317/2007
Eduardo Tude
Segundo notícia publicada pela Veja online:
". Não tem mais volta. A assinatura do contrato se dará em dois ou três dias. A Vivo irá pagar cerca de 1,5 bilhão de reais pelas duas empresas."
297/2007
A Anatel aprovou em 26/07/07 alterações no Regulamento do Serviço Móvel Pessoal (SMP). Estas modificações entram em vigor 6 meses a partir da publicação do novo regulamento. Segue um resumo feito pela Anatel com as principais modificações:
Créditos - As operadoras serão obrigadas a oferecer créditos pré-pagos com validade de até 180 dias e revalidar os créditos expirados a partir da inserção de novos créditos (desde que antes do prazo de rescisão do contrato).
Fidelização - A fidelização foi outro ponto alterado na regulamentação: o prazo de carência deixa de existir para o Plano de Serviço (mudanças entre planos podem ser feitas a qualquer momento). As regras permitem, no entanto, que a prestadora exija o cumprimento de prazo de permanência quando forem oferecidos benefícios ao usuário, como, por exemplo, a oferta de aparelhos subsidiados.
Atendimento pessoal - Outra novidade é a determinação de um número mínimo de lojas de atendimento pessoal por microrregião. As prestadoras deverão ter pelo menos uma loja para cada microrregião de 200 mil habitantes, dentro de 24 meses, e uma loja para cada microrregião de 100 mil habitantes, em até 48 meses. Também deverá haver uma loja para cada grupo de 400 mil habitantes. Para as regiões com menos de 100 mil habitantes, os Setores de Venda que façam habilitação de terminais serão responsáveis por receber e encaminhar pedidos de rescisão de contrato (que poderão ser feitos também por outros canais de relacionamento da empresa com seus clientes, como call center e e-mail). Essas medidas garantirão o atendimento pessoal nos grandes centros urbanos e permitirão que, em municípios afastados desses centros, os usuários possam solicitar a rescisão contratual pessoalmente.
Cobrança - As novas regras estabelecem que a prestadora só poderá cobrar chamadas realizadas há mais de 60 dias após negociação com o usuário; garantem, também, a devolução em dobro, com juros e correção monetária, de valores cobrados indevidamente e pagos. Com essas determinações, agrega ao Regulamento do Serviço Móvel Pessoal disposições do Código de Defesa do Consumidor.
Serviços de emergência - Chamadas destinadas a Serviço de Emergência serão gratuitas, inclusive para os usuários fora da área de registro - que não pagarão roaming. A regulamentação garante ainda que, para os usuários de serviços pré-pagos, essas chamadas e outras que não impliquem em débitos a ele (chamadas a cobrar, por exemplo) poderão ser realizadas mesmo se os créditos estiverem vencidos.
Rescisão contratual - O novo regulamento considera falta grave a retenção de pedidos de rescisão contratual. Após receber um pedido de rescisão, a operadora terá até 12 horas para enviar ao usuário o número do protocolo do recebimento do pedido - que poderá ser feito por e-mail, call center, mensagem do celular. O serviço deve ser desabilitado até 24 horas após o recebimento do pedido de rescisão.
Comparação entre planos - Usuários de planos pós-pagos alternativos poderão solicitar comparação entre planos - com simulação dos valores gastos nos últimos três meses em seu plano de serviço e os que seriam gastos caso fosse outra a escolha, o que lhes permitirá fazer a melhor opção.
Inadimplência - Para os casos de inadimplência, novos prazos foram estabelecidos. Quinze dias após o vencimento, o usuário fica impedido de realizar chamadas, exceto para os Serviços de Emergência ou para números que não importem débitos. Trinta dias após o impedimento para realizar chamadas, a prestadora pode suspender o serviço, não havendo mais cobrança de assinatura ou qualquer valor referente à prestação do serviço, ou seja, 45 dias após o vencimento, o usuário também deixa de receber chamadas. Quarenta e cinco dias após a suspensão do serviço, se o usuário continuar inadimplente, a prestadora pode rescindir o contrato. Apenas após a rescisão contratual - e passados 15 dias da notificação ao assinante -, a prestadora poderá encaminhar o nome do devedor a serviço de proteção ao crédito.
