293/2011
Eduardo Tude
A Região I foi a responsável pelo crescimento do celular em fevereiro de 2011 com 57,9% dos 2,4 milhões de adições líquidas do mês. Foi nesta região que a Oi obteve 70% de suas adições líquidas no mês.
A Oi liderou o crescimento na Região I com adições líquidas de 598 mil celulares, A Claro na Região II (210 mil) e a TIM na Região III – São Paulo (192 mil).
A pergunta que se coloca é se este crescimento da Oi na Região I foi pontual, uma vez que ela havia apresentado adições líquidas negativas na região em Jan/11 (-115 mil celulares), ou deve se repetir nos próximos meses.
As adições líquidas da Oi na Região I em Fev/11 se concentraram no s seguintes estados:
- Pará: 167 mil - Amazonas: 76 mil - Bahia: 60 mil - Minas Gerais: 58 mil
283/2011
Oi e Claro reagiram em fevereiro dando mostra de que devem ter em 2011 um uma estratégia de crescimento mais agressiva do que a apresentada em 2010.
A Oi liderou o crescimento do celular em fevereiro com adições líquidas de 856 mil celulares seguida pela Claro com 617 mil, Vivo com 520 mil e TIM com 418 mil celulares.
Com este resultado, a diferença entre Claro e TIM, que era de 427 mil celulares em janeiro subiu para 627 mil em fevereiro.
Este resultado e os novos planos lançados pela Claro indicam uma reação que deve dificultar a conquista da 2ª colocação em market share pela TIM.
273/2011
A Anatel atrasou este mês a divulgação dos resultados do celular em fevereiro de 2011. A divulgação de janeiro saiu também atrasada devido a problemas com os dados informados pela Oi.
Os dados preliminares indicam que o Brasil terminou o mês de fevereiro de 2011 com 207,6 milhões de celulares adições líquidas de 2,4 milhões de celulares.
A expectativa é em relação ao desempenho da Claro e da TIM. A TIM diminuiu a diferença que separa as duas operadoras para 427 mil celulares em janeiro e pode ter ultrapassado a Claro em janeiro.
183/2011
Dados preliminares divulgados pela Anatel indicam um crescimento recorde para fevereiro de 2011 com adições líquidas de 2,4 milhões de celulares, o dobro da de fevereiro de 2010 (1,2 milhões).
Por trás deste crescimento recorde está a disputa entre TIM e Claro pela 2ª colocação em market share de celular e a retomada de crescimento da Oi.
De acordo com os dados preliminares o Brasil terminou o mês de fevereiro de 2011 com 207,6 milhões de celulares e uma densidade 106,9 cel/100 hab.
As adições líquidas acumuladas nos últimos 12 meses somaram 30,8 milhões de celulares.
123/2011
Tudo indica que não.
A diferença entre TIM e a Claro, 2ª colocada em market share de celular do Brasil, era de 427 mil celulares no final de janeiro de 2011.
Para que ocorresse a ultrapassagem a diferença entre as adições líquidas da TIM e da Claro no em fevereiro teria que ser superior à média mensal dos últimos 6 meses (356 mil).
O mais provável, no entanto é que esta diferença fique abaixo na média mensal em fevereiro, mês com menos adições líquidas do ano, a exemplo do que ocorreu em janeiro quando a TIM diminuiu a diferença que a separa da Claro em 183 mil celulares.
A disputa pode ser decida, no entanto neste mês de março. A Claro está aumentando agressividade de seus planos vamos ver se vai ser suficiente para segurar a TIM.
43/2011
O baixo crescimento em quantidade de acessos da Oi em 2010 se refletiu no crescimento da receita da operadora.
A receita bruta da Oi cresceu 0,1% em 2010 sendo que:
- Os acessos telefônicos fixos cresceram -6% e a receita correspondente – 4%
- Os acessos banda larga cresceram 3,4% e a receita correspondente 7,4%
- Os celulares 8,8% e a receita correspondente 12,8%. Para 2011 a Oi promete aumentar os investimentos e voltar a crescer mais fortemente
33/2011
A parcela do PIB correspondente a Serviços de Informação, no qual Telecom responde por maior parte, apresentou em 2010 o mesmo crescimento real de 2009 (3,8%).
Já o PIB Brasil, que apresentou crescimento negativo em 2009 (-0,6%) cresceu 7,5% em 2010.
O que irá acontecer em 2011?
O PIB de Serviços de Informação irá crescer mais que o PIB Brasil em 2011, a exemplo do que ocorreu em 2007/2008/2009?
23/2011
A expansão da GVT que a levou a estar presente em quase 100 municípios em 2010 levou a um crescimento de 43% da sua receita e de 50% e seus acessos em serviço.
Colaboraram para o sucesso os planos de acesso banda larga GVT. A partir de Out/10 a velocidade mínima passou a ser 5 Mbps por R$ 49,90.
Este crescimento pode se acelerar ainda mais em 2011 com sua expansão no Rio de janeiro e em São Paulo.
Presidente e sócio da empresa de consultoria Teleco, atua desde 2002 como analista do mercado de Telecom, coordenando projetos de consultoria, publicando artigos semanais, preparando relatórios setoriais e apresentando workshops.
Engenheiro de Telecom (IME 78) e Mestre em Telecom (INPE 81) é membro da Comissão julgadora do Global Mobile Awards do Mobile World Congress em Barcelona e atuou como professor especialista visitante da Unicamp (2013).
Ocupou várias posições de Direção em empresas de Telecom em áreas como Sistemas Celulares (Ericsson), Redes Ópticas (Pegasus Telecom) e Satélites (INPE).
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