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30
4/2009

As vendas de telefones celulares apresentaram queda de 15,8% no 1T09 em relação ao 1T08. Foram vendidos 244,8 milhões de aparelhos (unit shipmentes) contra 290,8 milhões no 1T08.

Todos os principais fornecedores apresentaram redução nas suas vendas (unit shipments):

Nokia: -19,3%
Samsung: -0,9%
LG: -7,4%
Motorola: -46,4%
Sony Ericsson: -35,0%


Segundo estimativa do IDC o total para os outros fornecedores apresentou redução de 1,8%.

A venda de telefones celulares é o segmento do setor que esta sentindo mais fortemente a crise. As operadoras estão adiando compras e os consumidores a troca de aparelhos.

A Nokia continua líder com 38,1% de market share, seguida pela Samsung (18,8%) e LG (9,2%)

A Motorola (6,0%) conseguiu recuperar a 4ª colocação ultrapassando a Sony Ericsson (5,9%).

 

 

29
4/2009

A receita líquida da Embratel no 1T09 cresceu 9,7% em relação ao 1T08, enquanto a da Claro cresceu 2,2%.

O bom desempenho da Embratel deve-se ao crescimento da receita com serviços locais (25,9%) e comunicação de dados (22,9%). A receita de longa distância, que representa 48,1% da receita, cresceu 0,8%.

Em termos de rentabilidade as 2 operadoras apresentaram a mesma margem ebitda de 25,6%.

 

 

29
4/2009

A Claro apresentou no 1T09 um crescimento menor do que o apresentado no 1T08. As adições líquidas de 856 mil celulares (1T09) foram inferiores aos 954 mil do 1T08. O crescimento no trimestre (em relação ao 1T09) foi de 2,2%.

O MOU caiu para 85 minutos e a receita líquida cresceu apenas 5,8% em relação ao 1T08. A Margem Ebitda (25,6%) foi também inferior à do 1T08 (29,8%).

As boas notícias ficaram por conta do churn que caiu para 2,5% e do crescimento da base póspaga. A participação do prépago caiu para 79, 4% no 1T09.

 

 

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4/2009

A Net continuou crescendo no 1T09 com adições líquidas de 276 mil assinantes de TV por Assinatura, 235 mil de banda larga e 256 mil de telefonia fixa.

Parte destas adições líquidas deve-se à incorporação da BigTV com 112 mil clientes de TV por assinatura e 68 mil de banda larga.

Ela terminou o 1T09 com 3,3 milhões de assinantes de TV por Assinatura, 2,5 de banda larga e 2,1 de telefonia fixa. A margem EBITDA foi de 26% e o lucro líquido R$ 82 milhões.

 

 

24
4/2009

Depois de fazer uma limpeza de base nos primeiros meses de 2009 e apresentar adições líquidas negativas de 823 mil celulares em Fev/09 a Tim voltou a crescer em Mar/09 com adições líquidas de 380 mil celulares. A Tim foi a única operadora que apresentou adições líquidas superiores às apresentadas em Mar/08 (205 mil celulares.

A Oi/BrT que liderou o crescimento com adições líquidas de 464 mil celulares apresentou um crescimento em adições líquidas de -27,3% em relação à Mar/08.

A Vivo veio em terceiro com 239 mil celulares (-44,8%), seguida pela Claro com (-44,5%).

Já se pode atribuir à crise este crescimento menor das operadoras?

As adições líquidas em Mar/09 foram de 1,3 milhões de celulares, 22,5% menores que as de Mar/08.

 

 

23
4/2009

A GVT terminou o 1º trimestre de 2009 com 1,2 milhões de telefones fixos em serviço sendo 1,12 milhões convencionais e 123 mil VOIP. A quantidade de telefones fixos em serviço convencionais cresceu 41,2% quando comparado ao 1T08 e o VOIP 46,3%.

A telefonia fixa, que muitos julgavam morta esta se mostrando um bom negócio para a GVT. Ela conquistou 38% dos números portados até final de março de 2009.

A GVT apresentou,lucro de R$ 26 milhões no 1T09 e sua receita bruta cresceu 30,7% na comparação do 1T09 para o 1T08.

 

 

19
4/2009

Dados preliminares da Anatel indicam que o Brasil terminou mar/09 com 153,7 milhões de celulares e uma densidade de 80,56 cel/100 hab.

As adições líquidas no mês de 1,3 milhões de celulares foram inferiores às de mar/08 (1,7 milhões). Apesar dos dados não serem finais (podem crescer) eles apontam para uma diminuição do ritmo de crescimento em relação a 2008.

As adições líquidas de 3 milhões de celulares no trimestre (1T09) foram afetadas pela limpeza de base promovida pela Tim.

As adições líquidas dos últimos 12 meses somam 27,8 milhões de celulares. A projeção do Teleco é de adições líquidas de 25 milhões de celulares em 2009.

 

 

17
4/2009

A Sony Ericsson vendeu (unit shipments) 14,5 milhões de telefones celulares no 1T09 quantidade 35% menor do que a vendida no 1T08. A receita também foi 35,8% menor e a empresa apresentou perda de 262 milhões de euros.