277/2007
Notícia veiculada pela Gazeta mercantil informa que a Vivo estaria na fase final da conclusão da negociação da compra da Telemig e Amazônia celular por R$ 3,5 bilhões.
A Bovespa suspendeu a negociação das ações destas empresas até que a situação seja esclarecida. A Vivo comunicou nesta sexta-feira que participa da disputa de compra do controle da Telemig e da Amazônia Celular, mas ressaltou que o processo ainda está "em curso". A Telemig e Amazônia Celular apresentam seus resultados do 2T07 nesta segunda.
A Oi obteve no 2T07 uma Margem Ebitda de 25,9% suprior à apresentada pela Vivo (21,0%), Tim (24,3%) e Claro (24,7%).
Esta melhoria na rentabilidade teve, no entanto, um preço. A economia feita na aquisição de clientes levou a uma diminuição no crescimento e a perda da liderança na Região I. A campanha da Oi em torno do celular desbloqueado parece não estar sendo suficiente para reverter este quadro. A estratégia adotada pela Oi é a mesma adota pela Telemig Celular, que apresenta a melhor margem Ebitda entre as operadoras de celular. A Telemig possuí em Minas um market share de 30,4% e está correndo o risco de ser também ultrapassada pela Tim (29,1%).
257/2007
A Claro liderou o crescimento no 2T07 com adições líquidas de 1.645 mil de celulares, mais que o dobro apresentado no 1T07 (726 mil).
Mesmo assim, a Claro manteve no 2T07 uma Margem Ebitda de 24,7%, um pouco abaixo da obtida no 1T07 (27,4%), resultado recorde para a operadora. A Margem Ebitda da Claro foi superior a da Tim (24,3%) e a da Vivo (21%).
247/2007
A Oi (Telemar) comprou 10 milhões de ações preferenciais da Telemar o que corresponde a 25,75% das ações preferenciais Classe A (TMAR5) em circulação no mercado. A baixa adesão ocorreu mesmo com a Oi tendo aumentado o preço na hora do leilão de 52,65 reais para 67,50 reais.
Vamos ver quais serão os próximos passos dos acionistas da Telemar. Este leilão era encarado como um teste do mercado. O leilão das ações da holding TNL (Telemar) havia sido adiado para 14 de agosto. Esta operação é fundamental para que o processo de reorganização societária da Oi tenha andamento.
237/2007
A Tim superou a Vivo em receita líquida no 2T07.
A receita líquida da Tim foi de R$ 3.059 milhões e a da Vivo R$ 3.021 milhões. Esta é a primeira vez que isto ocorre. Nos trimestres anteriores a Tim já havia superado a Vivo em receita líquida de serviços. A Vivo continua, no entanto com uma receita bruta (R$ 4.310 milhões) superior à da Tim (R$ 4.215 milhões). A receita bruta da venta de aparelhos é responsável por esta vantagem da Vivo. No 2T07, ela foi de R$ 832 milhões para a Vivo e de R$ 499 milhões para a Tim. O Teleco adota a receita líquida total como indicador para determinar o líder em receita.
217/2007
A Tim terminou Jun/07 com 13.770 mil de celulares na Região I superando a Oi (13.634 mil) e assumindo a liderança nesta região.
Este resultado já era esperado, pois a Oi vem apresentando baixo crescimento a cerca de 1 ano.
207/2007
Vivo terminou o 2T07 com 30,2 milhões de celulares e na liderança em market share. Deve também manter a liderança em receita pois apresentou adições líquidas no trimestre de 1,21 milhões de celulares, superiores às da Tim que forma de 1,18 milhões.
Estes resultados são reflexos da estratégia da Vivo em implantar uma rede GSM. Cerca de 3 ,3 mil clientes da Vivo já utilizam a tecnologia GSM. Este esforço, no entanto, teve um preço. A Margem Ebitda da Vivo caiu para 21% e a operadora apresentou prejuízo de R$ 112,8 milhões no período.
197/2007
A Telecom Itália anunciou hoje, 19/07/07, a venda da sua participação de 38% na Solpart, controladora da BrT, para os fundos de pensão ter Previ, Petros e Funcef, por US$ 515 milhões. Este dinheiro será utilizado para reduzir o endividamento da Telecom Itália.
Chega ao fim uma grande disputa que envolveu a Telecom Italia e demais sócios da BrT.
