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29
3/2011

A Região I foi a responsável pelo crescimento do celular em fevereiro de 2011 com 57,9% dos 2,4 milhões de adições líquidas do mês. Foi nesta região que a Oi obteve 70% de suas adições líquidas no mês.


A Oi liderou o crescimento na Região I com adições líquidas de 598 mil celulares, A Claro na Região II (210 mil) e a TIM na Região III – São Paulo (192 mil).


A pergunta que se coloca é se este crescimento da Oi na Região I foi pontual, uma vez que ela havia apresentado adições líquidas negativas na região em Jan/11 (-115 mil celulares), ou deve se repetir nos próximos meses.


As adições líquidas da Oi na Região I em Fev/11 se concentraram no s seguintes estados:


- Pará: 167 mil
- Amazonas: 76 mil
- Bahia: 60 mil
- Minas Gerais: 58 mil

 

 

28
3/2011

Oi e Claro reagiram em fevereiro dando mostra de que devem ter em 2011 um uma estratégia de crescimento mais agressiva do que a apresentada em 2010.


A Oi liderou o crescimento do celular em fevereiro com adições líquidas de 856 mil celulares seguida pela Claro com 617 mil, Vivo com 520 mil e TIM com 418 mil celulares.


Com este resultado, a diferença entre Claro e TIM, que era de 427 mil celulares em janeiro subiu para 627 mil em fevereiro.


Este resultado e os novos planos lançados pela Claro indicam uma reação que deve dificultar a conquista da 2ª colocação em market share pela TIM.

 

 

27
3/2011

A Anatel atrasou este mês a divulgação dos resultados do celular em fevereiro de 2011. A divulgação de janeiro saiu também atrasada devido a problemas com os dados informados pela Oi.


Os dados preliminares indicam que o Brasil terminou o mês de fevereiro de 2011 com 207,6 milhões de celulares adições líquidas de 2,4 milhões de celulares.


A expectativa é em relação ao desempenho da Claro e da TIM. A TIM diminuiu a diferença que separa as duas operadoras para 427 mil celulares em janeiro e pode ter ultrapassado a Claro em janeiro.

 

 

18
3/2011

Dados preliminares divulgados pela Anatel indicam um crescimento recorde para fevereiro de 2011 com adições líquidas de 2,4 milhões de celulares, o dobro da de fevereiro de 2010 (1,2 milhões).


Por trás deste crescimento recorde está a disputa entre TIM e Claro pela 2ª colocação em market share de celular e a retomada de crescimento da Oi.


De acordo com os dados preliminares o Brasil terminou o mês de fevereiro de 2011 com 207,6 milhões de celulares e uma densidade 106,9 cel/100 hab.


As adições líquidas acumuladas nos últimos 12 meses somaram 30,8 milhões de celulares.

 

 

12
3/2011

Tudo indica que não.

 

A diferença entre TIM e a Claro, 2ª colocada em market share de celular do Brasil, era de 427 mil celulares no final de janeiro de 2011.


Para que ocorresse a ultrapassagem a diferença entre as adições líquidas da TIM e da Claro no em fevereiro teria que ser superior à média mensal dos últimos 6 meses (356 mil).


O mais provável, no entanto é que esta diferença fique abaixo na média mensal em fevereiro, mês com menos adições líquidas do ano, a exemplo do que ocorreu em janeiro quando a TIM diminuiu a diferença que a separa da Claro em 183 mil celulares.


A disputa pode ser decida, no entanto neste mês de março. A Claro está aumentando agressividade de seus planos vamos ver se vai ser suficiente para segurar a TIM.

 

 

4
3/2011

O baixo crescimento em quantidade de acessos da Oi em 2010 se refletiu no crescimento da receita da operadora.


A receita bruta da Oi cresceu 0,1% em 2010 sendo que:

 


- Os acessos telefônicos fixos cresceram -6% e a receita correspondente – 4%


- Os acessos banda larga cresceram 3,4% e a receita correspondente 7,4%

 

- Os celulares 8,8% e a receita correspondente 12,8%.
Para 2011 a Oi promete aumentar os investimentos e voltar a crescer mais fortemente

 

 

3
3/2011

A parcela do PIB correspondente a Serviços de Informação, no qual Telecom responde por maior parte, apresentou em 2010 o mesmo crescimento real de 2009 (3,8%).

 

Já o PIB Brasil, que apresentou crescimento negativo em 2009 (-0,6%) cresceu 7,5% em 2010.

 

O que irá acontecer em 2011?

 

O PIB de Serviços de Informação irá crescer mais que o PIB Brasil em 2011, a exemplo do que ocorreu em 2007/2008/2009?

 

 

2
3/2011

A expansão da GVT que a levou a estar presente em quase 100 municípios em 2010 levou a um crescimento de 43% da sua receita e de 50% e seus acessos em serviço.


Colaboraram para o sucesso os planos de acesso banda larga GVT. A partir de Out/10 a velocidade mínima passou a ser 5 Mbps por R$ 49,90.


Este crescimento pode se acelerar ainda mais em 2011 com sua expansão no Rio de janeiro e em São Paulo.

 

 

Eduardo Tude

Presidente e sócio da empresa de consultoria Teleco, atua desde 2002 como analista do mercado de Telecom, coordenando projetos de consultoria, publicando artigos semanais, preparando relatórios setoriais e apresentando workshops.

Engenheiro de Telecom (IME 78) e Mestre em Telecom (INPE 81) é membro da Comissão julgadora do Global Mobile Awards do Mobile World Congress em Barcelona e atuou como professor especialista visitante da Unicamp (2013).

Ocupou várias posições de Direção em empresas de Telecom em áreas como Sistemas Celulares (Ericsson), Redes Ópticas (Pegasus Telecom) e Satélites (INPE).

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