeiros sinais de que 2010 vai ser diferente.

A produção de telefones celulares apresentou crescimento de 59,7% em Jan/10 quando comparada à Jan/09. Com este crescimento a produção volta a níveis próximos do observado em Jan/08. A produção em Jan/09 foi 63,8% menor que a de Jan/08.

De fato, a movimentação dos fabricantes mostra a retomada da produção que pode voltar aos patamares observados em 2008.

 

 

4
3/2010

As principais operadoras de telecomunicações do Brasil já divulgaram seus resultados de 2009, exceto a Oi que deixou para 15 de março esta divulgação.

A Oi vive um momento difícil. Ainda esta digerindo a integração com a BrT e a dívida que veio com esta aquisição. Resolveu também comprar uma briga com os acionistas minoritários da BrT ao propor uma revisão da relação de troca das ações.

Este cenário está refletindo no desempenho da operadora no celular. Há um ano era operadora com maior crescimento. Hoje com o menor. Está perdendo clientes na Região I, não está obtendo o crescimento esperado na Região II e São Paulo é a única região onde ainda apresenta um bom crescimento.

Será que a Oi passará o ano lidando com estas questões deixando de lado um plano mais agressivo de expansão?

 

 

Eduardo Tude

Presidente e sócio da empresa de consultoria Teleco, atua desde 2002 como analista do mercado de Telecom, coordenando projetos de consultoria, publicando artigos semanais, preparando relatórios setoriais e apresentando workshops.

Engenheiro de Telecom (IME 78) e Mestre em Telecom (INPE 81) é membro da Comissão julgadora do Global Mobile Awards do Mobile World Congress em Barcelona e atuou como professor especialista visitante da Unicamp (2013).

Ocupou várias posições de Direção em empresas de Telecom em áreas como Sistemas Celulares (Ericsson), Redes Ópticas (Pegasus Telecom) e Satélites (INPE).

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