A Claro liderou o crescimento do celular em Jun/06 com adições líquidas de 685 mil celulares, seguida pela Tim com 466 mil e pela Vivo com 402 mil. A Oi apresentou adições líquidas de 54 mil celulares e a BrT apresentou redução de 59 mil celulares.
Claro, Tim e Vivo lideraram nesta ordem o crescimento do celular no 1º semestre de 2007. A vivo continua líder em market share com 28,35%, seguida da Tim (25,78%) e pela Claro (24,61%). A diferença entre Vivo e Tim é de 2,7 milhões de celulares e entre Tim e Claro 1,2 milhões de celulares.
O Conselho da Anatel aprovou em 18/07 a venda da TVA para a Telefonica com restrições.
A venda das operações de MMDS e de uma participação de nas operações de TV a cabo fora de São Paulo foi aprovada. Já a venda de uma participação de 19,9% no capital da operadora de TV a cabo foi rejeitada.
A Anatel entendeu que a telefonica participava do controle da operadora devido aos termos do acordo de acionistas . Esta operação ainda terá de ser aprovada pelo CADE.
177/2007
Dados preliminares divulgados pela Anatel indicam que o Brasil terminou Jun/07 com 106.663 mil celulares e uma densidade de 56,45 cel/100 hab.
As adições líquidas de Jun/07 foram de 1,57 milhões de celulares. Estes resultados confirmam a tendência de aceleração do crescimento do celular no Brasil. As adições líquidas do primeiro semestre de 2007 foram de 6,7 milhões de celulares, superiores aos 5,5 milhões do 1º semestre de 2006.
167/2007
Com a posse de Ronaldo Sardenberg e o conselho completo a Anatel começou a tomar as decisões aguardadas ansiosamente por todos.
O edital de licitação de 3G deve entrar em consulta pública amanhã e o edital de licitação de sobras de SMP deve ser publicado em 24 de julho. Falta resolver a questão da licitação de freqüências de Wimax. Tudo indica que o 2º semestre será promissor.
137/2007
Com vendas (Unit shipments) de 37,4 milhões de celulares no 2º trimestre de 2007 (2T07) a Samsung superou a Motorola no trimestre. As vendas da Motorla devem ficar entre 35 e 36 milhões.
Este resultado mostra o dinamismo do mercado mundial de aparelhos de celulares. Há 1 ano a Motorola estava no topo e chegou a ameaçar a Nokia (1ª colocada).
Enquanto a Sony Ericsson continua crescendo, apresentou vendas (units shipped) de 24,9 milhões no 2T07 (15,7 milhões no 2T06), a Motorola comunicou o mercado que seus resultados para o 2T07 serão menores que o esperado.
A receita da Sony Ericsson foi de US$ 4,3 bilhões e a da Motorola deve ser de US$ 8,7 bilhões. A Sony Ericsson é a 4ª em Market Share e a Motorloa a segunda. A Motorola deve apresentar vendas de 36 milhões de telefones celulares no 2T07, podendo ser superada pela Samsung, segunda colocada. A nokia é a primeira.
117/2007
A Portugal Telecom não pretende abrir mão do controle da operadora de celular Vivo para a Telefônica, disse o presidente-executivo da empresa portuguesa ao jornal Diário Econômico nesta quarta-feira.
A Telefônica ofereceu mais de 3 bilhões de euros (4,1 bilhões de dólares) para comprar os 50 por cento que a Portugal Telecom tem na Vivo. Mas Henrique Granadeiro disse que a Portugal Telecom não está buscando vender e sim focar numa melhoria operacional na Vivo. "A Portugal Telecom não está aberta a vender a Vivo, como temos dito repetidamente", disse Granadeiro ao jornal. “A Portugal Telecom tem consciência dos planos da Telefônica de comprar a Vivo e das sinergias que podem resultar de um acordo como este entre a Vivo e os negócios da Telefônica no Brasil... mas, assim como a Telefônica, nós também estamos satisfeitos com a presente melhoria (na Vivo)", disse ele.
Este pode ser um indicador de que a PT está encontrando dificuldades em negociar com a Telemar.
107/2007
A novela da venda da participação da Portugal Telecom (PT) na Vivo para a Telefonica parece estar chegando ao fim.