A Sony Ericsson está sendo duramente afetada pela crise e anunciou o corte de 2.000 empregados.

Neste cenário, o fato da Nokia ter conseguido lucro no 1T09, embora 90% menor do que 1T08, foi visto como positivo pelo mercado e as ações da empresa subiram.

 

 

16
4/2009

A Nokia vendeu (unit shipments) 93,2 milhões de telefones celulares no 1º trimester de 2009 (1T09), quantidade 19,3% menor que a vendida no 1T08.

 

As vendas da Nokia caíram em todas regiões do mundo, exceto nos Estados Unidos onde a Nokia vem fazendo um esforço de recuperação de mercado. A queda maior ocorreu na América Latina (44,5%), tendo sido vendidos 6,6 milhões de telefones celulares no 1T09.

 

A Nokia vendeu 13,7 milhões de smartphones no 1T09, quantidade um pouco inferior aos 14,6 milhões do 1T08.


A receita líquida da Nokia no 1T09 apresentou queda de 27% e de 12,1% na Nokia Siemens Networks.


São os efeitos da crise global que tem levado ao adiamento da troca de telefones celulares pelos usuários.

 

 

14
4/2009

A GVT informou que conquistou 36% de todos os números portados na telefonia fixa (60% das ativações em sua área de atuação).

Em Salvador (DDD 71), onde a GVT está presente desde setembro de 2008, esse índice alcança 67%,

O número total de números portados já ultrapassou 1 milhão.

 

 

10
4/2009

Preço dos serviços, atendimento e cobertura são os três motivos principais para a troca de operadora de celular segundo enquete realizada pelo Teleco.

Ou seja, o cliente quer que sua operadora tenha um preço competitivo com as demais, quer ser bem atendido e quer cobertura (poder falar onde estiver).

Parece simples, mas o alto churn observado no Brasil (35,9% em 2008) mostra a dificuldade das operadoras.

 

 

8
4/2009

A Telecom Itália está enfrentando problemas para manter o controle da Telecom Argentina devido à entrada da Telefônica em seu capital.

A Comissão Nacional de Defesa da Concorrência da Argentina restringiu a participação dos diretores indicados pela Telecom Itália nas decisões da Telecom Argentina.

No Brasil, apesar da decisão em contrário da Anatel, a CVM entendeu que a Telefônica faz parte do grupo de controle da Tim Participações e quer que ela promova uma oferta de compra das ações dos minoritários.

Tudo indica que estas questões ainda demorarão para serem solucionadas em definitivo.

 

 

7
4/2009

Segundo dados da Anatel, o Brasil terminou Fev/09 com 6.4446 mil assinantes de TV por Assinatura.

As adições líquidas no acumulado do ano (Jan-Fev) foram de 125,6 mil novos assinantes, quantidade superior a observada em Jan-Fev/08 (73,4 mil).

A crise parece não ter afetado ainda este segmento. Vamos conferir as receitas com a divulgação dos resultados do 1T09 pelas operadoras, principalmente Net.

 

 

3
4/2009

164 mil celulares tiveram seus números portados em Mar/09, primeiro mês em que a portabilidade estava disponível em todo o país.

Segundo as estimativas do Teleco, esta quantidade de números portados representa cerca de 3,7% dos celulares que trocaram de operadora em março, um avanço em relação aos meses anteriores, quando a média foi de 2,7%.

 

 

2
4/2009

O estado do Paraná aumentou de 27% para 29% o ICMS de serviços de Telecom.

Esta mudança, que entrou em vigor em 1/04/2009 representa um novo aumento da carga tributária incidente sobre serviços de Telecom, uma das mais altas do mundo.

Serviços de comunicações forma responsáveis por 11,8% de todo o ICMS arrecadado no país em 2008.

Os governos estaduais que praticam uma alíquota superior aos 25%, parecem não ter percebido ainda o impacto destas alíquotas mais altas na produtividade e no desenvolvimento do estado.

 

 

1
4/2009

A produção de telefones celulares no Brasil em Fev/09 foi 49,9% menor que a de Fev/08.

O acentuado crescimento negativo iniciou-se em Dez/08:

Fev08/Fev07: - 49,1%
Jan08/Jan07: - 63,8%
Dez08/Dez/07: - 60,3%

As exportações de telefones celulares em Jan-Fev/09 foram 16,3% menores que as de Jan-Fev/08.

 

 

Eduardo Tude

Presidente e sócio da empresa de consultoria Teleco, atua desde 2002 como analista do mercado de Telecom, coordenando projetos de consultoria, publicando artigos semanais, preparando relatórios setoriais e apresentando workshops.

Engenheiro de Telecom (IME 78) e Mestre em Telecom (INPE 81) é membro da Comissão julgadora do Global Mobile Awards do Mobile World Congress em Barcelona e atuou como professor especialista visitante da Unicamp (2013).

Ocupou várias posições de Direção em empresas de Telecom em áreas como Sistemas Celulares (Ericsson), Redes Ópticas (Pegasus Telecom) e Satélites (INPE).

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