Segundo notícia publicada no Financial Times a telefônica teria oferecido US$ 4,1 bilhões pela parte da PT na Vivo e dado um prazo até agosto para uma resposta. A Portugal Telecom parece já estar decidida a sair da Vivo. Pretende, no entanto, investir o dinheiro recebido no Brasil. O alvo principal seria a Telemar ou uma empresa formada pela Telemar e pela BrT. A oferta da Telefônica ocorre em um trimestre que a Vivo deve apresentar bons resultados, superando a crise que vem passando a mais de 1 ano. Consulte o comentário: A Portugal Telecom vai trocar a Vivo pela Oi (Telemar)?
97/2007
Parece que o hábito de receber emails nos celulares e smartphones difundida nos Estado Unidos principalmente pelo Blackberry ainda não se espalhou no Brasil.
72% dos que responderam enquete do Teleco (390 votos) não costumam receber e enviar email pelo celular. Era de se esperar um índice maior de utilização entre os leitores do Teleco, que representam um público especializado. Enquete anterior indicou que dos 59% dos leitores do Teleco utilizam celular pós-pago.
67/2007
O processo de venda da Telemig e da Amazônia Celular parece estar próximo da fase de definição.
O processo está sendo coordenado pelo Banco de investimentos Merrill Lynch. Segundo o Telesintese foi estabelecido 16 de julho como o dia para a entrega de propostas. As ações da Tele Norte Celular, controladora da Amazônia Celular, tiveram uma alta inesperada nesta semana. O valor de mercado da empresa subiu 20% nos 5 primeiros dias do mês. Vivo e Claro são os principais candidatos para adquirir a Telemig Celular. Esta aquisição completaria um buraco na rede da Vivo que não está presente em Minas Gerais. Já para a América Móvil, que perdeu a disputa pela Tim para a Telefônica, esta aquisição daria à Claro a liderança em market share de celulares no Brasil. A Claro aparece como o maior interessado na Amazônia Celular pois com esta aquisição passaria a ter cobertura nacional em todo o Brasil. A Telemar/Oi seria a terceira interessada, embora com poder de fogo menor que as outras duas.
57/2007
A Comissão Européia aplicou uma multa de mais de 150 milhões de euros na Telefônica por abuso de posição dominante no mercado espanhol de banda larga.
Nos Estados Unidos, a Verizon, com sua rede de fibra óptica até a casa do assinante FiOS, adotou a prática de retirar o cabo de cobre até a casa do assinante quando este contrata o serviço de fibra. Ou seja, ele não poderá ser mais atendido por conexões DSL.
47/2007
O mercado de fusões e aquisições continua em movimento. Agora foi a vez da BCE e da Dobson.
A Bell Canadá (BCE) foi comprada pelo Ontario Teachers Pension Plan for US$48,5 bilhões.
A AT&T comprou a Dobson Communications, operadora de celular em areas rurais dos Estados Unidos, por US$2,8 Bilhões em dinheiro.
17/2007
Foi um sucesso o lançamento do Iphone nos Estados Unidos nesta última sexta. No Domingo já não existiam aparelhos na maioria das 1800 lojas da AT&T embora eles ainda estivessem disponíveis nas lojas da Apple. Estima-se que mais de 200 mil aparelhos tenham sido vendidos. Muitos compradores tiveram de enfrentar longas filas para adquirir o aparelho. Os problemas maiores ocorreram na ativação dos aparelhos após a compra. Em alguns casos este processo chegou a levar horas. As primeiras reações quanto ao dispositivo em si foram positivas, o que deve garantir o sucesso da Iphone.
Presidente e sócio da empresa de consultoria Teleco, atua desde 2002 como analista do mercado de Telecom, coordenando projetos de consultoria, publicando artigos semanais, preparando relatórios setoriais e apresentando workshops.
Engenheiro de Telecom (IME 78) e Mestre em Telecom (INPE 81) é membro da Comissão julgadora do Global Mobile Awards do Mobile World Congress em Barcelona e atuou como professor especialista visitante da Unicamp (2013).
Ocupou várias posições de Direção em empresas de Telecom em áreas como Sistemas Celulares (Ericsson), Redes Ópticas (Pegasus Telecom) e Satélites (INPE).
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